O Impressor sempre prezou pela segurança e proteção.
Movido por esse sentimento, sempre pautou suas ações.
No cenário atual, muito mais que necessário, isso é vital.
O que deve ser feito agora?
Não é muito diferente do que se deve fazer todos os dias.
Prevenção sempre foi palavra de ordem e, agora, de sobrevivência.
Pensando nisso, nossos colaboradores estão se dedicando a coletar informações, a fim de manter o nosso setor consciente e atualizado diante dessa pandemia.
Com o intuito de intensificar essas atividades, O Impressor criou a campanha “Transmita Cuidado, Não Vírus!”, para a qual chama todos os seus seguidores e demais atuantes do mercado.
Dentre os cuidados básicos, tão bem abordados pela mídia, estão alguns que os profissionais do nosso ramo já devem ter como rotina.
Caso você ainda não pratique essas ações preventivas, é hora de começar!
O vírus da Covid19 pegou a população mundial de surpresa
Com um forte poder de transmissão aliado a uma alta capacidade de mutação.
“Coronavírus são vírus conhecidos por causar infecções respiratórias e, em geral, provocam resfriados leves”.
No entanto,
“desde 2002 tivemos três novos coronavírus com alta taxa de mortalidade e potencial para causar pandemia: o Sars-CoV em 2002, o Mers-CoV em 2012 e agora o Covid-19 (…) inicialmente ele aparentava ter uma alta letalidade e isso provocou grande preocupação, mas posteriormente foi descoberto que não era assim. (…) a gente tem a certeza que este vírus tem capacidade de disseminação suficiente para ser um patógeno causador de pandemias”.
O que é preciso fazer, na prática?
Lavar as mãos!
Muito se fala do álcool em gel, mas lavar as mãos com água e sabão, da forma correta, já é suficiente.
Mãos e punhos, por 20 segundos com sabão e água corrente! Apenas na impossibilidade de lavar as mãos, use Álcool em Gel 70%.
O Impressor já alertou, noutras ocasiões, sobre a grande importância desse simples ato.
Maçanetas e fechaduras, botões de elevadores ou dispositivos, dentre outros objetos de uso coletivo, como nossas inseparáveis plotters, devem ter atenção especial.
Atenção para equipamentos eletrônicos, como Plotters
Notebooks, teclados, mouses, máquinas de cartão e similares, use o Álcool ISOPROPÍLICO, também 70%, pois outro tipo de álcool pode agredir e até estragar os equipamentos.
Este artigo de instrução de limpeza de equipamentos Apple é bastante elucidativo – https://support.apple.com/pt-br/HT204172.
Como se dá a transmissão deste vírus?
Através de gotículas geradas por meio de tosse, espirro e até pela fala, que passa de uma pessoa para outra.
A pessoa contaminada passa a transmitir os vírus em torno do 5º dia após o contágio e permanece a transmiti-lo por 14 dias.
Quais os principais sintomas?
Segundo a FioCruz, o Covid-19 é uma infecção muito inespecífica. O paciente tem febre, tosse e mal-estar. Dependendo da pessoa, ela pode ficar de cama ou ir trabalhar e esse é o grande problema: a dificuldade de reconhecer estes casos que favorecem a disseminação da doença.
Por quanto tempo o Covid19 sobrevive em superfícies?
Segundo o New England Journal of Medicine, o SARS-CoV-2 (Covid19) é mais estável em plástico e aço inoxidável do que em cobre e papelão, com vírus tendo sido detectados até 72h após contato.
Ou seja, em superfícies de plástico e superfícies de inox os vírus podem sobreviver por até 3 dias, por isso devemos ter cuidado redobrado com esses tipos de materiais.
Esses são justamente os materiais mais presentes nos nossos ambientes de trabalho.
Portanto, higienizar nossos equipamentos deve fazer parte da rotina.
Ainda segundo esse estudo, em casos de tosse ou espirro, os vírus podem ficar suspensos no ar por até três horas.
Precisamos nos manter vigilantes e nos cuidar.
O cuidado individual favorece o coletivo.
As medidas recomendadas pelos órgãos de saúde, devem ser cumpridas com rigor.
É momento de termos responsabilidade para com o outro, para que nós mesmos não venhamos a sofrer as consequências da nossa negligência.
Sem pânico, sem caos, com comprometimento, conhecimento e segurança é que O Impressor se posiciona diante dessa pandemia e pede: