O principal editor visual do mercado apresentou seu mais novo recurso para melhorar imagens: O Photoshop Super-Resolution, que vai permitir a você dobrar a resolução linear do tamanho da foto do seu projeto..
O anúncio aconteceu no último mês (3) e a opção agrada àqueles necessitados em qualificar ainda mais as suas imagens: significa que uma foto de composição distribuída em 16 Megapixels, viria a se tornar 64 Megapixels.
Para você conseguir essa nova ferramenta, busque no Camera Raw 13.2, um plugin do Photoshop.
Até a realização deste artigo, o Super-Resolution não havia chegado ainda ao Lightroom nem ao Lightroom Classic, mas chegará em breve.
Quando você imaginou recuperar aquela foto antiga?
O Photoshop Super-Resolution apareceu como uma luz no processo de redimensionar suas fotos antigas, para uma impressão grande, ampliando de forma inteligente e mantendo as bordas limpas.
Tudo isso, sem a dificuldade de visualizar os detalhes importantes que não eram possíveis antes, em razão das resoluções mais baixas, como 8 Megapixels.
Essa melhoria de imagens não se restringe a fins profissionais, sendo a solução para qualquer pessoa que gosta de fotografia.
Quem nunca se frustrou ao tirar uma foto e ver que o principal elemento visual ficou mais distante que o desejado?
Então, a solução mais comum era recortar a imagem para tornar o elemento mais próximo.
Dessa forma, você sempre perdia a qualidade da sua imagem.
Porém, com essa mais nova ferramenta, você pode saltar daqueles 8 Megapixels, por exemplo, para 16 Megapixels!
Por meio de milhões de fotos, a equipe da Adobe se utilizou de diversas figuras como forma de ensinar o algoritmo a realizar o redimensionamento de forma natural.
Os algoritmos resultam na manipulação e análise de dados de um processamento de imagens, no intuito de criar, processar, transmitir e exibir imagens digitais.
Dessa forma, se extrai dados da dimensão, escala, além do número de objetos.
No universo dos pixels, a análise de um se dá em razão dos outros que estão ao seu redor.
A necessidade de uma GPU rápida
Estamos falando de segundos x minutos para processar uma única imagem.
Fonte: Eric Chan /Adobe Blog
Afinal, por que a velocidade da GPU impacta na aceleração do processo?
- É por meio dela que se recebem instruções e dados sobre a exibição de uma imagem da CPU;
- Logo depois, os dados são processados e informados para a tela do computador;
- A tela, em seguida, recebe os sinais da GPU e mostra a imagem.
A diferença entre GPU e CPU
A principal distinção entre GPU e CPU está na interferência em encadeamentos de software, desenvolvido através de linhas de código que executam um serviço.
Enquanto este último interfere individualmente em alguns encadeamentos de software, através de alguns núcleos, o GPU possui centena de núcleos, o que manipularia milhares desses softwares, alcançando maior nível de satisfação em custo e energia.
Nesse sentido, O Super-Resolution é muito dependente da GPU em seu sistema.
Portanto, quanto mais se gasta nisso, mais rápido os resultados vêm, dado os milhões de cálculos beneficiados de uma placa gráfica.
Saiba ainda que, no caso de usuários de laptop, uma GPU externa pode facilitar ainda mais o serviço.
A desvantagem da Interpolação Bicubica em melhorar imagens
Todavia, um dos processos mais usados para melhorar imagens no redimensionamento da fotografia digital é a Interpolação Bicubica.
Entretanto, há uma perda na definição em determinadas situações de alteração na resolução e o resultado é uma imagem embaçada e nada nítida.
Por fim, com a inclusão da inteligência artificial no Photoshop Super-Resolution, este impasse foi amenizado.
Conforme visto, isso foi alcançado ao dobrar o número de pixels ao longo das bordas horizontais e verticais.
Atualmente, a última novidade do Photoshop possui o limite de largura ou altura de no máximo 65.000 pixels, equivalente a 500 megapixels, com perspectiva de ampliação.
No entanto, os bons números não significam que o recurso deve ser utilizado em todas as imagens.
Tenho cem mil fotos em meu catálogo, mas usei a super resolução em apenas algumas delas.
Fonte: Eric Chan /Adobe Blog
O uso comercial do Photoshop Super-Resolution para melhorar imagens
Finalmente, complementando a dica de Chan, fique atento para o objetivo que o leva a usar a ferramenta.
Para você que trabalha com impressão em grandes formatos, isso pode ser uma mão-na-roda, pois muitos clientes enviam imagens com resolução insuficiente para imprimir no tamanho que eles pedem.
Com certeza, o Photoshop Super-Resolution vai permitir que você alcance os PPIs ideais para cada tamanho de impressão, conforme este artigo do Portal O Impressor.
Além disso, há o universo do e-commerce onde a qualidade da imagem, que demonstra visualmente o produto, é a forma que mais se aproxima do consumidor e contribui na decisão de compra..
Nesse sentido, no artigo sobre a importância de imagens de alta resolução para o seu e-commerce, do Hubify, foram detalhadas as resoluções ideais para determinados produtos.
Ou seja, caso você tenha um dispositivo com a câmera limitada, o Photoshop Super-Resolution pode ser a solução.
Formato retangular: 640 x 480 pixels; formato quadrado: 640 x 640 pixels; imagens de roupas: 250×250 pixels; produtos no geral: 800 x 800 pixels; não ultrapassar 16MB.
Fonte: Hubify
Por último, você que está interessado em tirar o máximo de proveito desse e outros recursos para o seu negócio de e-commerce, confira os principais indicadores de desempenho de uma loja online, abordados pelo Portal O Impressor.