A Renderização de Cores irá determinar como o Software RIP irá manipular a conversão de cores entre um espaço de cor e outro (CMYK para RGB ou vice-versa). Em outras palavras, ele pega as cores do perfil ICC de Entrada e as transformam nas cores possíveis do perfil ICC de Saída.
O texto à seguir é complementar ao vídeo da SUPERCLASS de Gerenciamento de Cores na Criação e Pré-Impressão. Se você ainda não assistiu, assista antes de prosseguir.
Procure no seu software RIP onde você pode alterar as configurações de renderização, com certeza está próximo de onde você alterou o perfil ICC de entrada.
Temos basicamente quatro tipos de renderização, são eles e suas funções:
1 – Perceptual → Preserva visualmente a relação da cor entre a forma como o olho humano a percebe, porém as cores podem mudar um pouco. É indicado para trabalhar com imagens fotográficas, quando a gama extrapola o limite CMYK, como em imagens em RGB com cores fora do gamut de impressão.
2 – Saturation → Tenta criar cores vivas, porém não mantém sua fidelidade de cor em relação ao original do arquivo. Indicado para impressões onde as cores precisam de realces brilhantes e saturados, e a relação visual entre RGB e CMYK não é tão importante.
3 – Relative Colorimetric → Basicamente tem a mesma função que o PERCEPTUAL, porém com mais fidelidade de cores. Cores fora da gama de impressão são “clipadas” para a cor mais próxima possível que sua impressora conseguirá reproduzir. Esta renderização é a padrão na maioria dos softwares.
4 – Absolute Colorimetric → Cores RGB que estão dentro da gama CMYK são convertidas exatamente na mesma posição, sem alteração nenhuma. Cores fora do gamut são convertidas automaticamente sem nenhuma preocupação específica de manter o máximo de gama de cor possível nesta conversão.

No seu RIP, você pode alternar os modos de renderização, em uma tela parecida com esta:

Experimente cada uma das renderizações e tire o melhor de sua impressão!