Você sabe a diferença entre uma empresa de Comunicação Visual e Impressão Digital? Leia trecho do novo trabalho de Adriano Medeiros que será lançado em breve aqui em O Impressor.

Se você fosse sozinho no mundo, não precisaria se comunicar com ninguém. A partir do momento que vivemos em comunidade, sempre existirá alguém querendo transmitir alguma mensagem para outro.

[ca-sidebar id=”2431″]

Para entender o ato de se comunicar, podemos usar o clássico Modelo Comunicativo de Roman Jakobson, que diz que em qualquer comunicação humana estão presentes seis elementos:

?A Mensagem — o conjunto de informações que se quer transmitir;

?O Emissor ou Remetente — aquele de quem parte a mensagem;

?O Receptor ou Destinatário —aquele a quem se destina a mensagem;

?O Código — um sistema de signos que emissor e receptor precisam compartilhar, total ou parcialmente, para que haja a comunicação;

?O Contexto — o assunto da mensagem, aquilo a que ela se refere;

?O Canal — o meio físico pelo qual emissor e receptor se comunicam.

Toda Impressão nasce de uma vontade de comunicar algo a alguém.

E se pegarmos o esquema de Jakobson e pensarmos em uma impressão? Veja a imagem abaixo:

vendas comunicação

Vamos dissecar esta Comunicação em cima do esquema de Jakobson:

    • A Mensagem — Usa o conceito de Função Conativa, com o objetivo de persuadir o cliente a comprar por causa da promoção;
    • O Emissor ou Remetente — É o dono da loja;
    • O Receptor ou Destinatário — O Consumidor, transeunte que visualiza esta vitrine;
    • O Código — Foram usados textos e números combinados, onde há uma mensagem escrita (SALE = VENDAS ou o 50% que remete a desconto), além dos manequins vestidos, que comunicam simbolicamente que deve ser uma liquidação de roupas;
    • O Contexto — Está muito ligado à situação. A vitrine não faria sentido montada dentro de um cemitério, estaria fora de contexto. O contexto auxilia o ato de comunicar, pois esta vitrine deve estar em uma rua de compras, em um local conhecido por vender moda, com um grande tráfego de pessoas Receptoras, possíveis compradores seduzidos pela comunicação da mesma;
  • O Canal — Eu ia escrever minha interpretação, mas decidi citar o que está na Wikipedia, para que vocês vejam o quanto este elemento da comunicação está ligado à Impressão Digital. Leia abaixo:

Canal de Comunicação: Visual = é todo meio de comunicação expresso com a utilização de componentes visuais, como: signos, imagens, desenhos, gráficos, ou seja, tudo que pode ser visto. O termo comunicação visual é bastante abrangente e não precisa ser limitado a uma única área de estudo.
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Canal_(comunica%C3%A7%C3%A3o)>. Acesso em: 15/05/18.

Então, a empresa de Comunicação Visual é aquela que cria um projeto de comunicação através de elementos visuais.

Impressão Digital é uma das técnicas disponíveis para produzir a comunicação visual entre Emissor e Receptor, sendo instrumento para auxiliar a transmissão de uma mensagem.

No Brasil, uma empresa de Comunicação Visual é quase sinônimo de uma empresa de Impressão Digital, mas ambas possuem características próprias e apontá-las é uma ótima forma de você começar a entender o mercado e como se posicionar nele.

Veja no vídeo abaixo, um exemplo de como a impressão é só uma parte para a realização da comunicação visual.

Deixe uma resposta