300 DPI? Se você ainda está neste tempo, de que tudo é impresso com uma resolução de 300 DPI, você precisa ler este artigo!

Extraímos o texto Resolução de Imagens para impressão em Grandes Formatos – Trecho do E-book Solvente Nas Veias de Adriano Medeiros.

Leia este artigo, ao final você encontra link para um infográfico de aplicação prática de resolução, além de um vídeo falando sobre como a resolução impacta na velocidade de impressão na produção de seu arquivo.

CONCEITO DE BITMAP

O bitmap é tecnicamente chamado de imagens rasterizadas (raster image, em inglês). No geral, é uma imagem em pixels (contração para o termo picture element) coloridos dispostos em uma malha, formando uma imagem.

Assim, pode ser diminuída sem afetar sua qualidade, mas há limitações quanto à ampliação, que depende da quantidade de pixels original dela.

O pixel é a abreviação para ‘picture element’ (elemento de uma imagem). Quando uma câmera digital captura foto, por exemplo, ela guarda as informações visuais relativas à cor e luminosidade do ambiente.

Então, o pixel é o menor elemento de uma imagem digital e contém informação acerca da luminosidade e cor. Quanto mais pixels uma imagem tiver maior é a sua resolução e qualidade, porém seu espaço em disco para armazenamento também é maior.

Aí está o grande desafio, pois devemos achar o balanceamento entre qualidade desejada da imagem e quantidade necessária de pixels para isto, ou seja, a resolução ideal.

CONCEITO DE RESOLUÇÃO

Resolução é a medida do detalhe de uma imagem digital, através de sua quantidade de pixels por área quadrada. Além disso, ela também indica a quantidade de pixels que um dispositivo pode capturar, ou a quantidade de pontos que uma impressora pode imprimir em uma área quadrada.

Antes de entrarmos na definição mais aprofundada de resolução, gostaria de escrever sobre o termo MEGAPIXEL. Uma máquina fotográfica de 20 MEGAPIXELS registra suas fotos com vinte milhões de pixels.

Assim, quanto maior o número de MEGAPIXELS, maior será a possibilidade de ampliar a imagem, embora isso não signifique que ela terá a qualidade necessária para tal.

Afinal, outros componentes de uma câmera também influenciam na qualidade da imagem, por isso temos câmeras amadoras, semi-profissionais e profissionais.

De maneira geral, para saber a quantidade de resolução de uma imagem, usamos duas unidades de medidas, dependendo do seu meio.

PPI – Pixel Per Inch

Pixel por polegadas quadradas. Usa-se a medida PPI para se referir a imagens digitais, ou seja, enquanto elas estão no mundo virtual, seja ela capturada pela câmera fotográfica ou pelo scanner, ou quando criamos imagens bitmaps em um aplicativo.

DPI – Dots Per Inch

Pontos por polegadas quadradas. O DPI é utilizado para medir a resolução de saída da impressora e das imagens impressas. Estes Dots, sem entrar em detalhes específicos, nada mais são do que pontos de tinta.

Veja na imagem abaixo um comparativo entre PPI e DPI.

ppi x dpi

Por isso, é um erro comum chamar tudo de DPI. Eu mesmo já estou cansado de ouvir “Converto no Corel® em quantos DPIs?” ou “Quantos DPIs eu uso para escanear no Photoshop®?”.

Assim, vale a pena lembrar que a imagem é capturada ou criada em PPIs e convertida pelo RIP em DPIs. Então, enquanto a imagem está no mundo digital, nós medimos em PPI, mas ao ser ripada ou impressa, passamos a ter um DPI.

Por fim, temos informação suficiente para descobrir a seguinte incógnita:

QUAL A RESOLUÇÃO IDEAL PARA CADA IMPRESSO?

Se por um lado a resolução faltando faz com que a imagem fique com aspecto serrilhado, por outra, sobrando faz o arquivo ficar pesado, lento para copiar pela rede e processar no RIP, que acaba descartando todos os bitmaps além do necessário para poder imprimir.

Em regra geral, quanto maior a aproximação focal ao impresso, maior será a sua resolução. Quanto mais longe, menor.

Por isso, não tem fórmula mágica, não tem o dogmático e errado 300DPI para impressão.

Basicamente, você só precisa colocar resolução suficiente para imprimir sem que você veja o efeito de serrilha na distância que seus olhos ficarão do impresso. Isso implica dizer que ao imprimir um outdoor ele estará todo serrilhado, porém você não verá já que estará longe dele.

Continue aprendendo mais neste artigo https://oimpressor.com.br/artigos/quantos-dpi-eu-uso-para-imprimir/, explicando sobre o uso da resolução na produção da impressão.

Deixe uma resposta