Se você ainda não assistiu, o que provavelmente é impossível, assista Tempos Modernos, de Charles Chaplin, um filme de 1936 que é extremamente atual.

Em cima dele, criaremos mais um guia em que vamos pensar o futuro da profissão do Impressor e seus desdobramentos.

Se você buscar na história, o filme faz críticas ao capitalismo e ao período inicial da revolução industrial. Porém, também é possível fazer um paralelo com o nosso ramo, que é novinho no mundo, por volta de 30 anos.

Ao comprar uma impressora digital, você recebe um contrato de garantia, constando que você e seus colaboradores receberão treinamento operacional. Contudo, este treinamento é extremamente superficial, e mostra apenas a maneira mais automática de se produzir um impresso.

Portanto, não se preocupe mais em receber treinamento operacional de sua plotter. Abaixo, nós o mostraremos de forma que você possa guardá-lo eternamente.

Como Imprimir um Arquivo em sua Plotter Nova?

  1. Abra uma imagem no Corel. Se a imagem não estiver no Corel, importe-a. Se qualquer caixa aparecer durante a importação, simplesmente clique em OK;
  2. Clique no botão exportar, escolha o tipo de arquivo JPG. Na caixa seguinte coloque 300 DPI e CMYK.

Pronto, com este conhecimento você já é um profissional de fechamento de arquivos, e pode encontrar emprego em todo o Brasil, ganhando de 1000 a 1500 reais por mês.

Se tiver uma graninha guardada, pode dar de entrada em uma impressora eco-solvente de 30 mil reais e financiar o resto no banco via crédito direto ao consumidor. Com sua plotter instalada, você precisa aprender a operar o RIP.

  1. Abra o arquivo no RIP;
  2. Coloque a largura da mídia que você vai usar;
  3. Escolha perfil de cor de lona ou adesivo e a quantidade de passadas e/ou resolução;
  4. Clique em imprimir.

Você pode fazer algumas perguntas, tipo: E este botão de perfil de cor de entrada e renderização de cores? A resposta será, não precisa mexer nisso, já está pré-configurado de fábrica, é padrão. Máquina funcionando e vida que segue!

Então, como nada acontece, agimos como operários do filme do Chaplin, meros “apertadores de porcas”, mão-de-obra que executa uma única tarefa, que facilmente pode ser substituída por outra pessoa, não importando sua inteligência ou capacidade.

Afinal, se souber apertar uma porca está bom, ou melhor, se souber exportar o arquivo em JPG e apertar Imprimir no RIP, já vale.

Por isso, antes de pensar em tecnologias do futuro, pergunte-se se você está usando na totalidade a tecnologia atual, que você tem aí na sua frente.

Operador de Plotter ou Artista de Impressão?

Felizmente tem gente diferente em nosso ramo…

Há pessoas com tesão por impressão, que não ficam felizes em ver que a cor do produto não saiu como desejado.

Gente que aprende, não porque seu salário vai aumentar, ou então porque vão poder cobrar um preço diferenciado, já que sua qualidade é melhor, mas aprendem pelo simples prazer de fazer benfeito.

Pessoas que entendem o conceito de patrimônio impresso.

Essas pessoas eu chamo de Artistas de Impressão. E o futuro da profissão de Impressor depende em ser um deles.

Deixe uma resposta