Esta semana publiquei um artigo que fala do uso do QR Code na Comunicação Visual, usando Impressão Digital em Grandes Formatos.

Alguns de nossos leitores comentaram este artigo, inclusive começaram a utiliza-los em suas próprias empresas.

Mediante isso, resolvemos postar algumas dicas, para tirar um melhor proveito no uso dessa poderosa ferramenta.

Se você ainda não leu o artigo, segue o link e abaixo postaremos as dicas.

Aplicações de QR Code em Fachadas, após publicação de nosso artigo!

O pessoal da @APS Arteprint (Recife/PE) leu nosso artigo e resolveu aproveitar seu portão, que fica de frente a uma via de grande fluxo, para colocar um enorme QR-Code apontando para seu site.

Já o pessoal da Nuova Opzione (Vinhedo/SP), oferece um desconto para quem escanear o seu código e tirar um print da tela de destino.

Para incentivar a adoção desta ferramenta pela Comunicação Visual, seguem algumas dicas:

Dica 1 – Instigue o público a escanear o seu código

O QR Code por si só, não vai fazer a pessoa escanear espontaneamente.

Você precisa colocar alguma mensagem associada, dizendo que há um desconto, código promocional ou uma novidade, que é EXCLUSIVA para quem acessar através dele.

Lembre-se sempre de colocar um prazo de validade para promoções, senão o sujeito escaneia o QR Code hoje, e vai te cobrar em 2029.

Dica 2 – QR Code apontando para um WhatsApp

Você pode criar um link para começar uma conversa direto no WhatsApp, no vídeo tutorial abaixo explicamos como, mas você pode colocar uma mensagem personalizada, inclusive inserindo um Código Promocional, se você gerar o link por aqui.

Dica 3 – Use encurtadores de link

Você pode criar um QR Code para qualquer link, seja para seu site, uma postagem em redes sociais, vídeos, imagens, entre outros.

Muitas vezes o link que você quer apontar fica muito grande, gerando um código mais complexo.

Então pegue seu link e encurte-o, usando serviços como o bit.ly

Uma vantagem é poder rastrear o link, sabendo quantas vezes ele foi acessado, em qual dia, e muitas outras coisas, se você criar um conta gratuita no serviço.

bit ly
Exemplo de link encurtado, apontando para um episódio do Podcast O Impressor

Dica 4 – Como gerar um QR Code para imprimir em Grande Formato?

Vários são os sites que geram um código de resposta rápida gratuito.

Um dos mais poderosos, o QRCODEMONKEY permite um alto nível de personalização, além de possibilitar o download da arte em vetor, em formatos .SVG (recomendado), .PDF ou .EPS, podendo facilmente serem importados no CorelDraw, Photoshop ou Illustrator.

Aplicou alguma dessas dicas?

Mostra pra gente o que você fez, pode postar aqui na caixa de comentários, ou enviar nas redes sociais marcando @oimpressor, ou pelo WhatsApp (11) 9 3447-7313.

Deixe uma resposta