Site ou aplicativo, qual a diferença entre eles e o que escolher para o seu negócio.
Com a digitalização acelerada das empresas, empreendedores buscam novos canais virtuais, para impulsionar suas vendas.
Entendendo a essência de um Site ou Aplicativo
Nesse sentido, a decisão entre ter um aplicativo ou um site para fazer e-commerce, tornou-se uma grande dúvida!
Por isso, decidimos esclarecer as principais diferenças entre Site ou Aplicativo, para ajudar o empreendedor a tomar sua decisão!
O que são Sites?
Sites são coleções de páginas, armazenadas num disco, num servidor na internet.
Por isso, cada site possui um endereço único para acesso através de navegadores, em smartphones ou computadores.
Eles podem tratar de diversos assuntos e disponibilizam as informações em forma de conteúdo de texto, imagens, vídeos e áudios.
Além disso, quando o usuário digita o endereço de um site, ele é baixado para seu dispositivo, com todos seus elementos visuais para exibição.
Então, para acessar um site com qualidade:
- o servidor web do site deve estar disponível;
- este servidor deve ser de alto nível;
- você deve ter internet rápida para acessar o site.
Portanto, se alguns desses itens não tiverem um bom desempenho, a velocidade de navegação será prejudicada.
Mas, nem todo site que roda em smartphone é responsivo.
A importância da Responsividade
Responsividade é o comportamento do layout do site, quando acessado em diferentes dispositivos:
- no computador, em diferentes navegadores;
- ou pelo tablet;
- ou no celular, tanto Android quanto iOS.
Dessa maneira, num site responsivo o usuário sempre terá uma experiência de navegação agradável, não importa por onde o acesse.
Por exemplo, acesse o site do Portal O Impressor no computador ou no celular, veja que em ambos, você terá uma ótima experiência.
Sendo assim, a falta de responsividade pode gerar uma experiência ruim de navegação.
Isso reflete diretamente em suas vendas!
O Site é a sua Empresa na Internet
Ter um site é muito importante para sua empresa!
Principalmente, para a construção da imagem de seu negócio.
Site institucional é o endereço da sua empresa na web.
Sua função é concentrar todas as informações importantes sobre a empresa, além de atrair clientes e fortalecer a sua marca.
Geralmente, é o primeiro canal que os consumidores procuram para se informar sobre a organização, seguido das mídias sociais.
Fonte: Blog Neil Patel
Além das informações sobre sua empresa, um site deve ter conteúdo informativo para seu cliente.
Como resultado, este conteúdo ajuda o site a ganhar posicionamento nas pesquisas do Google, pois ele rastreia constantemente o conteúdo da rede.
Depois que o Google descobre uma página, ele visita para descobrir o que há nela.
O Google analisa o conteúdo para decidir onde ela deve aparecer nos resultados da pesquisa.
Quanto melhor o Google entender o site, mais ele conseguirá levar seu conteúdo até as pessoas que estão à procura dele.
Fonte: Central da Pesquisa Google
Por isso, seu site deve ser rico em conteúdo:
- seja produzido por você;
- ou feito por uma empresa geradora de conteúdo;
- ou citando material de outros sites.
Aqui no Portal O Impressor autorizamos publicar nosso conteúdo, desde que se dê os devidos créditos!
O que são Aplicativos?
Aplicativos são softwares desenvolvidos para instalação em smartphones ou computadores.
Portanto, eles entregam uma performance superior, visando gerar vendas para o seu negócio.
Seus conteúdos são ainda mais completos, sem comprometer a qualidade da experiência do usuário, independente do dispositivo que ele esteja instalado.
O Aplicativo é a sua Empresa no Celular de Seu Cliente
Empresas com aplicativos próprios, por exemplo:
- facilitam o acesso dos clientes aos seus produtos e serviços;
- entregam com uma experiência de compra robusta;
- possuem ambiente muito mais seguro para compras no cartão.
Os aplicativos são instalados no dispositivo do cliente e não em um servidor web, portanto, a velocidade de uso é muito maior.
Então, por estar quase tudo no celular, a quantidade de dados trocada pela rede é muito menor.
Nesse sentido, os aplicativos também são usados como ferramentas para testar novos conceitos.
Como eles emitem notificações ao celular do seu cliente, você pode criar algumas ações específicas, como, por exemplo:
- fazer uma pesquisa sobre hábitos de seus clientes;
- realizar teste sobre novos produtos ou serviços, mesmo que este seja um MVP;
- pedir atualização cadastral;
- informar sobre a entrega de um produto;
- pedir comentários sobre a experiência com sua marca.
Poderosa ferramenta de marketing
Os aplicativos são ótimas ferramentas de comunicação, pois podem oferecer ações exclusivas para envolver seus clientes, como:
- condições de pagamento especiais;
- desconto para indicações de novos clientes;
- ações para fidelização;
- cupons de desconto;
- descontos relâmpago;
- notificações de compra de produtos, baseadas em interesses pessoais.
Conclusão: Devo ter um Site ou Aplicativo?
Cada um tem o seu papel e importância para seu negócio.
Portanto, ambos devem estar envolvidos em uma estratégia de posicionamento de mercado bem definida.
Se você nunca fez um mínimo planejamento, use a Modelagem de Negócios, aqui no Portal O Impressor.
Lembre-se, o cliente não é bobo!
Quando o cliente quer comprar um produto, ele pesquisa muito antes de tomar uma decisão.
Se ele chegou na sua empresa para comprar algo, ele vai:
- olhar suas redes sociais;
- procurar um site para saber mais sobre você;
- ver se você tem algum aplicativo, pois pode ser mais vantajoso comprar por ele, do que por outros canais.
Se você só tem redes sociais, ele vai te achar meio amador, a menos que você tenha centenas de milhares de seguidores.
Caso tenha um site, ele já passa a te olhar com mais confiança, pois toda a informação que ele precisa está lá!
Se você também tem um aplicativo, você é profissional, pois ele aumenta a credibilidade de sua marca.