Todo gestor de e-commerce deve conhecer os principais Indicadores de desempenho de uma loja online, para que seja capaz de dimensionar o engajamento do seu negócio

Então, se você já tem ou está pensando em ter uma loja virtual, esse artigo é para você!

Lista do Principais Indicadores de Desempenho de uma Loja Online

Dessa forma, saiba o que é mais importante para a avaliação de sucesso:

  • Tráfego no Site;
  • Taxa de Conversão;
  • Ticket Médio;
  • Taxa de Abandono de Carrinho;
  • Taxa de Rejeição.

Enquanto isso, além desses, há os indicadores diretamente relacionados ao investimento que você faz para a divulgação da sua empresa. São eles:

  • CAC (Custo de Aquisição de Cliente);
  • ROI (Retorno sobre Investimento);
  • CLV (Customer Lifetime Value).

E esses estão intimamente relacionados a um outro indicador muito importante:

  • Fontes do Tráfego.

Principais Indicadores de Desempenho de uma Loja Online

De forma geral, esses são os mais relevantes indicadores de desempenho de uma loja online.

Tráfego no Site

Primeiramente, esse é o indicador que mede a quantidade de visitantes que acessam a sua loja virtual. 

Quanto maior o número de visitantes, maiores as chances de venda.

Taxa de Conversão

Dessa forma, esse outro indicador é o responsável por informar quantas pessoas, dentre os visitantes, realmente compram.

Para encontrar a taxa de conversão, basta dividir o número de visitantes pelo número de vendas.

Esse será o percentual de compradores, dentre seus visitantes.

Ou seja, a taxa de conversão de visitantes em compradores.

Ticket Médio

Através desse indicador, você consegue saber o quanto cada cliente gasta, em média, no seu e-commerce.

Assim, para encontrar o ticket médio, basta dividir o valor total de suas vendas pelo número de compradores.

Esse é o gasto médio, por cliente, na sua loja.

Taxa de Abandono de Carrinho

É por meio desse indicador que você tem a dimensão dos seus leads, ou seja, dos seus potenciais clientes.

Consequentemente, a taxa de abandono de carrinho é o percentual de compras iniciadas, mas não concluídas.

Divida o número total de compras realizadas pelo número total de carrinhos criados e multiplique por 100.

Essa é a parcela de clientes interessados no que você oferece, mas que, por um motivo ou outro, não chegam a efetivar a compra. 

Entenda esses motivos e crie estratégias de redução dessa taxa,

Para isso, otimize o sistema de cadastro do cliente, o tempo de resposta do seu site ou até mesmo a visibilidade do pedido pretendido por meio de um simples resumo acessível ao cliente.

Taxa de Rejeição

Saiba que se preocupar com o indicador anterior não basta, pois a taxa de rejeição é capaz de detectar um outro tipo de problema, que é aquele visitante que nem bem entra na sua loja e já sai.

Identificar essa parcela de clientes, lhe ajuda a entender o que pode estar causando essas experiências ruins e a buscar meios de evitar esse impacto negativo.

Indicadores de Desempenho de uma Loja Online para Divulgação

CAC – Custo de Aquisição por Cliente

Mas, afinal, quanto cada cliente custa à empresa? 

Para encontrar esse indicador, é só dividir o valor investido em ações para atrair clientes, pelo número real de compradores.

Isso vai nortear futuras estratégias de marketing, com o objetivo de manter esse indicador menor que o ticket médio, já que você quer lucro .

ROI – Retorno sobre Investimento

Justamente por isso, por visar o lucro, é que os gestores perseguem mais esse indicador.

Ele está à frente dos indicadores de sucesso de um negócio, pois é ele que mostra se a empresa teve lucro ou prejuízo.

Como ninguém quer ter prejuízo, aqui o financeiro e o marketing andam de mãos dadas.

Nessa busca, a empresa investe boas quantias em campanhas para captar potenciais clientes: os leads!

Leads viram clientes e é importante mantê-los!

CLV – Customer Lifetime Value

O mais importante, depois de conquistar o cliente, é ser capaz de fazer com que ele permaneça.

É pra isso que esse indicador existe, ele calcula o custo de retenção do cliente para que você consiga medir a fidelização e focar nas estratégias para que esse relacionamento perdure.

Ou seja, quanto mais tempo o cliente permanecer na sua carteira, mais valor ele vai gerar.

Para encontrar o CLV, basta multiplicar o ticket médio pelo número de vendas que se repetem e, o resultado, pelo tempo que o cliente permanece ativo na sua carteira.

Saiba que adquirir novos clientes custa mais que manter os clientes que você já conquistou.

Veja que nem só de ROI se faz uma boa análise de resultados.

Fontes do Tráfego 

Aliado ao CLV, esse indicador é o responsável por nortear as estratégias de marketing.

Afinal, através dele, você vê a origem do tráfego e o quanto dele chega à sua loja virtual.

“Para 2021, as vendas em lojas online tendem a subir. Segundo um estudo da E-bit|Nielsen, o e-commerce deve crescer 26%, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões”

Fonte: ABCOMM

Conclusão: Indicadores de Desempenho de uma Loja Online

Em suma, esses são principais indicadores de sucesso de uma loja online, dentre uma infinidade de métricas, pois há muito mais delas.

Foque no que realmente faz diferença para o seu negócio.

Portanto, quanto mais sua empresa for vista, maior o número de visitantes e maiores as chances de vendas.

Por fim, invista nas estratégias que dão certo, nas que dão o resultado que você espera.

Bons negócios!

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