Como escolher a impressora certa para começar é o foco de toda empresa iniciante e, se você é uma, leia este artigo, que vai te levar a pensar se sua capacidade de investimento está adequada ao seu projeto!
Imagine um empreendedor do ramo de transportes e tem a ideia de comprar um veículo para levar passageiros.
O que precisa para começar?
- De um veículo que transporte passageiros;
- Que esteja em condições imediatas de uso;
- Ter dinheiro para a manutenção preventiva (para que não quebre);
- Ter dinheiro para a manutenção corretiva (quando o veículo quebrar).
Agora, olhe para a foto e imagine este empreendedor!
Depois de analisar suas necessidades, ele decide comprar uma moto 125 cilindradas, usada, ano 2001.
Ele acertou ou errou?
Sua necessidade está sendo atendida?
De um veículo que transporte passageiros: Sim, uma moto transporta passageiros.
Que esteja em condições imediatas de uso: Sim, ligou e andou.
Ter dinheiro para a manutenção preventiva (para que não quebre): Tranquilo, pensamento positivo!
Ter dinheiro para a manutenção corretiva (quando o veículo quebrar): É um veículo 2001, tem muito mecânico e peça pra cuidar dele.
Ele tomou a decisão certa para sua empresa de transporte?
Óbvio que a decisão foi errada!
Uma moto só leva o motorista +1 passageiro!
“Mas ‘com jeitinho’, leva até 3 passageiros”, ele pensa…
A moto ligou e andou, mas é um veículo 2001, com 20 anos de uso.
Qual a garantia de que ele vai trabalhar tempo suficiente sem que ela quebre?
Será que não seria melhor comprar uma van?
Responda: a culpa é da moto por não transportar 10 passageiros de uma vez ou de sua decisão?
Ou seja, ele teve uma ideia de trabalhar com transporte de passageiros e uma moto pode fazer isso, mas será que era o equipamento ideal?
“Ah, mas era o dinheiro que eu tinha, só dava para comprar uma moto 2001”, ele justifica…
Como Escolher a Impressora Certa, por onde começar?
Neste artigo, quero mostrar que o seu poder de investimento é que deve ditar quais máquinas você pode comprar e não a sua ideia ou vontade, definindo quais produtos poderá produzir e guiando em qual mercado atuar.
Eu sempre gosto de comparar a lógica de estruturar empresas de impressão com a lógica de comprar um veículo.
Quando um empreendedor decide montar seu próprio negócio, muitas coisas passam por sua cabeça e, sendo assim, muitas vezes ele não para para pensar em como escolher a Impressora certa para o porte de sua ideia.
Ele olha para um mercado que lhe atraia, seja lucrativo e qual sua capacidade de investimento.
Tenta adequar a ideia de atuar neste mercado, com o capital financeiro que tem para se estruturar e iniciar.
É justamente neste ponto de adequação que o risco aparece e a chance de errar é grande.
Muitas vezes, o dinheiro disponível para iniciar não é suficiente para bancar a estrutura necessária para atuar no mercado que vislumbra.
Ou, ainda, o dinheiro é suficiente para comprar a impressora, acessórios e insumos, mas não sobra para manutenções.
Deve-se começar com impressora usada?
Noutros casos, o dinheiro é suficiente para comprar um equipamento, só que usado, para atuar no mercado que deseja.
Isso é muito comum no mercado de Comunicação Visual.
Se você está começando, comprar impressora usada é bem arriscado, pois, quando se está começando, a curva de aprendizado é muito alta.
Afinal, você precisa focar seus esforços em conquistar clientes e desenvolver produtos rentáveis.
Com uma impressora nova, você terá garantia para que ela não pare e suporte técnico para sanar suas dúvidas.
Com a usada, você fará tudo isso sozinho.
Equipamento usado é bom para quem já está no mercado, sabe realizar manutenções básicas e tem seu negócio amadurecido.
Olho no Mercado e não só na tecnologia!
Além de observar máquina nova ou usada, o problema da decisão para começar se agrava ao olhar para o mercado que se deseja atuar, mas não se decide pela tecnologia mais adequada.
Por exemplo, como escolher a Impressora certa para produzir papel de parede, a dúvida mais comum paira entre comprar uma impressora solvente, látex ou UV.
Cada uma dessas tecnologias possui custos de produção diferentes, para públicos e mercados distintos.
Sendo assim, solvente é mais indicado para um mercado de custo mais baixo.
Látex, para um público com maior poder aquisitivo, sendo assim, quer um produto diferenciado, como um material sem o odor clássico que a solvente tem.
Por fim, UV é ideal para quando é necessário imprimir, também, em superfícies rígidas.
Isso é só uma introdução, pois há muito a ser dito sobre cada tecnologia e o farei ao longo das edições.
Mas, para esta, quero falar sobre o porte do equipamento, pois este ‘detalhe’ é de grande importância para quem começa e é um ponto de erro visto com frequência.
Analisemos o mercado de estampas em tecidos.
Todas as impressoras com tinta de sublimação podem estampar em tecido, porém, nem todas são adequadas ao porte de sua empresa.
Portanto, se você quer estampar tecidos, não adianta comprar uma impressora só por ela ser de sublimação.
Qual o motivo disso?
Para responder a essa pergunta, vamos ver 3 equipamentos do portfólio da DSI – Epson, todos de sublimação, mas indicados para negócios de portes diferentes.
SureColor® F170
A Epson® SureColor® F170 foi projetada para quem quer SUBLIMAR BRINDES personalizados com muito MAIS QUALIDADE e velocidade, tecnologia e segurança.
A primeira sublimática Epson para FOLHAS A4 é perfeita para impressão de artes para sublimação de canecas, máscaras, mouse pads, almofadas, cases e muito mais.
Fonte: Site DSI – Epson
Fonte: Site DSI – Epson
SureColor F570
A impressora sublimática Epson® SureColor F570 chegou para revolucionar a personalização de brindes por sublimação.
Ágil e confiável, a primeira sublimática de mesa Epson é ideal para personalizar brindes como canecas e squezzes, copos e louças, almofadas, mochilas, sacolas, chinelos, camisetas, ou seja, brindes promocionais em geral, imprimindo 25% mais rápido que as concorrentes.
Fonte: Site DSI-Epson
SureColor F6370
A nova Epson® Surecolor F6370 foi criada para ser uma impressora para sublimação de alta produtividade e muito mais economia.
Isso porque oferece baixo custo total de propriedade, atendendo a maior demanda com menos tempo de inatividade.
Fonte: Site DSI – Epson
As 3 impressoras podem estampar tecidos?
As 3 podem personalizar brindes, como canecas, mousepad e outros objetos sublimáveis?
Sim e sim.
E qual você deve comprar usando os exemplos de impressoras citadas?
Conclusão: Como Escolher a Impressora Certa olhando para o mercado?
Aquela para a qual você crie uma estratégia capaz de tirar o melhor de suas capacidades.
Por exemplo, se você quer produzir uniformes para escolas, times esportivos e fardamentos para empresas, você não deve começar pela F170, por exemplo.
Isso, porque o tamanho máximo de impressão dela é uma folha A4, muito pequeno para uniformes, mas o suficiente para começar com canecas e pequenos personalizados.
Também não deve optar pela F570, pois, apesar de ter largura de impressão suficiente (61cm e alimentação por bobina), ela é uma impressora também focada no mercado de personalização de brindes, para quem já necessita de uma produção mais robusta.
Para o mercado de fardamentos e uniformes, que requer uma alta demanda produtiva com custo reduzido, a F6370 é o equipamento mais adequado, pois sua estrutura e custo de insumos são diferenciados em relação às outras, já citadas.
Mas, se você não tem o capital necessário à aquisição de um equipamento novo, para atuar no segmento que deseja, pesquise melhor o mercado e faça um planejamento estratégico, como a Modelagem de Negócios e assista a este vídeo em nosso canal.