Essa pergunta foi feita em nossos grupos de WhatsApp, com empresários de todo o Brasil, onde citaram 11 principais dificuldades do empreendedor de impressão.
Então, foram apontadas as dificuldades enfrentadas ao começar um negócio de impressão digital com:
- Sublimação;
- Personalização;
- Comunicação Visual;
- Bureau de Impressão e mercados similares.
Assim, cada dificuldade apontada conta com comentários d’O Impressor, conteúdo de apoio do Portal, além de links.
Conheça as principais dificuldades e encontre possíveis soluções para os problemas que você também enfrenta.
11 Principais dificuldades do empreendedor de impressão
- Inexperiência;
- Pensar como gestor;
- Planejar;
- Apego ao plano inicial;
- Aquisição de equipamentos;
- Calcular custos;
- Inovação;
- Marketing e vendas;
- Conciliar vida pessoal e profissional;
- Grandes empresas concorrentes e guerra de preços;
- Mão de obra especializada.
1. Inexperiência exige resiliência
A princípio, ninguém sabe o que é empreender até começar.
Esse é um eterno processo de tentativa e erro: aprendizagem, novos erros e, finalmente, os acertos.
Por isso, seja paciente para atingir a maturidade do negócio, saiba que é algo perturbador, esteja preparado.
Igualmente, tenha claro o seu propósito e, se você nunca pensou nisso, leia sobre o Círculo de Ouro de sua empresa.
2. Pensar como gestor
Se você está começando, na vontade de vencer, acaba fazendo de tudo e sendo seu principal funcionário.
Dessa forma, você faz:
- o financeiro,
- a produção,
- o acabamento;
- a instalação;
- a venda;
- a entrega;
- e todo o resto.
Mas, qual é a hora de deixar de ser funcionário e passar a ser o gestor?
Saiba que essa é uma grande ruptura que muitos não conseguem fazer de início e impede o crescimento do negócio.
De repente, você está vendendo para a pessoa errada, pois nunca parou para estudar quem é sua persona.
3. Planejar
A Modelagem de Negócios é uma ótima ferramenta de planejamento.
Com ela, você planeja e consegue:
- diminuir o tempo da curva de aprendizado;
- fazer menos uso da tentativa e erro;
- apontar oportunidades e desafios;
- criar métodos e processos objetivos.
Por isso, se você ainda não fez um, faça, porque nunca é tarde para começar.
4. Apego ao plano inicial
Tem empreendedor que assume compromisso com o plano inicial, como se tivesse um comprometimento divino.
Dessa forma, entenda que a falta do uso de ferramentas de desempenho de resultados é um erro.
Pois, isso impede uma mudança radical do planejamento inicial, por vezes necessária.
5. Aquisição de equipamentos
A princípio, este é o ponto de partida do empreendedor, montar sua estrutura!
Assim, muitas perguntas surgem:
Afinal, será que a impressora que estou comprando é a ideal para o que eu quero produzir?
Ainda mais, todo vendedor diz que a impressora dele é a melhor, mas qual é a melhor plotter?
Além disso, quanto custa abrir uma empresa de comunicação visual ou de personalizados?
Por fim, começo com sublimação ou solvente?
6. Calcular custos, sem dúvida, uma das principais dificuldades do empreendedor de impressão!
Por que o banner de 90 x 120 cm tem o custo diferente da faixa de 120 x 90 cm?
Já parou para pensar nisso?
Seja como for, o assunto é bastante extenso e complexo.
Simplesmente, porque não é tão simples e não há uma fórmula mágica de cálculo de custos.
7. Inovação
Eureca, tive uma ideia fantástica!
Fonte: Você!
Por vezes, você achou que teve uma ideia genial!
Por outro lado, o mercado nem sempre está pronto ou interessado nela.
Muitas vezes você não encontra nenhum ideia nova e pensa que pode perder mercado por falta de inovação.
Calma, inovar não é ter que fazer algo que ninguém fez, mas sim fazer algo que você ainda não fez.
Inovação é um processo que deve ser:
- buscado;
- provocado;
- testado;
- e exercitado!
Então, você deve se preparar e ter sabedoria para introduzir inovação no mercado.
8. Marketing e vendas
A comunicação visual míope,
impressão sem digital,
venda impessoal para pessoas vendidas,
meu marketing é uma ilha!
Poderia ser uma letra do Engenheiros do Hawaii, não é mesmo?
Este é um assunto complicado!
Basicamente, fabricar é mais simples para o empreendedor do que vender!
Nesse sentido, as vendas devem focar em entender o que o cliente precisa e oferecer soluções concretas.
Ou seja, mais que lona ou adesivo, venda soluções para problemas reais.
Pois, a experiência do cliente é mais importante que a impressão.
9. Conciliar vida pessoal e profissional
Mensagem às 23h30 do sábado, com um cliente pedindo 100 impressões para segunda.
O que você faz?
Seja como for, o que você faz não importa.
No entanto, como você se sente e como a sua família lida com isso, pode se tornar um problema.
Por isso, pense nas consequências de atender ou não a este cliente.
10. Grandes empresas concorrentes e guerra de preços
Banner a R$9,90, como alguém ganha dinheiro assim?
Desse jeito, o mercado vai quebrar!
Tem concorrente fazendo logo a R$50, enquanto outros fazem de graça!
Enquanto muita gente se preocupa com os preços praticados no mercado, na verdade, cada empresa é diferente.
Então, entenda os cenários e calcule os custos, pois isso pode explicar muita coisa.
Afinal, a falta de planejamento e de indicadores tem a ver com este assunto!
11. Mão de obra especializada é principal dificuldade
A realidade é que novas empresas surgem a cada dia.
Porém, a mão de obra não se especializa na mesma velocidade do avanço tecnológico.
Então, como saber se o funcionário que você está contratando está capacitado para atender suas demandas?
Ainda mais, muita gente continua usando só o CorelDRAW e não aprende Photoshop, Illustrator e Pré-Impressão.
Sendo assim, o empreendedor transforma sua empresa em escola, para garantir a evolução de sua equipe.
Conclusão
Basicamente, essas foram as respostas que guiaram essa pauta.
Gerar mais conteúdo de qualidade em texto, vídeo e áudio para você é o que move o Portal.
Então, colabore com o Portal O Impressor, responda às pesquisas e acompanhe as novidades.
Essas principais dificuldades do empreendedor são só o começo!
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