Decoração e Impressão: o que posso fazer além de Papel de Parede?

Um ramo em expansão dentro da área da impressão é a de produtos para decoração de interiores. E não estamos falando só de Papel de Parede. Você conhece todas as possibilidades de produtos impressos nessa área?

Existe mercado para impressão na Decoração de Interiores?

Quando falamos de produtos de decoração, geralmente pensamos em móveis, tintas de parede e outros itens na área da arquitetura.

Contudo, esse é um ramo muito mais próximo da impressão digital do que você imagina. Afinal, papéis de parede e outros elementos de decoração impressos estão cada vez mais em alta.

Além disso, muitas outras opções estão ao alcance de quem quer empreender nessa área. Se você pretende abrir um negócio nesse ramo, conhecer essas possibilidades é algo essencial.

Afinal, não explorar todas as possibilidades de um mercado é impedir sua empresa de ganhar mais dinheiro.

Uma empresa limitada, que não traz inovações ao mercado, não consegue manter os seus clientes.

Você pode até vender um produto, mas será uma compra exclusiva, em que o comprador provavelmente não vai sentir vontade de adquirir outros produtos.

Para garantir que o seu cliente esteja sempre atento ao seu negócio, você precisa investir em novidades.

Por isso, conheça suas possibilidades e tente trazer aquilo que está em alta. 

Decoração de Interiores e Impressão: o que eu posso fazer?

Se você pensa em empreender com produtos impressos para decoração e acha que esta é uma área com pouca variedade, você está enganado.

Além de papéis de parede e adesivos decorativos, existem muitas opções que estão em alta no mercado de design de interiores.

Separamos algumas delas para você. Confira!

Collage Wall/Photo Wall

collage wall/photo wall

Esse tipo de decoração está ganhando espaço principalmente entre os jovens. Foi bastante divulgado entre criadores de conteúdos, em redes sociais como o TikTok e o Instagram. 

Basicamente, é uma montagem de fotos impressas aplicadas nas paredes de quartos. Assim, cria-se um painel decorativo que transmite a personalidade do dono do ambiente.

Normalmente, as fotos seguem uma paleta de cor específica. Além disso, a escolha varia entre fotos pessoais e fotos relacionadas aos interesses da pessoa. O objetivo é mostrar com a sua decoração aquilo que você ama, e quem você é.

As fotos podem ser impressas em tecnologia solvente ou revelação digital, geralmente em grande quantidade. Até porque o objetivo é cobrir uma parede ou ao menos grande parte dela. 

A montagem é bem simples: basta aplicar as fotos diretamente na parede, com o auxílio de fitas adesivas dupla face. 

Para não danificar as paredes, a colagem também pode ser feita em papéis de cartaz em branco, e depois, colada na parede.

Sobre o mercado de fotografia com impressão digital, fizemos esse Review da Epson D870.

Quadros Personalizados

Decoração de Interiores e Impressão

A decoração de uma casa precisa transmitir a personalidade de seu morador. Na verdade, essa tarefa é bem mais fácil do que parece. Elementos simples, como quadros, fazem grande diferença.

Os quadros podem ser pendurados na parede, de maneira mais tradicional, ou apoiados em pequenas prateleiras pela casa. 

Além disso, podem ser feitas montagens com quadros personalizados. Assim, dois ou mais quadros são colocados próximos uns dos outros, dando um ar moderno e formando um painel com uma imagem panorâmica.

Muitos sites vendem kits de quadros personalizados, em que o cliente envia as fotos que deseja, sejam artes prontas ou fotos de família e amigos, e as recebem já emolduradas. 

Geralmente as impressões das imagens são feitas em vinil adesivo de alta definição, e vendidas em kits de 3 quadros, em média.

Almofadas Personalizadas

decoração impressão

Por causa do isolamento social, hoje em dia passamos grande parte do tempo em casa. Assim, a principal tendência na área da decoração de interiores é fazer com que esse ambiente seja ainda mais aconchegante. 

Almofadas são itens que cumprem muito bem esse papel. Elas são ideias para o conforto, e criam uma sensação de tranquilidade. Além disso, podem passar personalidade para um ambiente e transformar a decoração de um espaço.

Geralmente, as almofadas personalizadas acabam sendo associadas apenas a lembrancinhas comemorativas, mas o potencial desses itens vai além disso.

Afinal, elas podem ser feitas de várias maneiras, com fotos próprias, imagens de personagens ou séries e filmes favoritos, texturas de acordo com as tendências de 2021, e composições personalizadas. Assim, são elementos exclusivos e únicos na sua decoração.

Aqui precisamos da tecnologia de sublimação e, uma boa máquina para você começar no ramo é a Epson F570, que mostramos neste Review.

Objetos feitos em Impressão 3D

A impressão 3D cria de diversos objetos personalizados, que podem ser virar itens decorativos. Seu uso se intensificou em 2019, e ainda hoje traz muitos benefícios. 

Alguns deles são a facilidade (afinal, é só fazer um pedido de impressão), a exclusividade e o maior aproveitamento de matéria prima, já que a impressora gasta apenas o material necessário para a criação dos objetos.

Além disso, os preços não são tão altos quanto parecem. Muitos sites fornecem produtos à pronta entrega. 

Sendo assim, veja essas ideias de objetos decorativos em 3D:

  • VASOS PARA PLANTAS: normalmente em cerâmica, dão um ar moderno para o ambiente. Além disso, podem ser encontrados em diversas cores e formatos;
  • LUMINÁRIAS: perfeitas para quem precisa trabalhar ou estudar, podem ser colocadas numa mesinha de estudos ou mesmo deixadas na cabeceira. Personalizadas, trazem estilo próprio para o ambiente.
  • ESTATUAS DECORATIVAS: as opções são incontáveis, em formatos de pets, personagens de animação, objetos, etc. Aparecem em diferentes cores e composições.
  • PORTA CHAVES: ajudam na organização e decoração da casa, alguns aparecem na versão magnética.
  • PORTA LÁPIS: ajudam a manter o ambiente de estudo e trabalho organizado.
  • UTENSÍLIOS PARA COZINHA: Bowls e outros utensílios que facilitam processos na cozinha também ganham uma roupagem personalizada.

Como empreender na área de impressão para decoração de interiores?

Então, você quer finalmente tirar as ideias do papel e começar um negócio de impressão para interiores?

Não limite suas possibilidades trabalhando sempre com os mesmos produtos. Como você viu, dentro do mercado de design de interiores existem muitas opções de venda, portanto, você pode em uma só venda entregar diversos produtos dentro de um projeto de decoração, usando tecnologia de impressão solvente, sublimação, revelação de fotos e 3D.

O primeiro passo para enfim investir na tão sonhada jornada empreendedora vai ser mais fácil (e seguro), se você receber informação de qualidade.

Por isso, para te ajudar a abrir um negócio com mais chances de sucesso, a edição nº10 da revista UMAPASSADA traz um passo a passo de como começar a empreender.

Baixe esse material gratuitamente, clicando nesse link. Não deixe seu sonho para depois! 

Comentários