Entrevistamos André Santos da Foko Criativo de Santo André/SP, que foi o primeiro empreendedor a usar no Instagram a #StartupDeImpressão em seus posts!
A Impressão digital é um ramo que cresce a cada dia, e abre muitas portas no mercado. Contudo, empreender nessa área é embarcar numa jornada que pede muita dedicação.
Por isso, o ideal é que empreender seja o seu sonho, que algo dentro da comunicação visual realmente lhe chame atenção. Seguindo a mentalidade #StartupDeImpressão esse processo pode ser ainda mais bem sucedido.
Então, vamos entender o que André Santos pensa sobre o movimento e como aplica esta mentalidade na Foko Criativo.
André, como a Foko Criativo nasceu?
A Foko Criativo nasceu da experiência que adquiri nos últimos 25 anos na área, trabalhando como CLT. Além disso, veio da paixão que tenho pela Impressão.
O cheiro da tinta, a textura do material saindo da máquina, a satisfação do cliente e, muitas vezes, a sua emoção ao ver sua ideia ou seu projeto ganhando vida.
Isso é uma alegria diária que deixa o meu trabalho muito mais fácil.
Você se imaginava dentro desse mercado como está hoje?
Eu sempre pensei em empreender, porém, o medo das responsabilidades do dia a dia me manteve trabalhando para outras empresas.
Todos sabemos como é difícil e incerta a vida de quem trabalha por conta própria. Contudo, esse era um sonho que, graças a Deus, se tornou realidade, com luta diária, mas fico feliz por fazer um trabalho que sou apaixonado.
O mundo está cada vez mais digital, desde as relações interpessoais, até os produtos ou serviços que consumimos. Por isso, o melhor é quando o negócio caminha entre o prático, sustentável e inovador.
É o caso das startups de impressão. Assim, elas são um novo negócio, que fazem da impressão a solução para os problemas dos clientes. Para isso, usam a conexão entre a impressão, marketing, ferramentas tecnológicas e construção de experiências para o cliente.
Levando em conta seu trabalho com a Foko Criativo, você enxerga potencial em adotar a mentalidade de startups de impressão?
Aqui, nós temos essa postura há algum tempo. Trazer praticidade, qualidade e soluções completas para que o cliente resolva suas questões com comodidade, e principalmente, com a segurança de que terá exatamente o que lhe foi ofertado.
Porém, ainda não tínhamos a consciência de que essa era a mentalidade de uma startup. Agora, estamos com um olhar mais focado em melhorar e aprender sempre. Por isso somos leitores da Revista UMAPSSADA e seguidores do Portal O Impressor.
Ruivão fez uma live recentemente que você acompanhou. A partir daquele momento, criamos um movimento para um novo negócio, com intuito de mostrar o caminho da lucratividade, custo baixo e o sucesso desejado para quem embarca na #StartupDeImpressão.
Você tem utilizado a #StartupDeImpressão nas redes sociais de sua empresa porque compartilha desses valores? O que você pensa desses ideais?
Todo movimento que vem para agregar conhecimento, formas de melhoria, informações que fazem você pensar e mudar sua visão, precisa ser absorvido.
Assim, acho que sempre podemos melhorar em algum ponto, e é justamente isso que enxergo no movimento #StartupDeImpressão.
Nós acompanhamos O Impressor há bastante tempo, e nossa visão de mercado é muito parecida. Por isso, nós aqui da Foko Criativo queremos estar sempre ligados nesse tipo de conteúdo.
Como você acha que o movimento #StartupDeImpressão vai ajudar a Foko Criativo e qual a sua expectativa para um mercado que pense assim também?
Com certeza trazendo mais conhecimento e relacionamentos, que gerem frutos com colegas da mesma área, além de, principalmente, uma visão diferenciada do mercado de impressão.
Que as empresas, ou autônomos dessa área, que compartilhem da mesma ideia, possam se ajudar, mesmo que só com troca de informações, para que no futuro não muito distante #StartupDeImpressão seja uma realidade em toda empresa de impressão, seja ela de qual seguimento for.
Por fim, e você que leu até aqui?
Então, o que você está esperando para começar a empreender na área da impressão, com a mentalidade sustentável e inovadora das startups?
Com a ajuda do Portal o Impressor, a sua jornada empreendedora pode ser bem mais fácil.
Para conhecer mais sobre o movimento #StartupDeImpressão, te convido a ler o nosso manifesto e fazer parte também, afinal!