Ter uma startup de impressão é um ótimo caminho para quem deseja ganhar dinheiro através de ideias inovadoras e com baixo custo.

Para isso, é essencial que você saiba as características desse tipo de empresa para alcançar resultados positivos.

Quando falo em Startup de Impressão, quero lhe apresentar uma maneira inovadora de empreender no ramo, com mentalidade de negócio que seja possa produzir em larga escala, com baixo custo e que se adapte facilmente aos movimentos econômicos.

E já adiantando, por mais que pareça mais simples, criar uma startup exige uma base segura de informações para que o desenvolvimento traga sustentação.

Cada vez mais as startups vêm se destacando no mercado, porque possuem um alto potencial de crescimento e solucionam as reais necessidades dos clientes por meio da inovação.

Assim, para ter uma startup de impressão, selecionamos aqui informações que são indispensáveis sobre seu processo de construção.

Isso vai ajudar você a saber o que precisa para colocar sua startup em prática.

Startups quebram se não tiver informações sobre o mercado e nem gerenciamento!

Sua startup pode nem ter chance de começar a dar certo se você só focar na ideia que teve para solucionar uma necessidade e esquecer de planejar e gerenciar os próximos passos.

De acordo com o iNNOVEA, 90% das startups não dão certo por conta da falta de estudo sobre o mercado, cliente, produto, equipe e marketing.

Aqui estão outros motivos que levam uma startup a quebrar:

Segundo o site da Forbes, em 2017, “a companhia de informações sobre investimentos CB Insight descobriu que 70% das startups vão a falência” porque os produtos ou serviços oferecidos:

  • não atendem a uma real necessidade de mercado;
  • faltou dinheiro para investir na empresa;
  • não encontraram a e equipe certa.

Apesar de tudo, depois de ter a ideia, é fundamental que você saiba detalhes de como ela vai se estabelecer:

  • Tem mercado suficiente?
  • A empresa tem oportunidade de crescer?
  • Seu produto/serviço teve tempo para ser bem planejado?
  • Sabe as características do cliente, ouviu realmente ele?
  • Você busca pela boa gestão e equipe?

Se você não sabe as respostas para essas perguntas básicas antes de por sua startup no mercado, nem espere bons resultados, ainda mais no início.

Pense que você está em outro país, sem saber o idioma e só com a vontade de tentar algo novo.

Isso significa que você terá dificuldades porque não se preparou basicamente para aquele momento.

É a mesma coisa se você não planejar como começar sua startup, só ter a ideia não é suficiente, que geralmente é: “vou comprar uma plotter”.

O que é uma startup?

Startup é uma empresa nova ou em constituição que conta com ideias inovadoras, que possam ser desenvolvidas da mesma forma várias vezes e cada vez mais, dentro de um ambiente de incerteza e solução.

Nesse sentido, seu objetivo principal é buscar solucionar a dor de determinado cliente por meio de um produto ou serviço.

Assim, ter uma startup é fugir do tradicional e lucrar com soluções cada vez mais inovadoras.

impressão como uma startup
Felizmente, a impressão é uma necessidade das pessoas, para expressarem suas personalizadas, ou buscar atingir objetivos de comunicação

Quais as características de uma startup?

Uma startup busca ser inovadora, escalável, repetível e saber lidar com cenário de incerteza.

Porém, não se preocupe, vamos detalhar esses elementos para você se posicionar.

A princípio, procure ideias com base em algo que você se identifica. Com impressão digital é bem fácil achar algo, pois com uma plotter solvente, por exemplo, você pode atuar em vários mercados diferentes, logo, vai trabalhar com mais eficiência e confiança.

Buscam Sempre a Inovação

A princípio, o diferencial que você aplica ao que está fazendo na startup, tornando um processo mais eficaz do que antes. Pode ser o produto/serviço, a forma de conquistar o cliente, o pós-venda e até a propaganda.

Fabricam Produtos Repetíveis

O que você oferece tem que ter possibilidade de ser replicado várias vezes.

Da mesma forma ou com mínimas diferenças para cada cliente, porque assim você não fica alterando os custos. 

Por isso, a produção é a mesma em cada unidade, ou isso já tem que estar disponível, independente da demanda.

Buscam Crescimento Escalável

A startup precisa ter potencial de crescimento, sem o aumento dos custos e influência no modelo de negócios.

Por isso a combinação entre o repetível e escalável pode ser a chave de sucesso de uma startup. Logo, a pode aumentar seu crescimento, sem aumentar os custos.

Convivem Bem com Cenário de Incerteza

Aqui, não significa que você estará na margem do risco de falir.

Mas, um cenário de incerteza é dizer que não tem manual de sucesso para uma startup, se com aquela ideia você terá mais vantagens e êxito.

Se Planejam para terem um Modelo de Negócios e Conquistar Investidores

A startup pode contar com investimentos diferenciados para começar, seja o próprio empreendedor investindo na ideia, investimento-anjo ou capital de risco.

Esses investimentos possibilitam que essas pessoas tenham participação nas tomadas de decisão da startup.

Por isso, ter um planejamento para gerenciar e atingir a sustentação o e crescimento que ela precisa torna-se fundamental.

Dicas sobre a mentalidade de uma Startup

  • Uma startup determine seu valor, preço de venda do seu produto ou serviço, fazendo jus ao que você ela de melhor pelo cliente;
  • Faça pesquisas para analisar o mercado que você quer atuar;
  • Conheça o público que você vai solucionar a dor. Localização, perfil, o que chama atenção, qual possível preço ele pagaria pelo seu produto;
  • Trabalhe seu marketing. Se pergunte: o que você tem de especial para aquele cliente comprar de você? Qual experiência ele vai ter desde a primeira vista da startup até a finalização da compra?

Outra coisa, você não precisa saber de tudo para a startup dar certo. Mas também não pode ficar parado

Seja como for, é necessário que você procure maneiras de gerenciar seu negócio e também alinhar sua equipe ao propósito da empresa. Cursos, mentorias e consultorias são uma boa fonte.

Conclusão: como criar a sua empresa de impressão como uma startup?

Importante é saber que não adianta criar expectativa de sucesso sobre algo que você nem imagina como funciona.

Busque estudar os passos de captação de informações do mercado, do cliente, marketing, inovação e um bom gerenciamento, você vai ter o necessário para tirar seu sonho do papel.

Isso não só te ajuda a não ficar perdido no ínicio, mas ter segurança do que será feito depois e depois, a caminho de faturamento e bons resultados.

Assim, além da ideia de ter sua startup de impressão, lembre sempre de buscar conhecimento para o que vai fazer.

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