Comunicação visual: 3 estratégias (com dicas) para conquistar clientes

Você trabalha com Comunicação Visual e não sabe como atrair e conquistar mais clientes para o seu negócio? Então nosso artigo pode te ajudar!

Seja qual for a área de um negócio, conquistar novos clientes é essencial para manter o crescimento da empresa, principalmente para quem trabalha com COMUNICAÇÃO VISUAL, um mercado extremamente competitivo, sem barreiras de entrada e em que os diferenciais e as inovações estão cada vez mais escassas.

Aliás, apenas dessa forma é possível manter uma empresa economicamente saudável e em crescimento.

Por isso, nesse artigo você confere estratégias práticas de como conquistar mais clientes para sua empresa de comunicação visual. Confira!

Antes de mais nada, saiba que não existe empresa sem clientes!

O seu negócio pode oferecer o produto mais inovador e com o melhor preço do mercado, se ela não tiver clientes, não tem chances de sobreviver.

Até porque uma empresa precisa de receitas para continuar oferecendo seus produtos e serviços.

E essas receitas vêm através dos seus consumidores.

Além disso, se você não conseguir conquistar novos clientes, sua empresa será engolida pela concorrência.

Afinal, em um  mercado cada vez mais competitivo, quem não cresce e se expande, acaba sendo eliminado. Não existe uma zona neutra.

Um restaurante pode ter a melhor chef do mundo, sem conquistar clientes, ele vai falir miseravelmente!

Assim, fica claro a necessidade de investir em estratégias para atrair o público interessado.

Até porque apenas dessa forma é possível aumentar o número metros quadrados impressos e vendidos e ainda consolidar a sua marca.

Quer saber como fazer isso? Então acompanhe o nosso artigo e descubra!

Afinal, como conquistar clientes?

Quando o assunto é conquistar clientes, precisamos nos atentar a duas estratégias: fidelizar clientes antigos e atrair novos

Estratégia 1: Fidelize os Clientes que você Já tem

É muito mais fácil reter um cliente que você já tem do que conquistar novos.

Afinal, você não precisa investir mais tempo e dinheiro em propagandas e no marketing de atração da sua empresa.

Além disso, manter os seus clientes e torná-los parte do seu negócio te ajuda a atrair novos consumidores através de uma estratégia muito poderosa: o marketing boca a boca!

Até porque a opinião de um colega conta muito na hora de realizar uma compra em uma empresa nova.

Por isso, fidelizar e reter os clientes que você já tem é uma ótima forma de garantir novas compras e ainda conquistar outros consumidores!

Dica 1 – Escute os Seus Clientes

A principal forma de reter os clientes que você já tem é investir em um bom canal de relacionamento com eles.

Esse tipo de canal facilita o diálogo entre cliente e empresa, e assim, permite que a empresa esteja atenta às necessidades dos seus consumidores.

Assim, você consegue descobrir o que ele realmente precisa e oferecer essa solução antes de qualquer outra empresa.

Além de utilizar redes sociais como o Facebook, o Instagram ou o WhatsApp para fazer perguntas simples aos seus clientes, como “O que você valoriza ao comprar um banner?”, questione o seu cliente diretamente; ele pode ter dicas importantes para te passar, olhando seus produtos de um ponto de vista diferente do seu.

Dica 2 – Ofereça um bom Suporte e Atendimento 

A forma como você se relaciona com os seus clientes é uma das coisas que mais influencia na experiência do seu consumidor.

Por isso, é tão importante. Afinal, um atendimento ruim pode prejudicar a imagem que um cliente tem do seu negócio.

Da mesma forma, um suporte atencioso e personalizado durante as etapas da compra conquista e fideliza os consumidores.

Dica 3, antes de pensar em fidelizar clientes, certifique que você está sempre oferecendo um serviço de qualidade

Serviço de qualidade não é sinônimo de ser “parceiro do seu cliente”. Na verdade, é ter atenção na qualidade do material que você está imprimindo, e oferecendo o máximo de qualidade de acordo com o preço acordado, buscando sempre melhorar e profissionalizar seu parque gráfico.

Vai começar um negócio no ramo? Então tente adquirir a melhor tecnologia de impressão possível, para oferecer a máxima qualidade que seu cliente merece.

Começou sua empresa comprando a plotter mais barata que encontrou no mercado? Ok, tudo bem, mas na sua próxima compra suba o patamar e invista em uma tecnologia superior.

Além disso, atente-se na qualidade da tintas e do substrato que você está oferencendo aos impressos do seu cliente.

Um diferencial de mercado é algo que te distingue da concorrência, e assim, faz com que um cliente te escolha ao invés de escolher outra empresa.

Hoje em dia, a qualidade é um desses diferenciais que faz com que um consumidor dê preferência a certo negócio, mesmo com outras opções similares disponíveis.

Quando pensamos em um negócio de impressão, a qualidade e nitidez de um impresso é um desses fatores que convencem um cliente.

Aliás, alguns deles preferem até mesmo pagar um pouco mais por isso.

Para conseguir impressos mais bonitos e de alta qualidade, é essencial o uso de um equipamento moderno e de insumos de boa procedência.

Por exemplo, a S80600L conta com 10 tintas diferentes, além de utilizar um sistema de bolsas de reposição de 1,5 L, assim como o modelo S60600L.

Assim, é possível reproduzir efeitos diversos e uma gama de cores extensa sem perder produtividade ou aumentar o custo final do seu impresso.

Estratégia 2: Ofereça Agilidade na Produção de Seus Impressos

A pandemia de coronavírus no último ano mudou o comportamento das pessoas.

Por isso, o comportamento de compras também mudou.

Uma das tendências desse novo mercado é a busca pelo conforto e a rapidez na hora das compras.

Assim, oferecer um serviço ágil, que consegue ganhar em rapidez sem perder em qualidade, é um diferencial que pode fidelizar os seus clientes.

Quando pensamos na área da Impressão especificamente, uma boa forma de aumentar a velocidade dos processos é investindo em equipamento de ponta.

A linha S da Epson, por exemplo, consegue oferecer extrema qualidade de impressão em menos tempo do que as outras impressoras de grande formato do mercado com boca de 1,60m.

Confira uma tabela com os dados de velocidade de impressão de três modelos Epson Surecolor:

Velocidade de Impressão Epson Série S - Comunicação visual: como conquistar mais clientes

Com uma impressora mais veloz, você pode conquistar novos mercados e vender impressão pela internet, em plataformas como Marketplaces e aplicativos.

Estratégia 3: Busque Novos Clientes

Atrair novos clientes é um dos grandes objetivos de qualquer empresa. Afinal, novos consumidores geram novas vendas.

Em geral, os princípios para conquistar novos clientes são bem parecidos com os de fidelização dos antigos.

Mas neste caso, temos o trabalho inicial de fazer com que a nossa marca seja conhecida, ou seja, fazer com que as pessoas escutem falar dela.

Para isso, você pode tentar seguir essas 3 dicas. Confira!

Dica 1: Ajude o seu cliente a te encontrar

Hoje em dia, a presença de uma empresa no mundo online é um grande facilitador para a atração de clientes.

Afinal, é cada vez mais comum buscar indicações de lojas no Google e em outras redes sociais.

Por isso, ter um site ajuda os futuros clientes a encontrarem a sua empresa. Então, se você ainda não tem, invista nisso rapidamente.

Aliás, não precisa ser difícil criar um site. Você pode encontrar muitas formas de fazer isso, inclusive gastando pouco ou até nada nesse processo.

Dica 2: Conheça sua persona e venda o que ela realmente precisa

Quando um cliente compra algo, ele não quer apenas um produto, mas a solução para um problema.

Por isso é tão importante conhecer a persona de sua empresa. Assim, você oferece aquilo que ele realmente quer.

Dessa forma, ele fica mais satisfeito ao realizar sua compra, e ajuda a construir uma boa imagem do seu negócio para outras pessoas.

Tá difícil vender Impressão Digital em geral? Tente definir sua persona!

Preciso investir em equipamentos para conquistar clientes?

Você provavelmente deve estar se perguntando se é necessário adquirir um novo equipamento para atrair novos clientes. 

Hoje em dia, com certeza existem outras formas de fazer isso, como nós mostramos anteriormente.

Contudo, ter um novo equipamento pode te ajudar a potencializar essa atração, exatamente pelos pontos que levantamos durante o artigo.

Além disso, você precisa ter equipamentos que te deem o suporte necessário para produzir o suficiente para novos clientes.

Afinal, é preciso analisar se a sua estrutura atual te possibilita aumentar sua produção para atender esse novo mercado.

Assim, embora o investimento em equipamento não seja uma regra para a atração de novos clientes, ele é bem importante nesse contexto.

E se você acha que é preciso ter uma grande quantidade de dinheiro disponível para esse investimento, está enganado.

Neste artigo discutimos mais sobre o assunto, apontando as vantagens de utilizar o crédito bancário para comprar sua impressora. Inclusive, você pode simular um crédito imediatamente logo abaixo deste artigo!

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