Design Gráfico: 15 tendências de 2022 para usar nas suas criações

Se você cria artes para os seus clientes, seja no Canva, Corel, Illustrator ou Photoshop, deve se ligar nessas 10 tendências de design gráfico para 2022.

Este artigo foi escrito pensando principalmente você, que produz decoração impressa, com papel de parede, por exemplo, ou objetos personalizados com sublimação, como almofadas, canecas, mousepad, entre outros.

As tendências apresentadas aqui foram pesquisadas de diversas fontes, com as imagens curadas por nós, todas retiradas do banco de imagens Pexels, livre para uso comercial, ou seja, você pode aproveita-las em suas artes.

Como aumentar suas vendas com este artigo sobre tendências do design gráfico para 2022?

Na hora que você for desenvolver uma arte para o seu cliente, abra este artigo e mostre para ele as 15 tendências que apresentamos.

Conscientize o cliente que as tendências não são aleatórias, são objetos de estudo

Peça para ele escolher quais são as tendências que mais se identificam com a sua ideia, dessa maneira, você terá um bom ponto de partida.

Design Gráfico: Apresentar ideias de maneira visual sempre foi tendência para a humanidade.

O ser pré-histórico já fazia isso há muitos e muitos anos atrás.

De lá pra cá, os recursos e técnicas utilizados com esse objetivo aumentaram, e assim, podemos criar imagens, textos e animações para aumentar o entendimento de algo através da comunicação visual.

Atualmente, a área responsável por essa comunicação feita com elementos visuais é o Design Gráfico.

Além disso, também anda lado a lado do ramo da Impressão, já que ajuda na criação de diversos produtos, como:


  • Banners;
  • Adesivos para envelopamento e decoração;
  • Papel de parede;
  • Pisos;
  • Tecidos para almofadas, cortinas, colchas…;
  • Brindes.

Também está presente nas artes impressas na papelaria, além de posts e capas de redes sociais e sites institucionais.

Se você produz algumas dessas soluções, deve ter atenção nas novidades do design em cada ano.

Evite esta armadilha: Fuja dos erros de comunicação!

Transmitir uma mensagem para alguém, no caso, a criação de uma arte, nunca é uma tarefa fácil, e quando não é bem planejado, pode criar um ruído de comunicação.

Isso significa que a pessoa que recebe a mensagem pode não entendê-la ou até entendê-la errado.

Isso é muito perigoso, ainda mais quando uma peça de design é utilizada para vender um produto ou divulgar uma marca.

Afinal, você pode prejudicar a sua imagem e o seu relacionamento com seus clientes por uma comunicação que não aconteceu da melhor maneira possível.

Usar uma linguagem diferente da utilizada pelas pessoas que receberão a mensagem, por exemplo, gera problemas de comunicação.

Não saber as circunstâncias e os valores do seu público também podem gerar essas interferências negativas.

Assim, a solução é a mesma para os dois casos: conhecer a pessoa que vai receber aquela mensagem e adaptar sua arte pensando nela.

Por isso é tão importante ficar atento às tendências específicas que surgem a cada ano.

Até porque elas são identificadas através de pesquisas que analisam como circunstâncias e eventos globais afetam as pessoas.

Logo, vai ser muito difícil que o seu público não se identifique com essas novidades.

A pandemia de covid-19, por exemplo, afetou o comportamento das pessoas de maneira geral, inclusive na sua forma de comprar.

Nós falamos sobre essas tendências neste artigo

Pensando nisso, nós separamos 15 tendências para 2022 que você precisa conhecer e aplicar nas suas criações e impressões. Confira!

Grandes marcas levam a sério estas tendências do Design Gráfico do ano!

Por isso, neste video analisamos a decoração da casa do BBB 22, onde, mostrando diversos produtos impressos que você pode fazer e vender aos seus clientes!

15 tendências do design gráfico para 2022

Para criar designs modernos e garantir que suas peças fiquem em alta neste ano, nós separamos 15 tendências do mercado gráfico para o ano de 2022.

Algumas delas deram seu primeiro passo ainda em 2021, e prometem se estabelecer no ramo ao decorrer deste ano. 

Outras estão voltando para o topo com força total, depois de um período em baixa. Confira!

1- De volta aos anos 90

Seguindo a onda de séries e filmes lançados nos últimos meses que retratam a época, os anos 90 prometem voltar com tudo em 2022!

E se você acha que essa tendência se restringe ao ramo da moda, está muito enganado.

Afinal, o design gráfico também vai embarcar nessa vibe retrô, que trabalha com a nostalgia e memórias da época.

Por isso, elementos que remetem aos primeiros anos da explosão da internet, como emojis e designs primitivos estarão em alta, além de cores chiclete!

2- Gradientes em tons pastéis

O gradiente, também conhecido como ‘degradê’, é o famoso efeito de transição entre cores.

Podem ser feitos de diversas formas, seguindo uma divisão linear ou radial e em várias orientações diferentes.

É um efeito perfeito para elementos complementares em peças de design, ainda mais quando aliado aos tons pastéis, tendência na área.

3- Visual Inclusivo

Depois dos vários protestos e casos sobre preconceito racial e de gênero que ganharam os holofotes nos últimos anos, para 2022 a o design quer representar esta inclusão.

Por isso, a representatividade na criação de peças visuais será cada vez mais essencial.

4- Memes e Emojis 2D

Quem não gasta pelo menos 30 minutos do seu dia rolando o feed das redes sociais, que atire a primeira pedra, não é mesmo?

Um relatório feito pela We Are Social e Hootsuite, em 2021, apontou que hoje em dia, um usuário médio da Internet gasta quase 7 horas por dia online.

Ainda segundo a pesquisa, brasileiros relatam que essa média pode chegar a até 10h diárias na internet.

Além disso, o uso de redes sociais como o Instagram e o Facebook, plataformas conhecidas pelo compartilhamento de memes, também aumentou.

Esses memes podem ser imagens, vídeos ou gifs de humor, e acabam se espalhando e tomando as redes numa velocidade inimaginável. 

Usar esse formato para ajudar a divulgar uma marca, respeitando os limites dos direitos autorais, quando necessário, é uma ótima estratégia.

Por isso, o uso de memes na criação de peças de design será ainda mais comum durante esse ano.

Você também pode apostar em Emojis com visual 2D, lembrando a internet dos anos 90.

5- Fuga do real

A combinação entre elementos irreais, abstratos e inconscientes estará em alta no mundo do design nos próximos meses. É o famoso surrealismo.

Depois de tantos meses de isolamento social em casa, a tendência é que as pessoas explorem ainda mais o universo fantástico.

Assim, além de elementos fantásticos e cores vibrantes, objetos do dia a dia em paisagens completamente fora do convencional também são característicos dessa tendência.

6- Antidesign: hora de quebrar as regras

Criado no final dos anos 70, o Anti Design é uma resposta contra as regras e convenções engessadas do Design Gráfico.

A ideia agora é criar sem se prender ao convencional.

Fontes difíceis de se ler, cores que saem de uma escolha segura fazem parte dessa tendência, que promete crescer no mundo off tanto quanto cresceu no digital.

Por isso, embalagens de produtos, flyers e banners também serão produzidos nessa estética.

7- Fontes Serifadas

Quando pensamos em criação, a tipografia é um dos elementos mais importantes da composição. 

Isso porque ela interfere não só na parte prática de uma peça, ao facilitar ou dificultar a leitura de um texto, mas na harmonia e beleza da imagem.

Uma das tendências tipográficas que surgiu no ano passado e promete se consolidar em 2022 é o uso de fontes serifadas.

As serifas são pequenos prolongamentos nas extremidades das letras, como linhas. 

Esta caligrafia é bem tradicional, e era usada pelas primeiras prensas do mundo, criadas por Gutenberg, o pai da Impressão!

Para materiais impressos, essa fonte é muito indicada, já que é fácil de ler, além de ser bem elegante.

Encontrou aquela fonte serifada linda, mas não sabe qual o seu nome? Descubra usando o Photoshop! Nós te ensinamos a fazer isso nesse artigo.

8- Tipografia expressiva e experimental

Ainda no assunto tipografia, mas na contramão das letras serifadas, outra tendência para o ano é uma caligrafia expressiva, que preza mais pela beleza da forma do que pelo entendimento.

Assim, designs modernos, que misturam fontes diferentes numa mesma palavra, com formas e estilos inovadores estarão em alta!

Esse é um estilo que preza pela liberdade de criar, e por isso, não existem regras no jogo.

Embora arriscada, é uma tendência extremamente moderna e inovadora.

9- Flat design: Ukiyo-e 

O flat design é um estilo de design econômico, que opta por imagens bidimensionais, deixando de lado elementos como profundidade e iluminação.

Embora marque presença no mercado gráfico há bastante tempo, recebeu uma mudança de ares com a influência de um estilo de pintura japonesa chamado Ukiyo-e.

A obra mais famosa desse estilo é A Grande Onda de Kanagawa, de Katsushika Hokusai.

Esse tipo de xilogravura oriental nasceu durante o período Edo (1603 – 1867), e retrata vários temas, embora seu foco esteja em cenas do cotidiano.

Além disso, as expressões e poses humanas são sempre exageradas, criando muitas vezes um efeito cômico para as obras.

10- Rabiscos

Quem nunca cobriu uma folha de rabiscos enquanto esperava o retorno de uma ligação importante ou acabava se distraindo durante uma daquelas aulas do colégio?

Sabia que esse tipo de arte agora é tendência?

Esse tipo de desenho, muitas vezes abstrato e cheio de formas sinuosas ou irreconhecíveis, são muito pessoais e falam muito sobre alguém.

Por isso, estarão cada vez mais presentes em embalagens e designs em geral, trazendo um toque de humanização e despreocupação para as peças. 

11- Padrões Paramétricos

Os Padrões Paramétricos serão muito utilizados como fundo para peças de design durante este ano.

Essas figuras geométricas são linhas sinuosas que se interpolam dependendo de sua posição. São obtidas através de equações paramétricas.

Toda essa carga visual transmite uma ideia de complexidade, fluidez e movimento, e por isso, podem ser utilizadas em composições que tratam de assuntos do tipo.

12- Maximalismo

Depois da alta do Minimalismo, chegou a hora do Maximalismo entrar em cena!

Esse estilo busca preencher o máximo de espaço possível de uma peça, com elementos que se sobrepõem e cores gritantes.

Afinal, quanto mais melhor!

Também está associado ao Anti-design, já que é um design do caos, que não dá tanta importância para regras de composição, por exemplo.


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É uma tendência forte e divertida, que promete capturar a atenção das pessoas.

13- Grunge revival

Ainda falando sobre uma tendência a sair do controle, liberdade de criação e composições que não dão tanta bola para as regras, 2022 marcará o renascimento do Grunge!

Esse estilo nasceu no final da década de 90, e está ganhando força principalmente entre o público mais jovem, graças ao Tik Tok.

É uma estética emotiva, com elementos rústicos e enérgicos, como traços manchados e colagens descuidadas.

Além disso, vai no caminho oposto de estilos como o Minimalismo, dando pouca importância para organização e limpeza de composição.

14- Bubble design

Em tradução literal, o “bubble design” é um estilo de arte que usa o formato de bolhas em sua composição.

Isso quer dizer que fontes arredondadas e formas circulares serão cada vez mais utilizadas na criação de peças gráficas!

Essa é uma tendência muito divertida, que brinca com elementos ligados ao mundo infantil de maneira sofisticada e moderna.

15- Estética Eco

Os desastres ambientais tomaram proporções até antes desconhecidas no mundo, e por isso, a preocupação com a preservação e os cuidados com a natureza aumentaram.

Assim, é de se esperar que a propaganda impressa, principalmente, reflita essa preocupação em si durante o ano.

Embalagens feitas de materiais reutilizáveis estarão em alta, bem como o uso de insumos amigáveis ao meio ambiente, como uma tinta eco-friendly. 

Aprenda a usar softwares de design gráfico agora mesmo!

Conhecer as principais ferramentas de criação gráfica do mercado é essencial para qualquer designer.

Por isso, se você quer tirar sua meta de aprender a usar o CorelDRAW ou o Illustrator do papel neste ano, nós podemos te ajudar!

Se esse é o seu caso, comece a assistir nossas videoaulas gratuitas Corel, Photoshop ou Illustrator no youtube!

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