Quando falamos sobre o universo da impressão, um assunto que com certeza sempre aparece é sobre perfil de cor.

Pensando na importância desse assunto, o Portal O Impressor trouxe Marcola, um especialista nesse ramo, para uma conversa leve e dinâmica – mas com tudo o que você precisa saber sobre perfis e gerenciamento de cores!

Com apresentação de Adriano Ruivão, o primeiro episódio da quinta temporada do Podcast O Impressor trata de perfil de cor ICC, gerenciamento de cores e pré-impressão digita.

Mais do que isso, Marcola e Ruivão compartilham suas experiências de vida e suas trajetórias profissionais como gráficos. Assim, o bate-papo está recheado de visões inspiradoras e conselhos imperdíveis para você seguir na sua carreira.

A conversa pode ser ouvida pelo canal do Youtube ou pelo perfil do Spotify do Impressor. Mas também trouxemos esse artigo por escrito, para você que prefere conferir o conteúdo por texto!

Acompanhe a cobertura que fizemos desse bate-papo incrível!

Quem é e o que faz Marcola

Marcola tem uma trajetória de mais de décadas no mundo da impressão. Ele é especialista em gerenciamento de cores, criação de perfil ICC e pré-impressão.

Além disso, ele já rodou o Brasil inteiro em feiras e congressos e acumulou uma experiência incrível ao longo desses anos de trabalho.

Na conversa do episódio, Marcola compartilha sua trajetória e seus conhecimentos de uma forma leve e divertida.

Sem sombra de dúvidas, Marcola traz conselhos e ensinamentos que são importantíssimos para qualquer profissional no ramo da impressão!

Perfil de Cor e Impressão Digital

Perfil de Cor

Antes de mais nada, para sanar qualquer dúvida, é importante pensar no que é um perfil de cor e qual sua importância para seu negócio de impressão.

São os perfis de cor que vão garantir que o que você produz seja impresso exatamente com as mesmas cores que você visualiza a imagem digital no seu computador.

Assim, eles solucionam a diferença de tons e são extremamente importantes para garantir a alta qualidade e a fidelidade de cores do seu produto.

Ou seja, esse é um assunto de qualquer profissional da impressão precisa estar atento!

A profissão de impressor

Em primeiro lugar, o podcast inicia com uma reflexão sobre a profissão do impressor na atualidade. Sendo dois profissionais com muitas décadas de carreira na área, Ruivão e Marcola tem muitas histórias para contar.

Comentando sobre as funções do impressor, Marcola diz:

“Hoje não existe mais impressor. A categoria de impressor, na minha opinião, morreu. Se não morreu, está em extinção.”

Marcola

Ou seja, ele comenta que a profissão do impressor foi dividida entre em arte finalista (o especialista em web designer, fechamento de arquivo, etc) e o profissional que aperta os botões do CTRL + P.

Na visão deles, o diferencial está na busca pela melhora e na importância do conhecimento técnico. Nesse sentido, eles comentam que o impressor que estuda mecatrônica é um achado, um futuro técnico. Por exemplo, Ruivão traz o caso do Renato, um colega de trabalho:

“Renato Tartaruga entrou como auxiliar, o cara que faz tudo. Faz banner, imprime, pega papel, corta madeira. Aí começou a auxiliar na impressão e eu trouxe ele pra perto. Renato hoje é engenheiro eletrônico e é técnico.”

Ruivão

Em outras palavras, Marcola e Ruivão enfatizam como o profissional preocupado com sua formação é valorizado dentro do ramo.

E eles ainda dizem como isso está em falta nos dias de hoje, porque parece que apagou-se o brilho de querer ser algo a mais do que um impressor.

Fechamento de arquivos para impressão: para além do perfil de cor

Logo depois, na conversa entre os mestres, Marcola pontua um outro assunto importante para os profissionais da impressão: a questão do fechamento de arquivos, especialmente em PDF e TIFF. Marcola resume:

“Arquivo em EPS se você tiver algum vetor ou marca de corte, mas o PDF já substitui. TIFF é se você não quiser trabalhar muito!”

Marcola

Marcola comenta que ainda hoje ele encontra resistência nesse ramo, pelo peso dos arquivos, possibilidade de alteração no produto final, etc. Ruivão acrescenta os computadores evoluíram e dão conta tranquilamente do processamento desses arquivos, mas a própria mentalidade de alguns profissionais no ramo ainda segue desatualizada.

Por exemplo, num treinamento prático, Marcola comenta como seus alunos ficaram surpresos com a influência das cores na impressão dependendo do formato de arquivo escolhido. Ele mostrou para eles a diferença entre o fechamento de arquivos em JPEG, EPS, PDF e TIFF: e em como, para a impressão, esse último é o vencedor pelo ganho em cores e na profundidade dos pixels.

Além disso, Marcola ainda mostrou como isso não necessariamente implica num gasto maior de tinta! Inclusive, alguns formatos gastaram mais, justamente para compensar a falta de qualidade do arquivo digital.

Ademais, Ruivão compartilha sua experiência sobre o mito do CMYK versus RGB:

“As pessoas até hoje ainda acham que tem que fechar o arquivo em CMYK para mandar para impressão. Se você manda os dois, o RGB é em torno de 20 a 30% mais econômico e com a cor mais bonita. Porque eu to dando um monte de cor pro RIP, então ele vai fazer menos esforço de saturar onde não tem, para poder fazer o intervalo de cor máximo que a impressora pode dar”.

Ruivão
Perfil de Cor impressor

Mentalidade do impressor

O bate-papo entre Ruivão e Marcola chegou também numa verdadeira aula sobre a mentalidade do profissional da impressão.

Marcola admite que já fez muitas coisas que, hoje em dia, ele com certeza faria diferente. O essencial, no entanto, é não ter medo do erro – já que é apenas errando que se aprende.

Nesse sentido, Marcola comenta um pouco das suas experiências internacionais.

A primeira frase em inglês que ele aprendeu foi justamente “how can I do this?” e, mesmo com as limitações pela falta de domínio do idioma, Marcola colocou a cara a tapa pela necessidade e força de vontade em aprender.

Observando os engenheiros fazendo mímicas para se comunicar e passar o conteúdo, Marcola adquiriu muito conhecimento apenas deixando a vergonha de lado.

Além disso, Marcola teve contato com o livro Solvente nas Veias, de Adriano Ruivão, antes mesmo da sua publicação. Ele comenta como a leitura foi essencial para sua formação e carreira.

Uma dica que aprendeu com o livro foi a fuçar na aba “ajuda” dos próprios programas, além dos tutoriais que os desenvolvedores disponibilizam gratuitamente. Ou seja, a busca pelo conhecimento só depende de você!

Treinamentos e capacitação, disposição para aprender

Primeiramente, uma boa mentalidade para o seu sucesso ainda envolve deixar a preguiça de lado – coisa que Ruivão e Marcola dizem que está em falta nos profissionais de hoje.

Acima de tudo, ambos batem o pé sobre a importância da proatividade no desenvolvimento profissional. Marcola ainda coloca que hoje em dia as pessoas tem um sério problema para receber conhecimento.

Mesmo com a facilidade da internet, que proporciona uma enorme quantidade de materiais e conteúdos de alta qualidade, Marcola pontua que as pessoas tem preguiça de ler, de perguntar, de ir atrás. Ou seja, como ele mesmo diz:

“Passar o conhecimento não é o problema. A disponibilidade para receber conhecimento, pra se propor a parar, escutar e testar… O novo assusta, a mudança assusta. A mudança dói.”

Marcola

É nesse sentido que Marcola enfatiza a importância do pensamento “e se?”. Na sua autoavaliação sobre sua carreira e seu desenvolvimento, Marcola diz que é importante questionar-se sempre:

“E se tiver uma maneira nova de fazer? Uma maneira diferente? E se eu não estiver fazendo da melhor forma?”

Marcola

Responsabilização, comprometimento e humildade

Por fim, um outro ponto que surgiu na conversa foi sobre a importância em se responsabilizar pelo seu produto.

Sendo assim, Marcola comentou que ele sempre assinou com seu próprio nome os perfis de cor que criava – não por arrogância, apenas pela importância em se responsabilizar pela qualidade do seu trabalho. Em outras palavras, ele questiona:

“Você se responsabiliza pelo resultado final de impressão, ou você diz que a culpa é do setor criativo? Ou pessoal do criativo, você diz que a culpa é do impressor?” 

Marcola

Bem como a questão da responsabilidade, Marcola também fala sobre a relevância de acompanhar e até fazer o trabalho do técnico na manutenção das máquinas.

Marcola conta que quando ia recebê-lo, servia um café e dizia para o técnico: “só me fala o que é para eu fazer”. Ele colocava a mão na massa, trocava e alinhava as peças e assim ia aprendendo o básico no conserto das máquinas.

Ou seja, isso rendeu a ele muitas oportunidades de emprego e agilizou seu trabalho inúmeras vezes. Mas, sobretudo, conhecimento é o investimento que você nunca perde!

Ainda não teve tempo de conferir esse bate papo imperdível sobre perfil de cor e pré-impressão? Não se preocupe!

Por fim, nós separamos pra você os melhores momentos dessa live, que rendeu um compilado de frases incríveis.

Confira também os outros conteúdos do nosso Portal O Impressor!

Highlights do episódio

  • “Os melhores técnicos que conheci foram impressores.”
  • “Eu disse que faço. Agora, como eu faço… Aí é comigo.”
  • “Quando você vai pra dentro do laboratório de impressão, para fazer acontecer, você tem que estar ciente das variáveis envolvidas.”
  • “Não tenho vergonha em errar, não tenho vergonha em perguntar e não tenho vergonha de aprender.”
  • “É difícil acreditar numa startup. E é difícil acreditar no conhecimento.”
  • “Eu não tenho problema em passar conhecimento. Você tem problema pra receber?”
  • “Quem tem vontade, já tem a metade. A outra metade é só o esforço”
  • “Se você não tem comprometimento com o resultado, que tipo de profissional você é?”
  • “Nada é de graça nesse mundo. Se você conseguir mudar e passar por essa dor que você tá sentindo agora, você vai melhorar.”
  • “Eu vivo a vida que tenho hoje porque sempre tive vontade de fazer acontecer.”

Deixe uma resposta