Plotter de impressão: sua compra é um grande passo para quem está começando a empreender na área. Mas não é uma tarefa simples!

Afinal, existem diversos modelos e marcas no mercado, o que dificulta a fazer a escolha certa na hora da compra.

Se você quer comprar sua primeira Plotter de Impressão ou precisa de um novo equipamento para ampliar o seu negócio, nós podemos te ajudar!

Leia nosso artigo e confira 5 perguntas para se fazer ANTES de comprar sua Impressora.

Cuidado com o famoso “Papo de Vendedor”

Um estudo feito pelo SPC Brasil em 2016 revelou que todos os consumidores, em algum momento da vida, já fizeram compras por impulso. 

Isso quer dizer que todo mundo já deixou a razão de lado na hora de comprar algum objeto ou serviço, muitas vezes desnecessários ou não planejados.

Aliás, você mesmo já deve ter levado para casa um produto que acabou não usando, comprado simplesmente por impulso, não é mesmo?

man falling carton boxes with negative words

Quando essas compras são pequenas, como um docinho de padaria ou uma roupa nova, elas podem não gerar tanto impacto no seu bolso.

Mas se você agir da mesma forma quando for comprar a sua Plotter de Impressão, que é um item de alto custo, vai acabar com um equipamento que não atende suas necessidades.

Afinal, sem uma pesquisa prévia sobre a máquina que você deseja comprar, você pode ser levado pelo famoso “papo de vendedor” e comprar uma impressora por impulso.

Lembre-se que o objetivo de todo vendedor é vender, e por isso, ele não vai poupar esforços para te convencer de que o produto dele é o melhor para você, mesmo que não seja.

Então, se você quer investir o seu dinheiro com segurança, você precisa fazer sua lição de casa e descobrir o que perguntar na hora da compra!

Assim você vai escolher a Plotter de Impressão que realmente mais combina com você e seu negócio, conhecendo seus pontos positivos e negativos.

Quer saber quais são essas perguntas? Descubra lendo o nosso artigo!

Não compre sua Plotter de Impressão antes de Conferir essas 5 Perguntas

Você está pensando em ir até uma loja para comprar a sua Plotter ou pedir um orçamento detalhado?

Nós separamos 5 perguntas que você deve fazer ao vendedor da empresa para descobrir se uma máquina realmente atende às suas necessidades.

Esse tipo de informação é crucial para saber se este é um investimento que vale a pena ou não.

E é sempre importante lembrar que quando se trata de uma compra, perguntar nunca é demais.

Com as informações certas, você se previne de possíveis arrependimentos e problemas futuros.

Confira!

1- Existe Assistência Técnica na minha cidade?

Seria muito bom se nossos produtos durassem para sempre, sem a necessidade de trocas de peças ou manutenções, não é mesmo?

plotter de impressão

Mas nós sabemos que esse tipo de tecnologia ainda não existe no mercado. Por isso, comprar um equipamento com boa assistência técnica é essencial.

Principalmente quando a sua produção depende dessa máquina.

Então, antes de comprar uma Plotter, descubra se a empresa oferece um suporte técnico próximo de onde você mora.

Assim, caso a sua impressora apresente algum problema de funcionamento, ele poderá ser resolvido rapidamente.

Dessa forma você consegue retomar a sua produção em pouco tempo e minimizar as perdas, além de não precisar gastar com altas taxas de deslocamento de um técnico.

2- Qual o Corpo Técnico Disponível?

Direto do túnel do tempo, Ruivão e Lucas, em 2018, fazendo manutenção técnica nas impressoras do Armazém da Criatividade! Plotter de Impressão
Direto do túnel do tempo, Ruivão e Lucas, em 2018, fazendo manutenção técnica nas impressoras do Armazém da Criatividade!

A segunda pergunta trabalha em conjunto com a primeira, por isso, você pode emendá-la já na sequência.

Até porque a resposta da primeira pergunta quase sempre é positiva, mas apenas ter uma cobertura técnica disponível não é suficiente.

Portanto, vale a pena perguntar quantos técnicos estão disponíveis para te atender.

Afinal, se muitas pessoas na sua região usam equipamentos da mesma empresa que a sua, mas existem poucos técnicos na área, você vai ter que esperar caso precise de suporte.

E lembre-se: impressora parada é dinheiro perdido.

Por isso, é melhor comprar uma Plotter um pouco mais cara, mas que ofereça todo o suporte que você precisa quando o assunto é assistência técnica.

3- Quantos metros quadrados essa Plotter de Impressão imprime por litro de tinta?

Plotter de Impressão
Foto de 2014, quando Ruivão atendeu um cliente que precisou produzir com extrema velocidade a campanha da Copa do Mundo no BR. Na ocasião, o ajuste do consumo de tinta foi fundamental para a lucratividade da produção.

Embora essa pergunta seja feita com frequência, muitas vezes a resposta que recebemos é bem generalizada: em média 100 m²/L.

Mas, na verdade, isso varia muito! Afinal, quando o perfil de cor da sua máquina está desajustado, você pode gastar muito mais do que essa média. 

E o contrário também é verdade. Usar o perfil de cor certo para o substrato que você imprime pode gerar uma grande economia para a sua plotter.

Assim, usando o perfil de cor adequado para cada mídia (lona, papel fotográfico, adesivo, etc), você pode rodar de 200m² a 300 m² por litro!

Por isso, descubra se a empresa que está vendendo a plotter fornece um técnico de colorimetria para te ajudar a definir seu perfil ICC.

Dessa forma, mesmo pagando um pouco mais no momento da compra, você terá um ganho a longo prazo, graças à economia de tinta.

Não sabe o que é ICC ou perfil de cor? Descubra tudo sobre o assunto assistindo este vídeo.

Temos também um podcast com um grande especialista em perfil de cor, que você pode conferir neste vídeo.

4- Qual o consumo de energia por hora dessa Plotter?

Plotter de Impressão
Nobreak de 3kva alimentando duas Epson.

Saber o consumo de energia de uma plotter é tão importante quanto saber o seu consumo de tinta. 

Afinal, esse valor vai impactar no preço final do seu produto.

E talvez você pense que essa soma não deve ser tão alta, mas quando pensamos a longo prazo, ela faz uma grande diferença.

Aliás, algumas das impressoras que são mais baratas no mercado chegam a consumir o dobro de energia das plotters mais robustas.

Por isso, muitas vezes você acaba pagando a diferença de preço entre elas em um ou dois anos, só com a sua conta de energia!

E assim, você acaba pagando o preço de uma máquina líder de mercado por uma máquina de qualidade inferior.

5- Qual é o Retorno sobre Investimento dessa Plotter de Impressão?

stack of dollars and black envelope with banknotes inside

Você já ouviu falar sobre o Retorno Sobre Investimento (ROI)?

Essa métrica é essencial para começar a planejar o seu negócio, e é um dos indicadores chave para qualquer empresa.

Nós falamos um pouco mais sobre indicadores e métricas importantes para quem empreende neste artigo

Basicamente, o ROI é um cálculo que permite descobrir se um investimento vai te dar lucro ou prejuízo.

Assim, você consegue avaliar se vale a pena ou não investir naquele projeto.

Quando pensamos na compra de uma plotter, o ROI é o tempo em que o valor dessa compra retornará para o seu bolso através da sua produção.

Em outras palavras, em quanto tempo a máquina vai se pagar.

Vale lembrar que essa não é uma ciência exata. Contudo, o vendedor terá algumas médias aproximadas. 

Por exemplo: vendendo 100 canecas personalizadas por mês, em X meses você receberá de lucro o valor investido nessa máquina.

Conhecer esses números te ajuda a precificar os seus produtos pensando em obter lucro, não em apenas seguir a média de preços dos seus concorrentes.

Dessa forma você aumenta as chances de sucesso do seu negócio, além de criar um planejamento que corresponda à realidade da sua produção.

Assista também ao vídeo que foi a origem deste conteúdo!

Dica Bônus: Fique de olho em tudo que envolve o Universo da Impressão com o Portal O Impressor

Além de comprar a plotter certa, quem quer empreender com impressão precisa estar ligado nas novidades do ramo.

Por isso, aqui no Portal O Impressor nós compartilhamos notícias, conteúdos ricos de informação, eventos e palestras da área.

Você pode encontrá-los no nosso Portal, Canal do Youtube, Podcast no Spotify e também na nossa revista UMAPASSADA.

Se você quer ter acesso a estes conteúdos assim que eles forem lançados, e não correr risco de ficar de fora, entre no nosso grupo do WhatsApp!

Lá, nossa equipe compartilha os links desses materiais o mais rápido possível, sem spam e sem encher a sua caixa de entrada.

Deixe uma resposta