Você quer vender cada vez mais impressão, certo? Então, você já parou pra pensar na possibilidade em aplicar os conceitos de UX na Impressão Digital? Pois é isso que vamos te trazer nesse artigo!

Nas últimas décadas, a área que lida com a experiência do usuário vem ganhando cada vez mais importância nas empresas no Brasil e no exterior.

Isso porque os números são impressionantes: de acordo com o Design Management Institute (DMI), as empresas que focaram nesse âmbito tiveram uma superação no índice S&P de 228%. Dentre elas, estão as gigantes Apple, Coca-Cola, Ford e Starbucks. Simplificando, essas empresas ficaram mais valiosas ao aplicar os conceitos de UX.

Fonte: dmi.org

Certo. Mas o que você, uma simples empresa de impressão no Brasil, tem a ver com isso?

Todas essas empresas gigantes são fortes tanto na atração quanto na retenção do seus clientes. Elas são capazes em inovar e mantê-los fiéis, não só pela qualidade dos seus produtos. Isso porque elas olharam com atenção para o seu público – e foi esse detalhe que os levou a conquistar a liderança. Se você conseguir aplicar isso ao seu negócio, seria bom, né?

E, caso contrário, se você não aplicar isso, você corre o risco de perder espaço no mercado.

Isso já virou estatística: segundo um estudo publicado na Forbes, 30% das empresas que tiveram um baixo desempenho na experiência do usuário sofreram uma queda brusca de crescimento. Você não quer isso, né?

Lembre-se que cada vez mais as empresas estão se atentando para a experiência dos seus clientes e medindo sua satisfação. Afinal de contas, o cliente é o responsável pelo sucesso do seu negócio! Logo, você não quer ficar para trás, certo?

Então, antes de mais nada, acompanhe nosso artigo para primeiro entender o que é UX e como esses conceitos podem fazer a diferença no seu negócio!

O que é UX?

Você provavelmente já ouviu falar sobre UX. Mas você sabe o que significa? Antes de mais nada, vamos dar uma olhada na definição.

ux e impressão digital

A sigla UX é a abreviação de User Experience que, em português, traduzimos como “experiência do usuário”. Isso se refere a um conjunto de estratégias com o objetivo central de fornecer experiências melhores aos consumidores de serviços e produtos, tanto digitais quanto físicos – que é o caso de um produto impresso, como banner, adesivo, caneca ou papel de parede.

Isso vai desde a entrega de soluções fáceis ao seu cliente, passando pela lógica em cada etapa de interação com o mesmo, até garantir o uso de sites e aplicativos de forma fluida e intuitiva para contato e compra.

Assim, é um conceito que está ligado a como e de quais formas os usuários se relacionam com seu produto final.

Ou seja, pensar e entender a UX é uma forma de aumentar a satisfação dos seus clientes com seus produtos e serviços!

Afinal de contas, esse é uma das principais formas de manter seu público fiel e ativo. Se uma pessoa está satisfeita com a experiência e o resultado que obteve, ela certamente vai continuar a consumir esse serviço de você!

Áreas da UX

Devido ao seu grande sucesso, a UX é uma área que está em constante expansão e aprimoramento. Com isso, ela foi ramificada em diversos setores com atuações específicas.

De forma bem resumida, algumas das diferentes áreas de atuação da UX são:

  • UX Researcher: analisa os usuários para identificar comportamentos, necessidades e motivações dos clientes;
  • UI/UX Developer: englobando também o campo da User Interface, essa área mescla a experiência do usuário com as habilidades de programação e desenvolvimento de software;
  • UX Writer: entende as necessidades dos usuários para criar o tom de voz e narrativa que o produto/serviço se propõe a passar;
  • Estratégia de UX: monta um plano a longo prazo que alinha todas as interações do cliente com a sua estratégia de experiência do usuário, para refletir no comercial.

Para conferir mais sobre as outras áreas, confira esse artigo da Digital House explicando tudo sobre elas!

Agora que você já conheceu um pouco sobre esse conceito, vamos refletir sobre como ele também pode ser aplicado no mercado de Impressão Digital e fazer a diferença no seu negócio!

O UX e a Impressão Digital

ux e impressão digital
Um simples adesivo impresso com um QR-Code, pode levar o seu cliente a conhecer mais detalhes de seus produtos!

Como vimos acima, a UX é a área que se preocupa em fornecer as melhores experiências para os usuários de produtos ou serviços. Em outras palavras, são estratégias para tornar a experiência do cliente mais simples e sem dificuldades.

Nesse sentido, é um campo que pode facilmente ser pensado para o seu negócio de Impressão Digital, principalmente para incrementar suas vendas!

Perceba que não estamos falando sobre valores ou da qualidade do seu produto. Mas sim de como o cliente se relaciona com com sua empresa até adquirir o produto final.

Por isso, selecionamos algumas perguntas para fazer você refletir sobre a experiência dos seus clientes ao adquirir seu impresso:

  • No seu site ou perfil em rede social, as informações são facilmente acessadas? Ou o cliente tem que perder tempo “caçando” o que ele quer?
  • Sua empresa possui canais de comunicação rápidos e diretos?
  • Se você trabalha com um público específico, o seu negócio atende a essas demandas?
  • Para os clientes novos, eles tem uma boa impressão da sua empresa até a aquisição do produto final?
  • No bate papo com o cliente, suas palavras são claras e compreensíveis?
  • Você perde clientes com frequência? Se sim, sabe qual é a causa disso?

Assim, essa lista pode seguir por mais inúmeras perguntas.

Desse modo, você pode pensar se o seu negócio está oferecendo mais do que um produto de boa qualidade – por mais que isso seja muito importante. Agora, você sabe que não é só isso que mantém o cliente satisfeito e fiel!

As 5 Lições valiosas da UX na Impressão Digital

Por fim, nós selecionamos algumas lições e dicas de ouro dos profissionais da UX que servem perfeitamente para o seu negócio de impressão – e pra vida!

Elas foram escritas pelo Michael Reynolds, especialista em UX Design, e traduzidas aqui para o Portal O Impressor.

Confira nossa seleção:

Procure entender o seu público.

Ouça tanto quanto você fala. Também ouça antes de falar e seja o último a falar. Ouça para entender, não para formular sua próxima pergunta. Procure entender o problema – e entender pela perspectiva do seu público.

Comentário do Ruivão: Quando o cliente procura um impresso, ele não quer o impresso em si. Ele quer a solução que essa impressão oferece.

Por exemplo: uma loja que precisa de um banner para divulgar um produto, na verdade, ela quer aumentar suas vendas e não o banner em si, entende? Aproveite a oportunidade para oferecer outros produtos que podem ajudar o seu cliente a vender mais.

ux e impressão digital

Sempre estabeleça métricas para medir objetivos, o progresso e o sucesso antes de começar um negócio.

Se o sucesso não for mensurável, é difícil provar o valor do seu trabalho e, em última análise, o seu valor para o projeto, cliente e empresa. Busque a sua definição de sucesso e como medi-lo antes de iniciar qualquer coisa, para garantir que você está perseguindo o objetivo correto.

Comentário do Ruivão: Você tem sua empresa de impressão. Então, defina o que é sucesso para você.

Sucesso é comprar uma segunda máquina? Ou é aumentar sua equipe e gerar emprego? Ou alcançar um faturamento X reais mensais?

Sabendo o que você quer, corra para conseguir! Quando você atingir esse objetivo, crie novas métricas e para alcançar novos sucessos!

Continue sempre na busca por conhecimento.

Fazer a mesma coisa repetidamente não significa que você está melhorando. Quando algo não está funcionando, aprenda como mudar e mudar rapidamente. Você ficará estagnado se parar de aprender ou ouvir críticas. Cada desafio é uma oportunidade de aprender e crescer.

Comentário do Ruivão: Se você está aqui no Portal O Impressor, lendo este artigo, provavelmente está buscando conhecimento. Então parabéns!

Mas não pare aqui! Leia os mais de 200 artigos que temos e confira nossos cursos e web séries, como esta aqui!

Não tente fazer tudo sozinho.

Não tenha medo de pedir ajuda ou colaboração: equipes eficazes são muito mais bem-sucedidas do que qualquer gênio sozinho jamais será. A base de uma equipe eficaz é a busca de um objetivo comum. Se outros contribuíram para o seu sucesso, dê o crédito onde ele pertence e agradeça a eles por sua ajuda.

Comentário do Ruivão: Não tenha medo de formar sua equipe, ensinando a ela o que você sabe e incentivando a buscarem novos conhecimentos. Quanto mais conhecimento aplicado ao seu negócio, melhor será a experiência do seu cliente ao consumir seus produtos impressos.

Conclusão: a UX e a Impressão Digital

Em suma, como vimos ao longo desse artigo, os conceitos da área de Experiência do Usuário podem ser muito proveitosos para o seu negócio de impressão digital.

Ou seja, se você lida com o público, é necessário que você se preocupe com a satisfação dele – e isso vai além do que só oferecer uma impressão de qualidade.

Assim, olhar para como a experiência e o produto são percebidos pelo cliente e garantir que isso seja feito da melhor forma possível é um dos fatores de sucesso para seu negócio.

Como resultado, você vai ter um público fiel e ativo, além de atrair novos clientes.

Em contrapartida, caso você não se atente a isso, você tem grandes chances de perder espaço para a concorrência.

Logo, se você não olhar para o seu negócio com atenção e cuidado, principalmente pensando em como atrair e manter seus clientes, sua empresa pode estar fadada ao fracasso.

Afinal de contas, o cliente é a alma de todo negócio!

E então? Vai começar a pensar em como aplicar a UX na Impressão Digital?

Por fim, continue acompanhando os nossos conteúdos aqui do Portal O Impressor para não perder nenhuma informação sobre impressão digital! Se ligue também no nosso canal no Youtube, acompanhe nossos Podcasts no Spotify e siga nosso perfil no Instagram!

Deixe uma resposta