A área da fotografia é um bom ramo a ser explorado pela impressão digital. Neste artigo, vamos analisar o cenário do mercado brasileiro para empreender!
Impressão Digital para fotografia
O mercado da impressão é composto por vários segmentos. Um deles é a impressão fotográfica, que trabalha com a impressão de fotos em vários tamanhos e formatos.
Assim, por ser um ramo próprio, a impressão para fotografias precisa de equipamentos e insumos específicos. Logo, imagens impressas em papéis e impressoras comuns não fazem parte desse segmento, que vai além disso.
Vale a pena lembrar que um bom negócio nunca vende apenas um produto. Na verdade, quando um consumidor adquire uma mercadoria, não está interessado naquele objeto, mas no que ele representa.
Por isso o ramo de impressão digital para fotografia é tão interessante, afinal, você vai diretamente com os sentimentos e valores das pessoas.
Imprimir uma fotografia é materializar momentos importantes e pessoas queridas. No momento em que estamos vivendo, com o isolamento social e a pandemia do coronavírus, isso está definitivamente em alta.
Você sabe por que você precisa conhecer um mercado antes de entrar de cabeça nele e começar a investir?
Não há escapatória: não ter um planejamento é fazer o sucesso da sua empresa depender unicamente da sorte.
Segundo o Sebrae, um dos principais motivos que levam um negócio ao fracasso em seus 5 primeiros anos, é a falta de planejamento prévio.
Nem toda a força de vontade de um empreendedor consegue superar esse desafio sozinho. Por isso, se você ainda não conhece o mercado que deseja empreender, comece a pesquisar sobre ele agora mesmo.
O comportamento do mercado vai te fornecer informações cruciais, para te ajudar a montar um negócio sustentável e bem sucedido.
Afinal, uma empresa só consegue ser financeiramente saudável quando segue um planejamento.
A pandemia acabou com o mercado de impressão para fotografia?
A pandemia de coronavírus, que começou em 2020, afetou negativamente vários setores do mercado, inclusive o da fotografia e impressão.
Nesse cenário, é comum pensar que o impacto para o mercado seria irreversível. Mas temos uma boa notícia: as expectativas para a retomada e crescimento desse setor em 2021 são muito positivas!
Segundo a IDC Brasil, o mercado total de impressoras de tinta terá alta de 12% em comparação com o ano anterior.
Além disso, o fechamento do setor de eventos e turismo gerou uma demanda acumulada, e provavelmente voltará com força total nesse ano.
Assim, com vários eventos e casamentos sendo remarcados para o segundo semestre de 2021, temos muitos motivos para acreditar que o mercado vai crescer e muito.
Segmentos de impressão para fotografia em alta?
Se você acha que a única forma de trabalhar com impressão de fotos é através de um negócio padrão de impressão, está enganado.
Atualmente, existem diversos setores em alta nesse mercado. Por isso, trouxemos alguns deles para você. Confira!
Alguns dos segmentos da fotografia que trabalham diretamente com a impressão, são:
Lojas de fotos e Impressões em Eventos
Embora seja cada vez mais fácil tirar as próprias fotos em casa, com o uso de smartphones, e armazená-las online, a impressão de fotos ainda é muito procurada.
Isso porque as fotos impressas podem ser usadas tanto para decoração quanto para criação de álbuns de fotos.
Assim, lojas que imprimem fotos com qualidade e rapidez, entregam uma foto completamente diferente, pois as pessoas tendem a valorizar cada vez mais as fotos impressas, pois possuem milhares de fotos digitais, logo, vão querer materializar somente aquelas realmente especiais.
A mesma lógica pode ser aplicada a impressão durante os eventos programados para o ano que vem.
Um ótimo equipamento para fazer isso é a Epson D870, que você pode conhecer os detalhes neste Review:
Fotocabines
Em um mundo onde tudo está a um clique de distância, a rapidez deixou de ser um diferencial para virar uma exigência do mercado.
Por isso as cabines de fotos instantâneas fazem tanto sucesso. Além disso, exatamente pelo digital estar ganhando tanta força, as fotos impressas são produtos diferenciados, que passam valor.
As Fotocabines são chamativas, e podem ser usadas como técnica de branding em eventos, como lembrancinhas, etc. Estão cada vez mais em alta!
Decoração em Grande Formato
Não é só de texturas que vive o mercado de decoração.
As pessoas estão também querendo decorar os ambientes de suas casas com fotos exclusivas e em grande formato, impresso em Plotters Ecossolvente, com tinta atóxica como a Epson S40600.
Portanto, se você quer entrar nesse mercado também, confira o Editorial Exclusivo sobre Decoração com Impressão Digital, aqui do Portal O Impressor.
Básico sobre Papel de Fotografia
Se você está pensando em começar neste ramo, conheça um pouco sobre o principal insumo para a impressão fotográfica. Afinal, a qualidade do impresso vai depender muito da escolha do papel.
Existem alguns tipos de papel fotográfico. Você conhece os mais famosos?
Papel Glossy
O papel glossy, ou brilhante, garante uma tonalidade mais viva para o seu impresso. Contudo, sua superfície demora um pouco mais para secar, por isso, é preciso ficar atento para não borrar.
Papel Matte
Também chamado de fosco, esse tipo de papel é mais resistente à luz e a marcas de dedos. Assim, ele não produz reflexos, e deixa contrastes e variações de cores em evidência.
Papel acetinado
Parecido com o papel glossy, o acetinado deixa cores vivas ainda mais destacadas. Diferente dos brilhantes, eles não produzem reflexo, e são mais resistentes.
Além do tipo, é preciso ficar atento para a gramatura e tamanho do papel que você vai usar.
Vale a pena investir em impressão para fotografia?
Portanto, se você chegou até aqui, provavelmente descobriu que o mercado de impressão é muito mais interessante e promissor do que você imaginava.
Esse é o primeiro passo para começar um planejamento de negócio, que vai te ajudar a não começar uma empresa com data de validade.
Mas se você ainda não está totalmente convencido de que este é um bom mercado, e se sente inseguro em investir nesse setor, recomendamos a leitura do artigo “Vale a pena investir em impressão para fotografia”.