Assim como todo o setor comercial, o mercado de impressão digital foi impactado com a pandemia de coronavírus no último ano, por isso, vale a pena se atentar às mudanças para aumentar suas vendas no pós-pandemia.

Com os comércios fechados, o segmento da impressão precisou se reinventar.

Agora, a pergunta que fica é como o retorno gradual e a normalização das atividades nesse setor afetam esse mercado.

Afinal, o sucesso do seu negócio depende da sua capacidade de entregar aquilo que o mercado exige.

Quer descobrir o que vai mudar no comportamento do consumidor nos próximos meses? Então leia esse artigo até o fim!

A pandemia mudou o comportamento de compra dos clientes

Esperar que os negócios voltem a ser como antes da pandemia é uma ilusão.

Isso porque o comportamento das pessoas mudou, principalmente quando o assunto são compras.

As motivações, desejos e formas de comprar dos consumidores mudou, e se a sua empresa não se adequar a isso, vai ser prejudicada.

Hoje em dia, as vendas pela internet, por exemplo, estão crescendo, e a previsão é que aumentem ainda mais no pós-pandemia, já que utilizar este meio já virou um hábito.

Afinal, o isolamento social aumentou o desejo dos clientes por comodidade e conforto. Quanto menos burocrático, melhor!

Essas e outras tendências despertadas pela pandemia chegaram para ficar, e não vão sumir com a normalização das atividades.

Além disso, alguns setores da impressão digital crescerão mais do que outros, de acordo com as necessidades imediatas das pessoas.

Por isso, se você quer começar um negócio de impressão, fique atento na hora de escolher o seu nicho.

Isso não quer dizer que você não possa investir na área da sua preferência.

Felizmente, o mercado de impressão é generoso, e tem muito espaço e oportunidades para quem quer empreender.

Contudo, entender e se preparar para as mudanças do público em geral pode te ajudar a criar um negócio mais assertivo.

vendas no pós-pandemia

Todos os públicos seguem o mesmo perfil de compra?

Mesmo antes da pandemia, alguns itens e serviços eram mais ou menos buscados de acordo com o perfil socioeconômico das pessoas.

Depois desse período, os desejos e necessidades de consumo desses grupos ficaram ainda mais distintos.

Segundo uma pesquisa feita pela FGV, o perfil de compras pós-pandemia entre diferentes classes sociais é bem diverso.

Por isso, nós trouxemos as principais expectativas de consumo para os próximos meses, de acordo com a renda mensal de cada grupo. 

  • Acima de R$ 9.600: Desejam investir em viagens, restaurantes, cinema e atividades sociais.
  • Entre R$ 4.800 e R$ 9.600: Esse grupo prefere consumir roupas, itens de saúde e cuidados pessoais.
  • Entre R$ 2.100 e R$ 4.800: Querem investir em viagens, restaurantes, cinema e no convívio social.
  • Menor do que R$ 2.100: Buscam maior consumo de alimentos e bens duráveis.

Mercados aquecidos para vendas no pós-pandemia!

De acordo com esses dados, podemos ver oportunidades para investir em produtos impressos para os seguintes mercados:

Turismo

Hotéis, bares, restaurantes e pontos turísticos precisam renovar suas sinalizações, para indicar questões relativas a segurança sanitária.

Além disso, a procura por comunicação visual informativa levando a ambientes digitais, como adesivos com QR-Code para cardápios, por exemplo, vai aumentar e muito!

A renovação da decoração dos ambientes também estará em alta, principalmente de materiais com superfícies fáceis de limpar, uma ótima oportunidade para quem produz papel de parede com vinil adesivo.

Confecção Personalizada

DTG Epson F2100

Como o convívio social vai aumentar, nada melhor do que usar uma roupa novinha, sem “cheiro de isolamento social”!

E nada melhor do que ter uma peça única, certo? De uma só vez você atenderá a demanda de aquisição de roupas e convívio social!

Portanto, é uma ótima opção ter um negócio com tecnologias de impressão DTG ou Sublimação, pois você poderá atender a esta demanda, oferecendo produtos exclusivos para os seus clientes.

Se você pretende começar um negócio de sublimação, conheça a Epson F570, neste Review que o Portal O Impressor preparou pra você!

Como aumentar suas vendas de produtos impressos para cada perfil de consumidores no pós-pandemia?

Para trabalhar com impressão no período pós-pandemia, você precisa alinhar os seus produtos aos desejos do seu público.

Por isso, antes de montar o seu negócio, pense em qual cliente deseja comprar o que você está oferecendo.

Se você ainda não identificou e construiu a persona da sua empresa, é hora de pensar seriamente nisso.

Afinal, o perfil do seu público ideal vai definir o seu nicho dentro da área da impressão. 

Assim, se os seus consumidores estão no grupo que quer investir em roupas, por exemplo, você pode investir em impressão de camisetas.

Além disso, com o grande número de interessados em eventos sociais, você pode atuar em mercados da impressão que atendam essa demanda. 

Aliás, a área de impressão de fotografias para eventos é uma das tendências para esse segmento.

Até porque esses itens são perfeitos como lembranças e brindes para essas ocasiões. 

Se você quer saber mais sobre esse ramo, recomendamos o artigo “Fotografia e impressão digital: Como anda o mercado brasileiro?”

Em geral, o grande segredo é conhecer o seu público, e vender aquilo que ele realmente quer!

Também é importante ficar por dentro das novidades e tendências do mercado.

Como empreender com impressão e vender mais no pós-pandemia?

Se você quer empreender com impressão, mas está com medo de começar, nós podemos te ajudar.

Empreender não é fácil, mas se é o seu sonho, é um caminho que vai te trazer muita satisfação.

Antes de começar a comprar equipamentos ou fazer grandes dívidas para montar o seu negócio, é importante planejar a sua empresa.

Por isso, separe um tempo para estudar o mercado e o seu plano de negócios. 

A edição 10 da revista UMAPASSADA traz um verdadeiro passo a passo para te ajudar nessa jornada.

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