O uso da comunicação visual continua a crescer. Tanto que, até 2018, a previsão é de que 84% de toda a comunicação de marketing seja visual.

Artigo original, em inglês, publicado no Blog da Techsmith – https://www.techsmith.com/blog/why-visual-communication-matters/, traduzido e comentado para O Impressor por Adriano “Ruivão” Medeiros (ARM).

Há vários motivos pelos quais o uso de recursos visuais, sejam imagens, GIFs animados ou vídeos, continua a aumentar. Afinal, isso está acontecendo em todas as mídias visuais.

Separamos alguns estudos sobre comunicação visual que confirmam essa ideia:

  • Quando se trata de mídia social, um estudo da Adobe descobriu que as postagens no Facebook que incluem imagens produzem engajamento 650% maior do que as mensagens de texto comuns;
  • O popular site de criação de GIF Giphy anunciou recentemente que eles estão entregando 1 bilhão de GIFs por dia, e que esse número está crescendo.
  • O tempo que um adulto passa assistindo a vídeos, por dia, cresceu mais de cinco vezes , passando de uma média de 39 segundos por dia em 2011, para uma média de 1 minuto e 55 segundos em 2015. E o uso ainda está crescendo.

Então, por que o aumento da comunicação visual? Os criadores de conteúdo estão descobrindo que o uso da comunicação visual é uma maneira muito mais impactante de transmitir seu ponto de vista.

Continue a ler para aprender quatro razões importantes pelas quais a comunicação visual é crucial para entregar efetivamente uma mensagem significativa.

ARM – Veja como a Impressão Digital é importante neste estudo. Nem tudo no mundo são telas, ainda interagimos, e muito, com superfícies que podem receber uma impressão digital, principalmente em UV, para comunicar uma mensagem.

1. Economiza tempo, transmitindo mensagens mais rapidamente.

Podemos ter a sensação de uma cena visual em menos de 1/10 de segundo – o que é ainda mais rápido do que a velocidade em que você lê esta frase!

O CEO e co-fundador da Giphy, Alex Chung, disse que “uma imagem pinta mil palavras em seu cérebro… por essa lógica … o GIF, em média, contém sessenta quadros, então eles são capazes de transmitir 60.000 palavras”.

Além disso, as estatísticas mostram que os elementos visuais são processados 60.000 vezes mais rápido no cérebro, do que os elementos em texto. Por isso, transmitir sua mensagem ou ponto de vista rapidamente, é um benefício enorme!

Afinal, tempo é dinheiro, então comunicação visual é economia de dinheiro.

ARM – Use essas informações para convencer o seu cliente a produzir comunicação visual impressa, pensando na quantidade de informações que uma simples impressão pode transmitir ao consumidor.

Assim, as imagens e os vídeos transmitem uma experiência mais rica do que o conteúdo com texto pesado.

Em um cenário de mídia repleto de confusão, é difícil chamar e prender a atenção dos leitores. Como resultado, os leitores geralmente preferem digitalizar o conteúdo em vez de ler palavra por palavra.

Logo, manter seu material carregado com recursos visuais, é uma maneira infalível de transmitir sua mensagem em menos tempo.

2. A comunicação visual garante a entrega de uma mensagem clara e objetiva.

Todos nós já tivemos isso – você se apaixona por um livro, e então você descobre que a história que você ama vai virar um filme.

Você se sente apreensivo ao assistir a versão cinematográfica, temendo que ela não esteja alinhado com a sensação geral que você imaginou ao ler o livro.

Muitas vezes os romances não contêm muita comunicação visual – eles são tipicamente pesados em muito texto, o que deixa muito trabalho para a sua imaginação visual.

Assim, ao ler por prazer, você está procurando deixar sua mente criativa perambular e sua imaginação correr solta – é uma parte da experiência.

Ao ler para negócios, porém, o oposto é verdadeiro. Para comunicações comerciais, é importante que todos os leitores estejam interpretando um significado semelhante, para não correr o risco de perder tempo e gerar confusão.

Por isso, ao enviar uma mensagem para um propósito profissional, menos espaço para interpretação é o que você quer – é uma coisa boa.

3. Ajuda a fornecer uma experiência compartilhada e consistente.

Uma parte importante de fornecer uma experiência consistente com recursos visuais é o uso da marca. Além de um logotipo, muitas organizações definiram cores de marca que devem ser usadas em todas as atividades de marketing.

Logotipos, cores, fontes, gráficos, ícones e imagens, combinados com a voz e o tom de sua empresa, tornam sua marca reconhecível. Aliás, você pode ver isso em ação fazendo o teste Guess .

Usar comunicação visual consistente para uma empresa, é uma ótima maneira de aproveitar o patrimônio da sua marca ao lançar um novo produto, ou entrar em um novo mercado.

Independentemente de sua empresa ter 5 pessoas ou 500 pessoas, garantir que todos estejam usando os mesmos elementos de marca definidos, é uma ótima maneira de começar a gerar reconhecimento de sua organização e para criar consciência de marca para o seu público consumidor.

ARM – Veja na imagem acima como a Comunicação Visual de uma marca transita entre diversas mídias diferentes, inclusive entre o físico e o digital. Isso mostra que as empresas de Comunicação Visual devem produzir conteúdo que funcione e entregue a mesma mensagem em todas mídias que serão utilizadas na estratégia de comunicação. Isso é um desafio grande, requer uma organização e Fluxo de Produção robusto para fazer a mensagem funcionar, principalmente no quesito cores, em todos os locais que ela vai aparecer. Se quiser saber como, clique aqui e seja informado em primeira mão do lançamento que O Impressor está preparando.

4. Comunicação visual resulta em melhor retenção da informação.

De uma perspectiva científica, constatou-se que o uso de elementos visuais relevantes ajuda o público a lembrar-se das informações com mais eficácia .

Este infográfico descreve algumas estatísticas interessantes – Em uma comunicação visual, apenas 10-20% do texto (ou palavra falada) é lembrada por uma pessoa, mas elas lembram 80% do que vêem e fazem.

Independentemente de a sua comunicação planejada ser interna ou externa, independentemente do tópico ou da estratégia, a retenção é sempre algo para se apontar.

Juntando tudo

A evidência aponta esmagadoramente para a mesma conclusão – usar a comunicação visual é crucial para um plano geral de comunicação estratégica. Por isso, a incorporação de imagens e vídeos em todas as mensagens traz benefícios para o remetente e o destinatário.

Criar imagens não é exclusivo para aqueles com treinamento em design gráfico formal, ou com acesso a ferramentas caras e de alto nível. Capturas de tela simples são um ótimo exemplo de uma maneira fácil de criar sua própria imagem, enquanto transmite uma mensagem de maneira significativa.

Se você não tiver certeza de como começar a usar recursos visuais para ajudá-lo a se comunicar melhor, o Snagit é uma excelente ferramenta para criar capturas de tela, vídeos e screencasts curtos e simples, ou GIFs animados.

ARM – Imprimir a Comunicação Visual é uma tarefa de extrema responsabilidade. Na verdade, a qualidade de sua impressão é a sua comunicação visual para seu cliente.

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