Como Inovar com Impressão Digital? – Em busca do Círculo Dourado

Quantas empresas em seu estado fazem o mesmo produto que você? Em sua cidade? Em seu bairro? Em sua rua? Se todos possuem acesso às mesmas tecnologias, mão-de-obra e insumos, então todos possuem condições iguais para brigar no mercado.

Por que, com condições iguais, algumas empresas se destacam mais que outras?

Gigantes como Google, Apple e Uber passam pelas mesmas dificuldades que você, possuem concorrentes tão qualificados quanto, mas como elas conseguem se destacar? Qual o segredo?

Pensando em falar de inovação para quem produz impressão digital, Adriano Ruivão Medeiros fala sobre o Golden Circle de Simon Sinek e como ele pode se aplicar ao nosso setor.

Então escute o episódio 02 da terceira temporada do Podcast O Impressor, leia o artigo e os links e não esqueça de compartilhar com seus contatos.

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Artigo – Como Inovar com Impressão Digital? – Em busca do Círculo Dourado

Responda rápido, quantos concorrentes você tem aí no seu bairro, até na sua rua pode ter vários, na cidade ou no estado nem conta!

Tem muita gente produzindo impressão digital, seja para comunicação visual, para brindes, para sublimação, para o que quer que seja. Todo mundo tem acesso às mesmas tecnologias, mesma quantidade de mão de obra e consumidor.

Isso pode parecer ruim, mas é bom, seria ruim se no mercado houvesse disparidade técnica, mas não há, está todo mundo usando a mesma coisa, fazendo o mesmo tipo de produto, podendo entregar para o cliente a mesma qualidade. Então, como é que você se diferencia?

Essa briga por inovação, se diferenciar no mercado, não é exclusividade do nosso ramo, os gigantes passam por isso também. Imagine empresas como Apple, Microsoft, IBM, Dell, todas fabricam computadores e são gigantescas, não possuem limitação financeira nenhuma, nem tecnológica, podem contratar os melhores engenheiros, a melhor mão-de-obra existente no mercado. Por que, então, uma empresa vale mais que a outra, por que uma consegue se diferenciar em alguns tipos de produtos, em outros não?

Se estas gigantes, que concorrem com outras gigantes, que não possuem nenhuma limitação, conseguem entregar valor e diferenciação para se destacar no mercado, por que você não vai conseguir, aí na sua região, já que todo mundo está praticamente em pé de igualdade?Afinal, sabemos que as máquinas do mercado de impressão digital baixaram de preço, é acessível comprar uma plotter para fazer sublimação, personalização de canecas, brindes, banners, então o que fazer para que você possa se diferenciar?

O que que tá faltando acontecer na sua empresa, para você chegar num ponto onde os seus produtos possam se destacar mais que os do seu concorrente?

Exercício 1

Esse exercício você vai fazer agora e também ao final deste artigo, a fim de comparação.

Grave em seu celular, você apresentando sua empresa. Diga: “Oi, sou fulano de tal da empresa tal que faz…”.

Leia todo o artigo e grave uma nova apresentação, baseada no Círculo Dourado, compare a diferença entre a primeira e a última gravação.

A forma como você está se oferecendo para o seu cliente e como você está se exibindo ao mercado, é o que vai fazer a diferença em um mercado tão concorrido quanto o nosso de impressão digital.

O conceito está muito ligado ao Propósito da sua empresa. Você já parou para pensar que sua empresa tem que ter um Propósito? Propósito é: por que essa empresa existe? Qual é o benefício que ela vai trazer para a sociedade, para a região, para os clientes? Tem que ter proposta para existir.

Muitas pessoas começam empresas simplesmente porque observam oportunidade de mercado, acham que estão fazendo um negócio que tem demanda, afinal, se você comprar uma plotter, você vai conseguir vender impressão. Então, é neste detalhe do Propósito que muitas empresas não conseguem se diferenciar. Quando se fala “sou uma empresa que faz banner” ou “uma empresa que faz brinde”, não se está falando do Propósito, apenas do que se faz.

O que se faz, deve estar atrelado a um Propósito e é nesse ponto que as grandes empresas se diferenciam.

Elas não fazem um produto, elas têm um Propósito que é realmente importante para seus clientes.

A teoria do Círculo Dourado (Golden Circle) é representada por três círculos concêntricos:

Seguindo esta lógica, você constrói a cadeia de valor que sua empresa entrega para o seu cliente.

Tudo vai passar pelo Propósito, pois ele é o primeiro conceito desta teoria.

Se você não tem um Propósito, melhor fechar e fazer outra coisa.

Propósito é muito ligado à motivação! E aqui não estamos falando de motivação pessoal, do porquê você acorda todo dia e vai trabalhar, isso a gente consegue entender, afinal você pode ter filhos para criar, ter um sonho, um objetivo que te faz trabalhar. Mas, por que você abre a porta da sua empresa todos os dias? E os seus funcionários, eles sabem o motivo da sua empresa existir? Todos os dias que ela abre, qual o motivo dela funcionar?

Para entender melhor, vamos observar o Propósito de duas empresas bem conhecidas:

Apple Why / Por que: Tudo o que nós fazemos é desafiar o que está no mercado e fazemos pensando diferente.

Natura – Why / Por que: Somos apaixonados pela cosmética e pelas relações.

Isso determina porque a Apple abre as portas todos os dias, porque bilionários continuam trabalhando. Eles querem desafiar o que está no mercado, fazendo e pensando diferente, então isso motiva as pessoas que trabalham lá!

O Propósito é muito importante, principalmente quando você tem quinze colaboradores, e eles precisam entender por que eles estão trabalhando no seu negócio, por que acordam todos os dias, se deslocam do conforto do seu lar e vão trabalhar com você, por que a empresa é aberta, já que existem no mercado diversas outras empresas iguais.

No caso da Natura, são apaixonados pela cosmética e pelas relações, ou seja, não estão falando que vendem perfume, batom ou um sabonete e sim de sua paixão e motivação.

Exercício 2 – Encontrando o “Por que?”

Para te ajudar a encontrar o Propósito se sua empresa, se reúna com seu sócio, gerente ou a equipe toda, peça para que escrevam palavras que façam sentido com o Propósito de sua empresa existir.

Crie uma nuvem de palavras e selecione três, quatro, ou cinco destas, que você ache que sejam adequadas com proposta da empresa.

Construa com estas palavras uma frase curta, que determine o “Por que?” do Círculo Dourado. Quando alguém perguntar o que sua empresa faz, comece a explicação com esta frase que você criou.

Pessoas se conectam com o Propósito e não com objetos. Comprar um banner ou uma camisa sublimada qualquer um compra, mas se você conseguir mostrar o seu Propósito e este se alinhar com o propósito do seu cliente, você conseguirá se diferenciar.

O segundo círculo é o “Como?”, e está ligado à maneira com que você vai fazer seu Propósito se tornar realidade.

Está muito ligado com o Propósito e é onde você pode demonstrar quais são seus valores, suas crenças, apresentar tudo o que você acha que deve existir, para que seu Propósito possa ser materializado.

Apple – How / Como: Desenvolvemos produtos lindos e fáceis de usar.

Natura – How / Como: A forma que expressamos nossa paixão é promovendo o bem estar das pessoas consigo e com os outros.

Apple pensa diferente e faz isso desenvolvendo produtos lindos e fácil de usar, com esta frase bem curtinha eles conseguem mostrar para o mercado seu propósito é executado.

A paixão da Natura é expressada promovendo o bem estar das pessoas consigo e com os outros.

Exercício 3 – Encontrando o “Como?”

Você vai pensar em mecanismos de materializar o seu “Por que?”, é nessa hora que você vai pedir para que as pessoas pensem:

Se existe um propósito, como ele pode ser executado, como ele pode ser materializado e apresentado para os clientes.

Essa, talvez, seja a frase mais difícil de encontrar, pois é a ponte entre o “Por que?” e o “O que?”.

“O que?”, o terceiro e último círculo é o mais fácil, é o que você faz (provavelmente a sua primeira resposta!rs). Eu faço banner. Eu faço comunicação visual. Faço a aplicação de adesivo. Sublimação. Estampa. Brinde. Caneca e por aí vai…

Normalmente as pessoas começam apresentando sua empresa pelo terceiro círculo. A partir de agora você vai seguir a ordem do Círculo Dourado. Então…

Termine o Exercício 1 – Explique sua empresa pelo “Por que?”, “Como?” e “O que?”.

Grave agora a nova apresentação de sua empresa e compare com o áudio do início. Percebeu alguma evolução?

Dessa maneira, você vai conseguir se diferenciar do seu concorrente. É importante que as empresas comecem a trabalhar neste sentido. Imagina no seu bairro, se você tem dez empresas que fazem a mesma coisa, se cada uma criar o seu propósito de valores, seu “Por que?”, “Como?” e “O que?”, teremos dez empresas concorrentes únicas, cada uma realizando o seu Propósito e se conectando com clientes que têm o propósito semelhante. Sem isso, se todo mundo só faz banner, começa a guerra de preço, o cliente vai simplesmente buscar quem tem o menor preço, quem entrega mais rápido e fim.

A Apple faz smartphones de 10 mil Reais! Um smartphone Android, inclusive com mais recursos, é vendido a quatro mil Reais. Mas, o aparelho da Apple é único, pois é apresentado assim, com seu Propósito.

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