Na contramão do Decreto 59.172, de 13 de Janeiro de 2020, conhecido como a Nova Lei Cidade Limpa, que regulamenta o artigo 26 da Lei nº 14.517, de 16 de outubro de 2007, vislumbramos as possibilidades para nos manter sempre dentro da lei, mediante tanta proibição.

Se você ainda não ouviu falar sobre esse decreto, recomendamos a leitura deste artigo, em que o analisamos mais precisamente.

Não pode panfletar, não pode expor material impresso com propagandas, não pode distribuir material publicitário impresso de nenhuma forma em áreas públicas, não pode isso, não pode aquilo.

Ok, acredito que já entendemos. Porém, tenho certeza de que não digerimos.

O número de empregos criados em torno da produção gráfica, voltada para tais atividades publicitárias, é imenso.

Tal proibição envolve muito mais do que podemos imaginar. As consequências não são animadoras, principalmente para quem está no final da linha, entregando esse material diretamente aos transeuntes.

No entanto, como Impressores, sabemos que podemos ir além.

O novo decreto não só regulamenta uma lei, já tão debatida, mas também nos convida à responsabilidade ambiental, nos conscientizando tanto como mercado gerador quanto consumidor destes futuros resíduos, exigindo ações mais sustentáveis.

Tais ações devem não só atender às questões legais, mas inserir-se no contexto ambiental, ético e social.

Inserir advertência para que o material impresso não fosse jogado em via pública, não foi suficiente. Quem ou O Quê precisamos mudar?

É necessário virar a chave!

Sabemos que esse tipo de material é capaz de atingir um grande número de pessoas em muito pouco tempo e a um baixo custo (monetário).

No entanto, a falta de cuidado por parte de quem distribui e de quem recebe, sempre gerou grandes transtornos, muita sujeira nas ruas e nos trouxe esta drástica consequência.

A tendência é que alternativas, como a distribuição de brindes em ambientes privados ou ações em eventos, cresçam significativamente.

A Era dos Brindes nos aguarda (mais uma vez)!

Material publicitário com utilidade para o cliente, além de não ser dispensado incorretamente, gera visibilidade por mais tempo. Vamos produzir camisetas, bonés, canetas, canecas e muito mais! 

O Marketing Digital também irá crescer e nos estimular a sermos criativos todo o tempo, unindo o digital e o impresso, como dito no Webinar de Inovação, publicado gratuitamente no Grupo Impressão Digital.

Confere lá!

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