EPI e Saúde do impressor são assuntos importantíssimos.

Afinal, impressor que não se protege, compromete a saúde e, sem saúde, não consegue produzir, não pode trabalhar… 

A questão de saúde do impressor é primordial, já que trabalhar com tinta, um produto químico, exige cuidados específicos. 

Você deve conhecer bem o que está manuseando, justamente para saber como se proteger, como fazer com que o ambiente de trabalho seja saudável e todo mundo possa produzir com segurança. 

Mas, como saber exatamente desses detalhes?

[ca-sidebar id=”2431″]

Conhecendo a FISPQ

Você pode se informar pela internet, com seus fornecedores ou buscar assessoria de Segurança do Trabalho para poder te orientar da maneira mais detalhada.

Inclusive, algumas informações abordadas aqui já podem ser aplicadas, imediatamente, para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho. 

Primeiramente, você deve saber que todo produto químico possui uma ficha técnica, com detalhes sobre esse componente químico, o que faz com a saúde de quem está envolvido e como lidar com ele.

EPI
Exemplo de ficha técnica anexada à garrafa de tinta UV, disponível em vários idiomas!

Essa ficha técnica é chamada (em português) de “Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos”, mais conhecida pela sigla FISPQ ou, se for em inglês (um produto importado que não tem a ficha técnica em português), procure pelo termo “Safety Data Sheet”, geralmente entregue junto ao produto.

É importante sempre ter essa ficha em mãos e ler, detalhadamente, para saber mais sobre as questões de segurança.

Na FISPQ, consta a composição do produto, quais os malefícios que pode causar para a saúde e como se proteger deles, como descartá-lo corretamente, além de orientações sobre como proceder em casos de inalação, ingestão, contato com os olhos ou pele. 

De posse dessas informações, caso aconteça alguma emergência, você saberá como agir, a fim de evitar ou minimizar possíveis danos.

EPI: Precauções para a Saúde do Impressor

Os detalhes apresentados aqui são um resumo de algumas fichas de segurança de tintas solvente, de sublimação, UV e, o que se percebe, é que todas apresentam praticamente as mesmas orientações. 

Basicamente, quais cuidados ter ao manuseá-las e a utilização responsável deste produto, pois se trata de um composto químico com possíveis danos à saúde, havendo sempre algum detalhe a ser observado.

Você deve procurar saber quais EPI’s utilizar, para trabalhar corretamente com esse tipo de produto, já que eles estão intimamente ligados aos problemas que as substâncias químicas podem causar, quando em contato com seu corpo, se utilizados de forma inadequada.

Tinta é prejudicial tanto em contato com a pele, quanto por vias respiratórias, em contato com os olhos e por ingestão.

Sistema Digestivo

Sobre “ingestão”, a forma mais óbvia de você se proteger é NÃO INGERIR, mas será que o impressor não ingere mesmo? 

Falando de Impressor para Impressor, sabemos que muitos colegas são acostumados a comer na linha de produção.

Imagina que ele está ao lado da impressora, acompanhando ela rodar: já alinhou, já limpou cabeça, já fez tudo o que era necessário, vai e pega um biscoito, um copo com água ou refrigerante, sanduíche e se alimenta ali mesmo, ao lado da máquina. 

Isso te soa estranho? Sabemos que não. 

Porém, essa é a forma mais comum do Impressor ingerir a tinta, já que ela evapora no ambiente da gráfica, lá na linha de produção, e acaba por contaminar a comida e a bebida, causando danos à saúde que, por vezes, a pessoa só vai descobrir mais tarde, num exame qualquer de rotina.

Então, como já deve ter pensado, a melhor forma de evitar essa ingestão indireta de tinta, é parar de se alimentar no ambiente da produção.  

Entre os principais sintomas, os mais comuns são azia e dor estomacal.

Provavelmente, isso é ocasionado pelo solvente absorvido através do alimento contaminado.

Oftalmológico

Uma importante precaução é a proteção dos olhos, mas são poucos os  impressores que usam óculos de proteção, pois pensam que só devem usá-los na hora de manusear, trocar uma mangueira, mexer nas bombas. 

Mas, da mesma forma que ocorre com os alimentos, os olhos ficam em contato com a tinta evaporada no ambiente e podem ficar irritados e sofrerem, inclusive, de um tipo de infecção química, a conjuntivite química. 

Com isso, fica evidente a necessidade do uso de óculos de proteção, sendo o ideal aquele modelo mais fechado, que protege toda a área dos olhos, além da frontal. 

Para o pessoal que trabalha com Impressão UV, os óculos de proteção precisam ter filtro de luz UV, principalmente para quem imprime em superfícies mais refletivas. 

A luz UV bate no substrato e começa a refletir por todo o ambiente, destacando a necessidade de operar com os óculos de proteção UV.  

Normalmente, quando se compra uma máquina UV, esses óculos já devem vir no kit e, caso não venham, adquira-os numa loja de equipamentos de segurança, antes de começar a trabalhar.

Não é recomendável a compra deste tipo de equipamento sem o selo de segurança, emitido por órgão competente.

Se você precisa usar óculos de grau, encomende-os não só com tratamento anti-reflexo, mas também com proteção UV, a fim de não prejudicar a sua visão. 

Também é possível utilizar seus óculos de grau com os de proteção num tamanho maior, sobrepostos. Preferencialmente, aquele que protege toda a região dos olhos, mantendo-os livres de contato com o ambiente.

Dermatológico

A pele do impressor é outra parte que deve ser protegida, pois ela também absorve o que está no ambiente.

O solvente impregna na pele e vai para o sangue, contaminando-o pouco a pouco. 

Nesse caso, o uso de uma roupa adequada (acima de punho a punho e abaixo até os tornozelos), além de botas de proteção, são itens importantíssimos.

Porém, o ideal é que se tenha ao menos duas roupas desse tipo, a fim de permitir sua correta higienização por meio de lavagem, evitando seu uso em dias seguidos. 

Atente para a importância de retirá-la antes de sair da empresa, evitando a contaminação indireta de outras pessoas.

Vias Respiratórias

A fim de não deixar nenhuma área do seu corpo exposta aos riscos já mencionados, é imprescindível a proteção das vias aéreas, através do uso de máscara de semifacial, com filtro de carvão ativado. 

O fato é que muita gente não usa esse tipo de proteção por terem a sensação de apnéia ao colocá-la. 

Realmente, o ato de inspirar se torna mais lento em virtude da entrada de ar ocorrer após o mesmo ser filtrado.

Mas, aqueles dois filtros laterais da máscara estão justamente purificando o ar que você inalaria direto do ambiente, com todos os compostos prejudiciais dos insumos.

Dessa forma, pense que é melhor tentar acostumar-se a usar a máscara e se proteger a correr, diariamente, riscos desnecessários que poderão afetar lenta e gravemente a sua saúde.  

Escute também o Podcast O Impressor sobre EPI e Saúde do Impressor e leia o artigo final dessa série!

[ca-sidebar id=”2374″]

Deixe uma resposta