Produtos personalizados além da sublimação em tecido, são alternativas para quem tem uma impressora de sublimação e quer implementar uma estratégia para aumentar seu faturamento e mix de produtos.

Criamos este artigo para orientar quem está começando a personalizar produtos, ou para quem já está no mercado e procura ideias para novos negócios.

Portanto, o Portal O Impressor listou 5 produtos que você pode fabricar além da sublimação de camisetas, estampas e tecidos em geral.

Neste artigo você vai encontrar:

  • Por que aumentar seu mix de produtos?
  • Por onde começar se você não está neste mercado?
  • 5 exemplos de produtos personalizados além da sublimação em tecido.

Por que aumentar seu mix de produtos?

Você não deve se preocupar em aumentar seu mix de produtos, se você tem tudo isso:

  • é um especialista em produzir um só tipo de produto;
  • o mercado te reconhece como referência no que faz;
  • tem clientes recorrentes;
  • está com alta demanda.

Se este não é o seu caso, ter um mix de produtos pode ser uma maneira de se defender das oscilações do mercado.

O mercado oscila por diversas questões macro e micro econômicas, completamente fora de nosso controle.

Por isso, precisamos estar atentos e preparados para interpretar o mercado, entender para onde essa demanda está indo e como podemos ganhar dinheiro com tudo isso.

Dessa forma, você adapta a sua produção de acordo com a demanda do mercado, produzindo o que está sendo mais procurado no momento.

Um bom exemplo disso é o pessoal que começou a fabricar máscara para atender às novas necessidades impostas pela pandemia.

sublimação em máscara

Com certeza, ninguém fez um planejamento para produzir máscaras por saber que viria uma pandemia por aí.

Ninguém imaginava isso!

Quem poderia fabricar este produto, simplesmente adaptou sua produção para atender a esta demanda.

Mas, não saia por aí fabricando um monte de coisas!

O planejamento é SIM importante e você pode se preparar para colocar um mix de produtos em sua empresa, usando ferramentas simples e longe de burocracias, como esta que ensinamos neste artigo.

Mas, por onde começar se você não está no mercado de sublimação?

Muita gente procura ideias empreendedoras e acaba considerando fabricar produtos personalizados com sublimação.

Este é um ótimo mercado, pois atende desde uma pessoa que quer dar um toque pessoal em sua casa até grandes empresas!

Todo mundo precisa de algum produto personalizado para se posicionar perante um mercado, imprimir sua personalidade ou simplesmente para admirar algo que é só seu.

Começando SEM Equipamentos

Para ingressar nesse mercado, você não precisa de muita coisa… Nem mesmo de equipamentos!

Faça uma pesquisa no Google:

  • terceirização de sublimação em [nome da sua cidade];
  • brindes terceirizados em [nome da sua cidade];
  • terceirização de personalizados em [nome da sua cidade].

Diversas empresas fabricam produtos com preço de revenda para você comparar, colocar seu lucro em cima e revender para sua rede de contatos.

Com R$49,90 por mês, você já consegue dar uma cara profissional para o seu negócio, tendo um Instagram e um site ou loja virtual como este.

Assim você consegue passar credibilidade para seu cliente, pois estará se portando como uma empresa e vai atrair contatos tanto das redes sociais, como de quem procura esse tipo de produtos do Google.

Começando COM Equipamentos

Se você tem algum capital para investir, começar uma empresa de personalizados com sublimação não é difícil.

Investindo entre 15 e 25 mil reais, é possível comprar:

  • uma impressora de sublimação;
  • uma prensa multiuso;
  • insumos básicos.

Uma impressora de Sublimação

Neste ponto, vou pedir para você se ligar num vídeo que estamos produzindo para março de 2021, onde vamos detalhar todos os custos para iniciar uma empresa de personalizados com sublimação!

Portanto, se você quiser saber quando vamos lançar, é só se inscrever em nosso Canal no YouTube.

Muita gente começa com uma impressora jato de tinta caseira, adaptada para usar bulk-ink (tanques externos) para colocar tinta de sublimação.

Até quebra um galho, mas esse tipo de equipamento não é projetado para trabalhar com sublimação, não conseguindo entregar a melhor qualidade de impressão, tampouco terá a durabilidade necessária para a produção de uma empresa.

Lembre-se, esse tipo de impressora é caseira, que foi adaptada para trabalhar com sublimação.

No entanto, empresas como a Epson desenvolveram soluções específicas, cientes do crescimento desse mercado onde pessoas necessitam de impressoras de baixo investimento, mas que são adequadas para trabalhar com sublimação.

São impressoras de mesa robustas, tão simples de instalar e trabalhar quanto uma deskjet caseira, mas que são desenvolvidas para trabalhar com sublimação de personalizados.

Nesta linha de entrada no mercado, a Epson fabrica:

Epson® SureColor F570

A impressora sublimática Epson® SureColor F570 chegou para revolucionar a personalização de brindes por sublimação.

Ágil e confiável, a primeira sublimática de mesa Epson é ideal para personalizar brindes como canecas e squezzes, copos e louças, almofadas, mochilas, sacolas, chinelos, camisetas, ou seja, brindes promocionais em geral, imprimindo 25% mais rápido que as concorrentes.

Fonte: Site DSI-Epson
Epson® SureColor F170

A Epson® SureColor® F170 foi projetada para quem quer SUBLIMAR BRINDES personalizados com muito MAIS QUALIDADE e velocidade, tecnologia e segurança.

A primeira sublimática Epson para FOLHAS A4 é perfeita para impressão de artes para sublimação de canecas, máscaras, mouse pads, almofadas, cases e muito mais.

Fonte: Site DSI – Epson

Uma prensa multiuso

A prensa térmica é muito importante, a impressora imprime em um papel de transferência, que vai para a prensa térmica em contato com o produto, onde o calor transfere os pigmentos do papel para a superfície plastificada.

A partir de R$600 você já consegue investir numa prensa térmica multiuso para produzir alguns dos produtos personalizados que vamos sugerir em seguida, é só dar uma olhada nessa pesquisa da Amazon que preparamos, que você vai encontrar ótimas opções!

Insumos básicos

Além de tinta e papel de transferência, específicos para sublimação, você precisa do produtos sublimáveis, como canecas, chaveiros, camisetas, copos, mousepad e uma infinidade de possibilidades!

Quando o produto não é sublimável, por exemplo um azulejo, você aplica uma resina, a fim de plastificar a superfície do objeto para receber sublimação, legal né?

Enfim, observe nossa lista com 4 exemplos de produtos personalizados além da sublimação em tecido, para você ver que pode fazer muito mais além de camisetas estampadas!

4 exemplos de produtos personalizados além da sublimação em tecido e + 1 que usa tecido, mas…

Então vamos para nossa lista! Esqueça camiseta, saia, blusinha, almofada, toalha, vamos ver 5 produtos que não são exclusivamente tecidos e que podem ser sublimados!

Mousepad

Mousepad sublimação

Com o surgimento da Pandemia, o teletrabalho (homeoffice) foi adotado por mais de 46% das empresas brasileiras, o que levou as mesmas a oferecerem estrutura técnica para que suas equipes tivessem equipamentos compatíveis para exercerem suas funções.

Para tirar o ar de “estou trabalhando de casa” e transformar em “agora é hora de me dedicar ao trabalho, mesmo estando em casa”, muitas empresas apostaram em entregar estrutura personalizada com sua identidade visual, para que mesmo longe, o funcionário se sentisse de alguma forma conectado ao seu ambiente de trabalho, e então, produza com mais foco.

Dessa maneira, muita empresas solicitaram mousepads personalizados por sublimação e esta é uma tendência que veio para ficar, porquê o homeoffice só tende a crescer.

Louças Para Restaurantes (Cerâmica e Porcelanas)

Não é só de canecas que vive a sublimação de personalizados.

É muito caro para os pequenos restaurantes e lanchonetes terem suas louças personalizadas direto na porcelana, o processo para isso é feito com serigrafia e precisa de uma grande quantidade de produtos para valer a pena.

Sendo assim, pequenos negócios podem ter suas poucas xícaras, pratos e bandejas personalizadas, usando sublimação.

Você pode usar como argumento de venda o impacto visual para os clientes dos restaurantes e a propaganda gratuita.

Portanto, o cliente usa um produto único, personalizado com a logo ou estampa característica do restaurante, passando uma imagem de cuidado e profissionalismo.

E se a comida é bonita ou o momento agradável, o cliente costuma bater foto e postar nas redes sociais, sendo assim, você terá propaganda de graça, como na foto acima que tirei em umas férias e nunca imaginei que usaria publicamente!!!!!!!

Azulejos e Revestimentos

 produtos personalizados além da sublimação em tecido porcelana azulejos

Aqui você pode atuar em vários segmentos de mercado.

Para pequenos negócios, aplicando a mesma lógica citada no produto anterior, como na foto deste item, a mesa do restaurante segue um padrão de revestimento cerâmico com desenhos diferentes, porém complementares, de acordo com a identidade visual do restaurante.

Em decoração de residências, a fim de personalizar um ambiente como cozinha, banheiro, ou mesmo uma parede temática.

No ramo de reformas e construção civil, quando há reparos em residências mais antigas e se perdem azulejos e cerâmicas que não se encontram mais à venda.

Dessa forma, com sublimação você pode copiar a arte e as cores dos azulejos originais e entregar um produto para reposição.

Capa para Celular

Comprando pronta para sublimar, ou aplicando resina, capinhas de celular sublimadas são uma ótima alternativa.

Não importa se é para uso corporativo, ou para seguir modas e tendências, o brasileiro é viciado em capinha de celular, na tentativa de aumentar a durabilidade do aparelho, que já é parte da vida cotidiana como se fosse uma peça básica de roupa.

Extra: +1 mercado, só que com tecido!

É com tecido e vale a pena ficar atento a este mercado!

Última sugestão: Comunicação Visual

Crédito: Miki Yoshihito

Quando se fala em Comunicação Visual, se pensa logo em impressoras solvente imprimindo banners, adesivos, ou na parte de rígidos com tecnologia de impressão UV, usando materiais como ACM, MDF e Chapas de PVC ou Acrílico.

Assim, com sublimação, podemos imprimir banners, bandeiras, totens e os mais diversos revestimentos maleáveis com tecidos sintéticos, para fazer parte da comunicação visual de empresas.

Por exemplo, poderia toda a vitrine da foto acima usar sublimação para sua comunicação.

Conclusão

A sublimação é uma técnica muito versátil e pode dar recursos para atuar em vários mercados, citados nos exemplos acima.

Portanto, com sublimação você pode estampar (imprimir) praticamente em qualquer superfície, basta ser criativo e estar atento a possibilidades, testar e criar MVPs, como falamos neste post, e partir para as vendas.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube, vamos publicar em breve uma séries de vídeo, explicando como se fabrica cada um desses produtos personalizados, além da sublimação em tecidos.

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