E se o Corel acabar, sua empresa sobrevive? Já pensou nisso?

O Corel é uma das ferramentas mais importantes no mercado gráfica.

Apesar disso, a pandemia do coronavírus mostrou que tudo pode mudar de uma hora para outra.

Pensando nisso, vamos imaginar o que aconteceria se o Corel acabasse?

O que é o Corel?

O Corel é um programa para criação de desenhos e imagens com base em vetores. Geralmente, é usado por designers para fazer ilustrações e layouts. 

Ele ajuda na criação de diversos produtos, como desenhos publicitários, logotipos, capas de revistas, etc.

E se o Corel acabasse agora?

Provavelmente você deve estar com ele aberto agora!

Ou o usou intensamente durante todo o dia!

Se amanhã ele sai do ar, sua empresa sobrevive?

Por que aprender a usar outros programas agora?

É melhor prevenir do que remediar

Uma das coisas que a pandemia ensinou é que tudo pode mudar de uma hora para outra. Por isso, é melhor se preparar para não ser pego desprevenido. 

Em outras palavras, por que não aprender novas ferramentas o mais rápido possível?

Sair da zona de conforto

Muitas vezes, ferramentas já consolidadas criam um certo comodismo ao usuário. Entretanto, programas diferentes são ideais para funções diferentes.

Assim, ficar estagnado numa única ferramenta é uma desvantagem ao usuário, que se limita a um único programa. 

Aproveitar o tempo livre

Uma das consequências do isolamento social imposto pela pandemia, foi o aumento do tempo livre. 

Frequentemente, esse é o maior problema na hora de aprender algo novo. Por isso, por que não aproveitar esse período para ganhar novos conhecimentos e se atualizar?

Corel editor

Outras ferramentas para substituir ou complementar o Corel

Mesmo que o CorelDRAW não acabe (ao menos não tão cedo), conhecer outras ferramentas e combiná-las é um grande diferencial

Dessa forma, conseguimos mais recursos e liberdade criativa. Além disso, não ficamos 100% dependentes de um único programa. Afinal de contas, adquirir mais conhecimento é aprimorar nosso trabalho.

Adobe Photoshop

O Photoshop é provavelmente o programa mais popular de edição de imagens hoje em dia. Possui muitas ferramentas, e é seu público alvo são, principalmente, designers gráficos. 

Seus recursos melhoram a qualidade de fotos, cria montagens  e inserire elementos sobrepostos.

Embora aprender suas ferramentas seja um processo desafiador, ele não é impossível. Além disso, a grande qualidade do resultado final vale o esforço!

No cotidiano, esse saber usar o Photoshop também é uma grande ajuda. Layouts atrativos e edições simples em imagens para posts em redes sociais podem ser feitas nessa ferramenta. 

Adobe Illustrator

O Illustrator é um software de edição de imagens que trabalha com ilustrações vetoriais.

A lógica dessa ferramenta é similar a de outros programas da Adobe. O usuário acostumado apenas com o CorelDRAW pode sentir alguma dificuldade nos primeiros contatos com a ferramenta. No entanto, ao praticar, a dificuldade acaba.

Bem como o Corel, o Illustrator é indicado principalmente para a criação de vetores. Diferente do Photoshop, ele não usa resolução para manipular as imagens, isso facilita o aumento e diminuição das ilustrações.

Por isso, esse programa é ideal para a criação de logotipos, ícones e ilustrações complexas.

Adobe InDesign

O InDesign também é uma ferramenta do pacote Adobe. Além de funcionar como um programa de edição eletrônica, seu maior diferencial é trabalhar também com edição de texto.

Por isso, apesar da maior parte de seus usuários serem designers gráficos, esse programa é usado também por times de marketing e criadores de conteúdo. 

Devido ao seu amplo recurso em editoração de textos, ele é usado em conteúdos para uma estratégia de marketing de fundo de funil.

Alguns exemplos desses materiais são:

Ebooks

Em primeiro lugar, um ebook é um livro em formato digital. Por se tratar de um livro, o ebook é o material perfeito para falar de temas mais complexos.

Ele é feito para visualização em computadores e celulares. Assim, o design gráfico de um ebook é de extrema importância. Assim, recursos visuais como imagens e gráficos fazem grande diferença.

Infográficos

Com menos texto do que um ebook, o infográfico é uma representação visual de informações e dados. 

Por isso, o design e os recursos visuais são a parte mais importante da composição. Um bom infográfico usa esses recursos para comunicar informações de maneira rápida e fácil.

Corel e o futuro?

Embora não seja possível prever o futuro, uma coisa é certa: a tecnologia vai continuar evoluindo. Por isso, investir em novos conhecimentos e novas ferramentas é essencial.

Trabalhar com softwares diferentes, com mais recursos e qualidade, pode decidir se sua empresa vai sobreviver ou não nesse mercado cada vez mais competitivo.

Como a gente não acredita nisso…

Estamos atualizando nosso curso de Corel 2021, então clique aqui e veja as aulas que já estão disponíveis em nosso YouTube!

Live – E se o Corel Acabasse?

Esse conteúdo se baseia na seguinte live, assista e se aprofunde no assunto!

Comentários