Atualmente, o mercado da camisas personalizadas está crescendo. Uma das tecnologias que está ganhando cada vez mais espaço é o DTG!

Essa técnica também é conhecida como impressão direta no tecido ou serigrafia digital. Seu grande diferencial é a exclusividade, já que transforma a sua ideia numa estampa.

No Brasil, um dos pioneiros nesse ramo é o empreendedor Cláudio Silva, dono da Camisetas Rápido. 

Ele também foi o primeiro convidado da quarta temporada do Podcast O Impressor, com apresentação de Adriano Ruivão!

Na entrevista, foram abordados tópicos como o custo benefício de uma impressora DTG, a importância do marketing digital para um pequeno negócio e muito mais! 

Mas se você ainda não teve tempo de conferir, não se preocupe. Pensando em você, decidimos trazer uma cobertura do que aconteceu nesse bate papo imperdível!

Live Mercado de Camisas Personalizadas | Podcast O Impressor T04E01

Em texto, entrevista com Cláudio Silva, da Camisetas Rápido.

A temporada Podcast número 4 inicia trazendo Cláudio Silva para falar um pouco sobre a história da Camisetas Rápido.

A impressão traz consigo um vínculo que vai sendo desempenhado cada vez mais com curiosidade e empenho, ainda mais quando caminha junto com o empreendedorismo, e isso foi um dos pontos de partida para esse podcast super dinâmico.

O início foi marcado com as raízes empreendedoras de Cláudio:

Qual foi o dia zero de Cláudio? Quando ele decidiu que precisava ganhar dinheiro?

Cláudio conta que começou a trabalhar aos 14 anos, de Office Boy, já de carteira assinada. Sempre pensou em trabalhar para não ficar dependendo dos pais. 

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No que ele trabalha hoje?

Hoje, ele trabalha em sua empresa Camisetas Rápido, que está no mercado desde 2012, no ramo de produtos promocionais, personalizados, com isso, conseguiu consolidar um forte reconhecimento no mercado.

A relação com os personalizados começou quando ele foi trabalhar em uma empresa de sublimação. Assim, quando ele saiu, viu a possibilidade de empreender com isso e ficou seis meses pesquisando. Teve que pegar o computador de sua mãe e comprou um CorelDraw para tentar se reinserir no mercado de trabalho.

Então, com 33 anos começou seu caminho empreendedor com impressão, em um ambiente pequeno, no seu quarto.

Comprou uma prensa chinesa. Nesse início, tinha um computador, impressora, a prensa e um telefone. Era uma impressora com tinta para sublimação, uma Epson T1100 adaptada. O trabalho de recorte e outros produtos eram terceirizados, até mesmo para conhecer mais sobre esse universo.

Hoje, a Camisetas Rápido é fruto de todas as experiências vividas por Cláudio, que é referência em DTG. É uma fonte de exemplo e conhecimento, porque seu esforço e desempenho firmaram uma empresa de valores e qualidade.

Segundo Cláudio, um dos segredos de seu sucesso é se aliar a parceiros que incentivem e possibilitem o crescimento de seu trabalho. 

Quando ele viu que era o momento de investir pela primeira vez na sua empresa, e qual foi a sensação de ver que o negócio estava crescendo?

Quando ele saiu do quarto de casa e alugou um box numa galeria. Esse foi o primeiro investimento. 

Contudo, mesmo com problemas efetivou a compra do segundo equipamento. E foi aí que deixou de ser sofrimento, porque ele já sabia a especificação do seu produto e percebeu que o DTG foi uma boa escolha.

Diante disso, quando veio a primeira impressora DTG para a empresa?

Foi implantada entre 2014 e 2015. Ele ressalta que o DTG não é uma técnica nova, mas encontrar informações no Brasil foi um pouco mais complicado. Isso porque os equipamentos eram importados e sempre que davam problema ou quando precisavam de manutenção, não havia suporte ideal. Isso o preocupou quando começou no ramo… 

O trabalho sempre teve muita pesquisa, e foi aí o encontro com o DTG. Mas ele não tinha coragem de investir nisso justamente porque não havia uma assistência especializada na época, para caso tivesse algum problema. 

Como ele resolveu isso?

Como a empresa já estava crescendo, ele optou pelo DTG para entrar com algo diferente no mercado. Até então, ele não tinha muito dinheiro para o equipamento, ainda era um sonho. Fez muitas pesquisas durante muito tempo para saber qual comprar.

Então foi conhecendo pessoas que já trabalhavam com esses equipamentos que Cláudio conseguiu tomar a decisão de investir na tecnologia.

Assim, sua opção foi que na época a Epson estava lançando um equipamento DTG, o F2000. Como a marca já era bem conhecida, ele começou a analisar e fez contato com a DSI para efetivar a compra.

Porém, o planejamento de Cláudio para primeiro ano com a nova estrutura foi um grande desafio, quase a empresa fecha!

Adriano Ruivão ressalta durante a conversa, que planejar esse início de empreendimento é exatamente aquilo que o Portal O Impressor emprega. Sempre com o intuito de que o importante é começar, de ter vontade e ainda utilizar os recursos que estão ao alcance. O investimento financeiro deve ser seguro, e a terceirização possibilita você formar seu mercado, sua clientela. Só então você pode conseguir respirar e investir na empresa.

O que ele pensa sobre a chegada da tecnologia para mudar seu negócio?

Quando fez a compra do DTG, ele viu a necessidade de fazer o investimento em produzir camisas personalizadas se pagar. Então essa tecnologia teve que ser explorada ao máximo para gerar dinheiro. Para ele, o DTG foi um importante componente nessa trajetória.

Para trabalhar com o DTG é necessário investir em equipamentos exclusivos e com ideias inovadoras, sem pensar que o DTG é um equipamento com cabeça de sublimação, porque isso é outro mercado. Serão peças únicas para pessoas já bem definidas.

Qual seu foco de produção com a DTG hoje?

Com seis equipamentos DTG, dentre elas a Epson F2100, Cláudio foca na produção de camisas personalizadas on demand.

camisas personalizadas Epson f2100

Qual a durabilidade de lavagem de camisas personalizadas impressas com DTG?

O DTG em camisetas coloridas com um bom tecido, tem uma boa qualidade. Então, depende muito do tecido que está sendo utilizado. 

Para quem está começando trabalhar com camisas personalizadas, é melhor usar DTG ou Sublimação?

São técnicas de impressão diferentes, mas que podem se complementar.

Portanto, é preciso conhecer o cliente para saber o que ele demanda.

Quem quiser começar com DTG mas não quer investir em uma impressora logo de cara, Cláudio indica o site criecamisetasonline.com.br, onde você pode ver como seu produto vai ficar e encomendar camisas personalizadas para revender em todo o Brasil.

Qual a importância do marketing digital para a Camisetas Rápido?

A empresa está 100% na internet, então isso é totalmente importante, porque é através disso que a empresa mostra o que vende, aplica uma dinâmica comercial de saber o que e para quem vender e ainda mostra o potencial que ela tem. Por conta da pandemia, isso se tornou ainda mais importante para continuar vendendo. 

Por fim, confira uma seleção com as melhores frases de Cláudio Silva e Ruivão

Além de responder dúvidas sobre a DTG, o bate papo com o Cláudio rendeu várias dicas de começar um negócio. Por isso, fizemos um compilado das melhores frases da entrevista. Confira!

Mentalidade Empreendedora

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  • Muitos empreendedores investem num negócio sem uma pesquisa aprofundada, e tem um resultado positivo. Isso é como ganhar na loteria. Assim, para investir num equipamento tecnológico é preciso conhecer e pesquisar sobre ele.
  • Você não precisa começar um negócio com um investimento alto. O importante é começar! Formar um mercado com pouco, antes de investir uma grande quantia, é uma boa opção. Com muita dedicação, você chega lá.
  • O planejamento é importante, mas não tem planejamento que supere a maturidade.
  • É o trabalho que vai te mostrar se você está no caminho certo.
  • Conhecimento é poder. Ele te move, e pode te fazer entrar ou sair de uma furada!
  • Para fazer um negócio dar certo você precisa de muito foco! 
  • A necessidade e a maturidade que vem da vivência, são ótimos combustíveis para empreender.
  • Errar para acertar é um processo importante. Por isso, é melhor errar tentando acertar do que ficar estagnado, sem nem tentar. 
  • Para empreender não existe uma receita de bolo. Porém, um ponto importante é conhecer o seu negócio. Por isso, pesquise sobre o assunto e converse com pessoas que trabalham nessa área. Isso vai te ajudar a enfrentar esse caminho, que é difícil em qualquer lugar! 

DTG e Tecnologia de Impressão

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  • Hoje é muito mais fácil encontrar informação sobre o mercado da tecnologia e impressão digital. Por isso, conhecer e se preparar é essencial e vai te ajudar a evitar problemas.
  • Para cada tipo de serviço ou demanda que você precisa fazer, uma técnica de impressão se sobressai.
  • A DTG é imbatível para quem trabalha por demanda, sem a necessidade de estoque.
  • Testar o mercado antes de investir no DTG vai te ajudar a saber se está na hora de adquirir essa máquina. É uma boa estratégia para saber se o investimento, que é alto, vale a pena pra você nesse momento.
  • A qualidade do tecido em que uma impressão foi feita afeta diretamente a resistência das estampas DTG. Por isso, é bom trabalhar com boas malhas!
  • É preciso conhecer a assistência técnica na sua região antes de adquirir uma máquina ou equipamento. Máquinas falham, por isso é importante ter esse apoio.

Marketing e Comércio Eletrônico

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  • Se você tem uma loja online, sem estoque e trabalha por demanda, o DTG é imbatível!
  • Se uma loja não tem presença na internet, hoje em dia, ela não existe! A pandemia provou isso.
  • Quem vai dizer se um produto é caro ou não, é o cliente. O preço não é um empecilho se ele resolve a necessidade ou os desejos de quem quer comprar aquele produto. Por isso, é importante conhecer o seu cliente.
  • A internet é uma grande feira. Na feira, a gente vende gritando. Patrocinar seus posts é o seu grito na internet, por isso, você precisa aprender a gritar para as pessoas certas!
  • Ao usar a DTG, pense em estampas únicas para pessoas únicas! Afinal, o ponto forte dela é a exclusividade. Aproveite isso como um diferencial.
  • Para vender um produto você precisa de muito conhecimento: conhecer o seu produto, conhecer o seu mercado, conhecer o seu cliente e principalmente as necessidades que ele tem.

Episódio no Podcast em breve…

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