Com as mudanças e exigências do mercado, apenas empreender seguindo um modelo tradicional e ultrapassado não basta. Por isso, nós acreditamos que a maneira de funcionamento de uma Startup é o ideal para construir um negócio de impressão sustentável financeiramente, inovador e moderno.

Você está preparado para isso?

O que é um negócio de impressão sustentável financeiramente?

Você sabe o que significa dizer que um negócio é sustentável? É bem simples.

Sustentabilidade significa suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras. Na origem, sustentabilidade remete ao termo “sustentável”, derivado do latim sustentare, que significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar e/ou cuidar.

Fonte: Ecoa UOL

Uma empresa sustentável quando é lucrativa, que se adapta às mudanças do mercado com mentalidade para o futuro. 

Além disso, essa empresa está focada em conseguir o máximo de lucro com o mínimo de custo, visando uma saúde financeira de suas contas.

Assim, ela é diferente dos modelos de empreendimento que já estão ultrapassados. Afinal, hoje em dia os negócios tradicionais não conseguem mais suprir as necessidades dos clientes, pois os clientes não querem só produtos, precisam de serviços também, disso as startups entendem bem, então, podemos e devemos copiar esta mentalidade!

Por isso, se você quer montar um negócio sustentável, ou transformar o seu negócio para maximizar os  seus lucros, seguir a lógica das Startups é uma ótima opção.

E a melhor parte é que esse processo não é algo impossível para pequenos negócios. Pelo contrário, ele ajuda especialmente quem está começando na área.

Na verdade, você pode começar a planejar a sua empresa neste modelo agora, mesmo que seus recursos sejam baixos ou inexistentes!

Mentalidade tradicional x Mentalidade #StartupDeImpressão

Esperar ter recursos ou gastar todas as suas economias para começar uma empresa, são caminhos que facilmente vão fazer o seu sonho de empreender ir por água abaixo.

Se você pensa que essas são as duas únicas formas de empreender, está empregando uma lógica ultrapassada.

Até porque, hoje em dia, comprar uma impressora e esperar que os clientes simplesmente apareçam é uma utopia. Se você acha que empreender na área da impressão é assim, esqueça.

Muitos negócios ainda pensam dessa maneira, o que pode ser fatal para empreendedores que estão começando agora.

Afinal, empreender em qualquer ramo, mas principalmente com a impressão, não é só oferecer um produto ao cliente.

Hoje em dia os clientes querem empresas que se conectem com eles, que ofereçam a solução para os problemas deles através de seus serviços e produtos.

Essa é a lógica que baseia todo o modelo das Startups. Basicamente, você precisa entender a dor do seu cliente e descobrir como o seu produto resolve aquilo. É oferecer valor, não apenas um material.

E pode confiar quando dizemos isso: empresas que seguem esse pensamento conseguem muito mais clientes do que as outras.

Então, se você quer começar um negócio de impressão ou já está no mercado, mas quer renovar a sua empresa com essa mentalidade, leia este artigo até o fim!

Por que você precisa repensar sobre o formato do seu negócio de impressão?

impressão sustentável

O mercado mudou. Atualmente, as pessoas estão cada vez mais conectadas e informadas. Elas sabem que podem comprar de qualquer lugar no mundo.

Por isso, simplesmente abrir um negócio esperando que as pessoas comprem porque estão próximas dali, não funciona mais.

O cliente vai escolher comprar de um lugar que ofereça aquilo que ele realmente quer e, se possível, o surpreenda ou até adivinhe o que ele precisa.

Logo, o seu trabalho é descobrir as dores e os desejos do seu consumidor. Em outras palavras, você precisa oferecer uma experiência única a ele. 

Só assim você vai conseguir convencê-lo a comprar no seu negócio, que é o objetivo de todo empreendimento. 

Para reformular o seu negócio, qual modelo seguir?

Quando o assunto é entregar valor, o modelo usado pelas Startups fica em primeiro lugar.  

Seguindo esses princípios, o seu negócio vai se diferenciar dos outros, conquistando novos clientes e consequentemente, aumentando o número de vendas.

Afinal, além de focarem totalmente nas necessidades dos clientes, também se preocupam em criar serviços e produtos que sejam :

  • inovadores;
  • repetíveis;
  • escaláveis;
  • que consigam se adaptar às incertezas e desafios de mercado;
  • que gerem o máximo de lucro com o mínimo de custo possível.

Cada um desses elementos serão abordados em artigos futuros, então, se você não quiser perder quando este conteúdo será publicado, entre em nossos canais de notícias no WhatsApp e Telegram.

Vale a pena reformular sua empresa, seguindo o modelo das Startups e indo “contra” o mercado tradicional?

Se você ainda tem dúvidas sobre abandonar o modelo tradicional e investir na lógica das Startups, preste atenção nesse desafio.

Além de serem todas bem sucedidas, você consegue identificar a semelhança entre as empresas listadas abaixo? 

  • Uber: revolucionou um mercado que estava consolidado (taxi), e hoje é uma das empresas mais lucrativas do mundo.
  • Nubank: percebeu a dor de clientes que precisavam de serviços bancários com mais qualidade, resolveu esse problema e hoje são poucas pessoas que não reconhecem a empresa ao se depararem com a cor roxa da sua marca.
  • Amazon: apesar de ser uma empresa gigante e já consolidada, está sempre entregando novos produtos e inovando de maneira escalável.

Se você leu nosso artigo até aqui, provavelmente já identificou o que une esses negócios. 

Todas são startups que entregam valores e experiências aos seus clientes, usando os pontos que apresentamos nos parágrafos anteriores para crescerem cada vez mais no mercado.

Por onde começar um negócio de impressão sustentável e inovador?

Agora que você já sabe o que é um negócio de impressão sustentável e inovador, tire seu sonho de empreender do papel e comece a planejar o seu!

Você pode começar a dar os primeiros passos para isso mesmo sem recursos financeiros imediatos.

Nós sabemos como adiar os planos para a construção da sua empresa é angustiante e desanimador. Por isso, vamos te ajudar nesse processo.

A Revista #UMAPASSADA 10 é uma edição especial, pensada exatamente em quem quer começar a empreender com impressão e não sabe como nem por onde começar. 

Baixe e tenha acesso a um passo a passo para te orientar nessa caminhada. Leia também o nosso manifesto e torne-se uma #StartupDeImpressão.

Deixe uma resposta