Sublimação e Estamparia: 3 tendências do Mercado Têxtil em 2021

Conheça as tendências para o mercado têxtil, que inclui Sublimação e Estamparia, para você se destacar neste ramo no Brasil em 2021.

O mercado têxtil é o responsável pela fabricação e venda de tecidos, roupas e outros artigos para a casa.  Além disso, é um segmento interessante para a impressão digital, seja por Sublimação, DTG ou DTF, presentes na estamparia e personalização de roupas.  

De acordo com o Sebrae, 8,5% das micro e pequenas empresas brasileiras estão no ramo da moda e vestuário.

O mercado de Sublimação e Estamparia se modificou, atente-se a isso!

A pandemia de coronavírus, que começou em 2020, mudou completamente o mercado têxtil brasileiro.

Por isso, se você empreender levando em consideração o cenário antigo, os riscos da sua empresa quebrar são muito altos. 

Afinal, as necessidades e valores das pessoas mudaram. Logo, se a sua empresa não oferecer uma solução conectada com o que as pessoas realmente desejam, não vai vender.

Mesmo com a retomada do comércio e a previsão positiva de vacinação no país, o comportamento do consumidor pós pandemia é diferente do antigo.

Contudo, essa área ainda é promissora, basta você apostar nos padrões em alta.

Quais as tendências de sucesso do mercado de Sublimação e Estamparia pós pandemia?

Como nós falamos anteriormente, as tendências do mercado têxtil brasileiro mudaram com a pandemia de coronavírus e o isolamento social. 

Com o atendimento presencial limitado, o setor varejista precisou se adaptar.

cmyk.la plano anual

Além disso, a responsabilidade social e o processo de decisão de compra dos consumidores mudou. 

Esse padrão fez com que o público dê preferência, atualmente, para alguns valores na hora de consumir produtos e serviços, como a possiblidade de comprar produtos personalizados, algo que a Impressão Digital pode entregar muito rapidamente, O mercado têxtil é o responsável pela fabricação e venda de tecidos, roupas e outros artigos para a casa.  Além disso, usando Sublimação, DTG ou DTF.  

Assim, investir nesses valores e tecnologias, vai aumentar as chances da sua empresa se estabelecer no mercado, atraindo mais clientes e vendendo mais.

Algumas das tendências para o mercado nos próximos meses, são:

1 – Sustentabilidade e responsabilidade social

mobile phone with green recycling sign and mesh bag

A pandemia de coronavírus mostrou que tudo pode mudar muito rapidamente. 

Dessa forma, fez com que consumidores e empresários pensassem ainda mais no futuro e suas incertezas. 

Esse movimento aumentou a consciência sobre a necessidade da sustentabilidade e a responsabilidade social por parte de quem consome e de quem produz. 

Por isso, a tendência é que os consumidores procurem empresas que defendem pautas verdes e que apoiam causas sociais.

Porém, tenha atenção a um detalhe, não é defender via marketing, é defender com ações conectadas com esta pauta, incentivar sua equipe a ter essa missão, para aí sim utilizar o marketing para se posicionar a favor desta causa.

Reduzir o uso de embalagens descartáveis ou usar tintas que não agridem o meio ambiente na sua impressora, são algumas ideias práticas de como aplicar esse valor na sua empresa. 

2 – Conveniência

site ou aplicativo

Após meses de isolamento social, a necessidade de evitar aglomerações fez com que o consumidor valorizasse ainda mais a praticidade na hora de realizar compras.

Essa é uma tendência que veio para ficar. Por isso, empresas que divulgam e vendem produtos online estão em alta. 

Afinal, enquanto o mercado da moda caía, no primeiro trimestre de 2021, o e-commerce de Moda faturou cerca de R$ 134 milhões, com um crescimento de 244% em pedidos.  

A ideia é investir em processos menos burocráticos e mais facilitados. 

Uma boa maneira de aumentar a rapidez e as vendas do seu negócio é criando um e-commerce, onde você pode começar investindo num modelo de assinatura, extremamente acessível. 

3 – Valor agregado

Com mais tempo para decidir o que e de quem comprar, o consumidor pós pandemia está cada vez mais crítico.

Por isso, compras por impulso estão perdendo a força. 

Na hora de consumir um produto, o cliente agora está interessado em resolver sua necessidade.

Um produto e serviço por si só, não consegue satisfazer o consumidor. Assim, o que realmente importa são os valores que aquele produto pode oferecer.

Valores como a sustentabilidade, personalização ou entrega rápida, por exemplo, aumentam o valor agregado ao seu produto, e fazem toda a diferença para as suas vendas.

Para isso, você precisa preparar-se com equipamentos diferenciados, como a Epson F2100, que rapidamente imprime estampas personalizadas em camisetas por tecnologia DTG.

sublimação e estamparia

Se você está começando agora no ramo e quer investir pouco, mas atender com alta qualidade e produção, a sublimática Epson F570 torna-se uma ótima opção para iniciar e se estruturar para crescer.

4 dicas rápidas para potencializar seus resultados ao empreender com Sublimação e Estamparia

Além de investir nas tendências que citamos anteriormente, separamos algumas ideias práticas que vão te ajudar a potencializar os resultados do seu negócio de impressão.

1- Invista igualmente no seu site e redes sociais

Garantir a presença online da sua empresa é essencial para aumentar as suas vendas. 

Provavelmente você tem perfil em plataformas como Facebook e Instagram, mas tenha um site também, para poder aparecer nas pesquisas do Google, é hora de investir nisso!

2- Use a tecnologia certa para o seu negócio

Escolher o equipamento certo faz toda a diferença para o seu negócio. 

Afinal, a impressora ou as tintas erradas podem prejudicar a qualidade da sua produção. Por isso, pesquise e escolha o equipamento que mais se encaixa com a sua demanda,com aquilo que represente realmente o que o seu cliente estã precisando. 

3- Traga produtos inovadores

Fique atento ao que o seu público realmente quer, não saia fabricando produtos por achismo ou porque gosta.

Fça pesquisas de mercado e invista em novidades para surpreender os seus clientes.

4- Faça uma bom planejamento de mercado

Conhecer as tendências de mercado e os desejos dos seus consumidores é o que vai definir se sua empresa vai ou não quebrar. Por isso, estudar o mercado deve ser algo constante.

Vale lembrar que o planejamento do seu negócio também precisa ser analisado e refeito sempre que necessário. 

Reveja suas estratégias e se adapte de acordo com o cenário, sempre aproveitando o melhor do mercado.

Por onde começar a planejar uma empresa de Sublimação e Estamparia?

Começar a empreender não é tão simples quanto parece, porém, não precisa ser tão difícil. 

O mercado têxtil, como você descobriu, é um ramo em expansão, mesmo num cenário pós pandemia e oferece boas oportunidades para quem quer empreender com impressão.

Contudo, antes de pensar em comprar uma impressora, invista algumas horas do seu tempo planejando o seu negócio nesse ramo. 

Se você não sabe como fazer isso, não se preocupe. Pensando em te ajudar, a UMAPASSADA 10 traz um passo a passo de como planejar uma empresa.

Não perca mais tempo. Baixe a revista gratuitamente e comece a empreender agora mesmo!

Simule o Financiamento de Sua Nova Impressora!


Comentários