Como escolher um Aplicativo de Gestão?

Não importa o tamanho de sua empresa, você vai precisar usar algum aplicativo de gestão para lhe auxiliar.

Contudo, temos um mar de opções, que vão desde softwares gratuitos até robustos ERPs.

Por isso, escolher um Aplicativo de Gestão pode ser um grande desafio, principalmente para quem trabalha com Impressão Digital.

Como escolher, afinal, o app certo para o seu negócio?

Se você espera uma resposta cheia com o nome de uma marca específica, lamentamos muito em te dizer, mas isso não existe.

Até porque empresas diferentes precisam de tecnologias diferentes, que se adequem às necessidades de cada uma delas.

Pensando nisso, neste artigo vamos trazer algumas dicas para te ajudar a não errar na escolha do seu Aplicativo de Gestão!

Além disso, você também vai poder conferir a entrevista que fizemos com Hudson Leonardo, que é Administrador de Empresas, Consultor de Inovação do SEBRAE e sócio de uma empresa que desenvolve aplicativos. Acompanhe!

Dicas de como escolher o Aplicativo de Gestão ideal para o seu negócio

Antes de adquirir um aplicativo de gestão, você precisa analisar alguns fatores para aumentar as chances de escolher o app certo. Confira algumas dicas para te ajudar nesse processo!

DICA 1: Conheça a sua estrutura

Como nós falamos anteriormente, não existe um Aplicativo de Gestão coringa, que sirva para todos as empresas.

cmyk.la plano anual

A estrutura de um negócio pequeno, por exemplo, é diferente da estrutura de uma empresa de grande porte, e por isso, suas necessidades também são diferentes.

Logo, um app pode ser ótimo para atender as demandas de uma, e da outra não.

Assim, você precisa conhecer quais são as necessidades, fraquezas e principalmente, a estrutura da sua empresa antes de escolher o seu aplicativo.

DICA 2: Pense na sua equipe

Então, a sua equipe tem o conhecimento necessário para utilizar esse aplicativo?

Antes de escolher o seu app, pense se quem vai utilizá-lo possui os recursos necessários para manter esse fluxo.

Além disso, você tem mão de obra suficiente? As pessoas estão preparadas para utilizar o nível de tecnologia que esse aplicativo demanda?

Dependendo da sua estrutura de equipe, você vai descobrir qual é a melhor opção para a sua empresa.

Talvez um software mais robusto, caso você tenha um fluxo maior para isso, ou um aplicativo mais prático, que te permita fazer as operações de maneira mais simples.

DICA 3: Conheça o suporte do Aplicativo de Gestão escolhido

Sempre vale a pena conferir se o aplicativo escolhido possui um bom suporte, antes de contratá-lo.

Além disso, procure saber se ele oferece materiais explicativos, para que você possa oferecer um treinamento para a sua equipe.

Assim, fica mais fácil receber respostas para as dúvidas que podem surgir conforme a utilização do app.

Lembre de se informar sobre os custos desse suporte, se está incluso no valor do aplicativo ou se é algo à parte.

DICA 4: Crie ou Fortaleça um Propósito para a sua empresa

Mesmo com os melhores treinamentos e capacitações, o seu negócio não vai crescer enquanto você não tiver uma equipe engajada.

Por isso é muito importante que os seus colaboradores acreditem no propósito do seu negócio.

Se o seu negócio ainda não tem um propósito, é hora de criar o seu! Para te ajudar nisso, indicamos a leitura deste artigo, em que apresentamos a técnica do Círculo Dourado.

DICA 5: Preço não determina a qualidade!

Por fim, lembre-se sempre que o preço de um aplicativo ou software de gestão não significa qualidade!

Às vezes, a opção mais cara do mercado não vai resolver o seu problema, enquanto a mais barata vai te oferecer aquilo que você precisa.

Por isso, fique atento às opções disponíveis e faça testes até encontrar o aplicativo que combine mais com o seu negócio.

Vídeo: Como Escolher Aplicativo de Gestão?

Entrevista sobre Aplicativos de Gestão com Hudson Leonardo

Como escolher app de gestão/CRM; vender impressão pelo Whatsapp; você prefere sua impressora #comcarenagem ou #semcarenagem; os 10 mandamentos do Impressor – Podcast O Impressor T01E02

Listen to this episode from Podcast Portal O Impressor on Spotify. Episódio 02, com o convidado especial Hudson Oliveira, Administrador, Consultor de Inovação do SEBRAE, falando sobre: Como escolher app de gestão/CRM? Vender impressão pelo whatsapp! Você prefere sua impressora #comcarenagem ou #semcarenagem?

Publicado originalmente na Revista #UMAPASSADA @oimpressor #01.

O Impressor: Qual é o momento em que a empresa precisa investir em software de gestão? É indicado ter um já no começo?

Hudson Leonardo: É imprescindível que o empresário tenha perspectiva da própria empresa. Antes de ter um aplicativo de gestão, você já deve ter pelo menos controle dos seus processos financeiros, como fluxo de caixa e contas a pagar e a receber, podendo ser feito em planilhas ou em softwares genéricos, que atendem a qualquer setor. Quando sua empresa crescer, muitos colaboradores precisando ter acesso à informação, ou ter um controle de custos específico, aí é a hora de investir em um software de gestão.

OI: Muitas empresas investem em software de gestão, mas acabam não conseguindo alimentar o sistema, deixando de usar a maioria dos seus recursos. O que leva uma empresa a fazer isso?

HL: É necessário ter um assistente administrativo que seja dedicado a cuidar da alimentação do sistema e integrar a equipe. Muitas vezes é o empreendedor que compra, vende, faz o financeiro, imprime e instala, e isso tira o foco na gestão e na tomada de decisão estratégica.

OI: Preço de software, quanto mais caro, melhor ele será para atender minha empresa?

HL: Quando a gente analisa dados com a Gestão Ágil de Projetos no desenvolvimento de nossos softwares, avaliamos que 90% do aplicativo é subutilizado pelos clientes. São funcionalidade que você só usa uma ou duas vezes por mês. Então o importante não é o preço e sim se você está pagando pelas funcionalidades que são úteis para sua empresa.

OI: O Impressor precisa ir ao software e alimentar dados, principalmente na gestão da produção. Qual a importância de envolver toda a equipe nesta tarefa?

HL: É um compromisso de todos, a parte de controle é crucial para a sobrevivência da empresa, para ter um histórico mensal e poder tomar decisões estratégicas, como em períodos de menor giro de mercadorias, queda ou aumento de vendas, até para poder saber quando posso fazer uma promoção ou uma liquidação. Um é diferente do outro, pois promoção é evidenciar um produto, liquidação é dar um desconto em um produto, para aumentar o seu volume de vendas.

O Impressor que é empreendedor tem que também gerir, não pode focar só na produção. Todo dia tem que ser gestor!

OI: Por vezes uma empresa não se adapta ao software. Ou acontece de o software não ser adequado para a empresa. Como evitar isso?

HL: Faça uma prova social, entre em grupos de WhatsApp e Face com profissionais do ramo, pergunte quais softwares eles estão usando, veja a resposta de empresas que estão próximo ao seu tamanho e mercado.

Não demore muito para ter um software de gestão, comece de pequeno, com um software gratuito ou de baixo custo e vá investindo nele conforme sua empresa vá crescendo. Dê atenção especial à parte fiscal do software desde cedo.

Simule o Financiamento de Sua Nova Impressora!


Comentários