No mercado competitivo atual, fazer vendas online e garantir a presença de uma empresa no meio digital é uma questão de sobrevivência!

Se você só tem perfil no Instagram, ou não dá a devida atenção para os negócios online, este artigo é um bom começo para você.

Frequentemente são desenvolvidas muitas estratégias com o objetivo de alcançar um maior número de pessoas. Mas, muitas vezes, apenas atingir um público maior não é o suficiente – já que isso não é garantia de que os possíveis clientes vão realizar uma compra.

Além de ter um maior alcance e presença digital, também é necessário convencer o cliente de realizar a compra. Assim se dá o ciclo completo de para ampliar as vendas online das empresas.

O que é o marketing digital e como ele impacta as vendas online?

O conceito de marketing digital é vasto e se desenvolveu conforme a internet e os canais de interação online evoluíram.

Sendo assim, em meados dos anos 90 e ganhando força principalmente nos anos 2000, as empresas perceberam a necessidade de afirmar sua presença também no ambiente online. Então, o termo Marketing Digital começou a ser utilizado.

Antes de tudo, a internet e os meios tecnológicos continuaram a evoluir. Segundo dados do IBGE em 2021, 90% dos domicílios do nosso território nacional possuem acesso à internet. Em outras palavras, atualmente a presença digital é tão importante (e há quem diga que até mais!) quanto a venda física.

E não a toa, já que os lucros no meio online são surpreendentes. De acordo com uma pesquisa da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), os e-commerces movimentaram cerca de 106 bilhões de reais em 2020. Os números comprovam: vendas online lucram sim!

vendas online de moda

Imagine só ficar de fora disso? Além de perder a chance de se mostrar no mundo digital e conquistar novos públicos, você também corre o risco de diminuir suas vendas presenciais – já que, hoje em dia, muitos consumidores preferem comprar online mesmo que ele já conheça o comércio físico, por uma mera questão de comodidade.

Ou seja, não investir no marketing digital é dar um tiro no próprio pé e perder espaço para a concorrência!

Cabe destacar que as abordagens e táticas no meio online podem variar de acordo com o porte da empresa. Sabendo disso, nesse artigo traremos 3 estratégias de marketing digital para pequenos negócios. Confira!

1- Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa aumentar a base de possíveis clientes através do oferecimento de um conteúdo considerado relevante e valioso.

Hoje em dia o público é mais seletivo com o que deseja ou não consumir, por isso, são as empresas que precisam atender aos desejos de seus futuros consumidores. 

O ponto principal neste momento não é a venda, mas oferecer informações que sejam úteis.

Clientes de Impressão também querem saber como tirar melhor proveito dos produtos que você vende.

Você pode ensinar, por exemplo, como um banner bem instalado e iluminado pode ajudar a vender mais.

Ou, quais são as tendências de Decoração para o ano que vem, para quem quer comprar papel de parede.

Tudo isso você pode entregar como:

  • E-book;
  • Vídeo nos Reels ou TikTok;
  • Artigo no seu site;
  • Post no Instagram.

Inclusive, o marketing de conteúdo pode gerar muito tráfego para o seu site, como dito aqui. Mas, para isso, você precisa justamente ter um site, né?

2- Marketing nas redes sociais

As redes sociais estão ganhando cada vez mais espaço. Elas são o canal perfeito para estreitar o relacionamento entre cliente e empresa.

Analisando o perfil do público de cada negócio, as divulgações em plataformas como o Facebook ou o Instagram podem gerar bons resultados.

Vale lembrar que essa estratégia tem como foco principal criar uma forma acessível de contato aos possíveis clientes, abordando as vendas de maneira mais sutil.

Em outras palavras, gere conteúdo nas redes mostrando belas fotos dos impressos que você faz, como eles valorizam seus cliente ou como trazem retorno financeiro.

Uma boa dica é tentar sempre capturar um depoimento em vídeo de seus clientes, mostrando o quão especial foi comprar o impresso que você produziu.

3- Google Meu Negócio

marketing digital

Gratuito e intuitivo, o Google Meu Negócio possibilita às empresas mais oportunidades no meio digital. Não é necessário ser um profissional de marketing para realizar seu cadastro.

O usuário ao pesquisar seu negócio no Google Maps ou nas buscas do Google, este divulga as informações de contato cadastradas.

Além disso, é possível receber avaliações e comentários. O objetivo principal da ferramenta é direcionar pessoas até o ponto de vendas, mesmo que este seja apenas online.

Dica Importante sobre a Pesquisa do Google

Todo mundo que quer encontrar uma empresa ou um produto, vai logo no Google e digita o quer quer buscar.

O Google prioriza, na pesquisa gratuita, as empresas que possuem perfil no Google Meu Negócio e que possuem um site próprio. Depois disso é que mostram links de redes sociais concorrentes, como Instagram, TikTok ou Facebook.

Por isso, além de fazer seu perfil no Google Meu Negócio, é muito importante você ter um site. Assim, você não perde oportunidades de vendas online de usuários que buscam produtos impressos pelo Google.

Por isso, se você ainda não tem um site, vem aqui!

Como colocar em prática todas as estratégias de vendas online apontadas? 

Embora gerenciar as táticas e etapas do funil de vendas possa parecer complexo, o uso de apenas algumas das estratégias apresentadas pode gerar um crescimento para a empresa.

Se você não sabe o que é Funil de Vendas:

O funil de vendas funciona como uma visualização desse processo da decisão de compra do cliente (base larga — interessados e base estreita — clientela).

E, através dele, suas equipes de marketing e vendas podem entender o passo a passo desse processo e, assim, passar a trabalhar as ações e estratégias do seu negócio, fazendo com que o maior número possível de interessados se tornem clientes da sua marca.

Fonte: Orgânica Natural Marketing

Vale também ler este artigo aqui no Portal O Impressor.

Portanto, a longo prazo, esteja atento aos indicadores e métricas para saber quais estratégias estão oferecendo retorno.

Além disso, fique atento à experiência do usuário (também conhecido como UX) no meio online. Confira mais sobre isso nesse artigo que criamos sobre UX e também assista a este vídeo:

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