Um parágrafo resume como sair da crise e gerenciar sua empresa, neste momento que o Brasil passa.

Ele está contido no texto do jornalista americano Mark Manson, Uma Carta Aberta ao Brasil. Você já deve ter lido ou visto comentários sobre ela nas redes sociais. Em resumo, ele aponta os motivos para estarmos novamente em crise, traçando um panorama muito acertivo sobre o “jeitinho brasileiro”.

O parágrafo que me chamou atenção mostra, em pouquíssimas palavras, como sair da crise. Segue abaixo:

Você precisa escolher ver as coisas de um jeito novo. Você precisa definir novos padrões e expectativas para você e para os outros. Você precisa exigir que seu tempo seja respeitado. Você deve esperar das pessoas que te cercam que elas sejam responsabilizadas pelas suas ações. Você precisa priorizar uma sociedade forte e segura acima de todo e qualquer interesse pessoal ou da sua família e amigos. Você precisa deixar que cada um lide com os seus próprios problemas, assim como você não deve esperar que ninguém seja obrigado a lidar com os seus.

Vamos dissecar algumas frase deste parágrafo.

 Você precisa escolher ver as coisas de um jeito novo. Você precisa definir novos padrões e expectativas para você e para os outros.

Aqui ele fala de INOVAÇÃO. Em épocas de crise não adianta fazer mais do mesmo, produzir os mesmos produtos, com os mesmos preços e condições. Quero me aprofundar mais sobre isso em um post exclusivo, mas dentre as coisas que você pode fazer, está achar um produto novo que possa ser produzido com os equipamentos que já possui, ou encontrar formas de reduzir custos de produção para aumentar a lucratividade.

Você TEM QUE achar uma forma nova de trabalhar. E isso não se aplica somente aos gestores, serve também para toda a equipe de produção, pois em momentos de crise quase sempre existe redução de quadro, e quem é que sobra? Sobram os profissionais inovadores, aqueles que possuem capacidade de pensar e transformar a cadeia produtiva.

Você precisa exigir que seu tempo seja respeitado.

Por quanto você vende sua impressão? Quanto vale o seu tempo? Faça uma conta bem simples (?)…

Quantos metros quadrados sua impressora faz por hora? (essa conta é fácil). Qual é seu lucro por metro quadrado? (essa conta é bem complicada). Então por hora, quanto você lucra? É um valor que te deixa satisfeito? Se o valor for menor do que a hora de um emprego que você consiga conquistar, então você está fazendo a coisa errada, feche a empresa e entregue currículos.

O cliente deve respeitar o seu tempo, que é o preço que ele paga para adquirir os seus produtos.

Não se meça pelo que o mercado cobra, se fosse assim a Apple não venderia um smartphone por R$ 4.500,00, ela simplesmente se posiciona como referência do mercado, investe em inovação e cobra respeito pelo seu produto.

Você deve esperar das pessoas que te cercam que elas sejam responsabilizadas pelas suas ações. Você precisa priorizar uma sociedade forte e segura acima de todo e qualquer interesse pessoal ou da sua família e amigos.

Essa sociedade é sua empresa e as pessoas que dependem dela (funcionários e suas famílias, prestadores de serviço e comércio do entorno – lanchonete, restaurante, padaria, mercado).

Se você ainda não pensou nisso, entenda que abrir uma empresa é muito mais do que uma forma de buscar os seus sonhos. É uma forma também de proporcionar uma vida melhor para todas as pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, com sua empresa.

Principalmente em momentos de crise essa “sociedade” deve ser convocada, para que todos possam colaborar com o sustento dela.

Você precisa deixar que cada um lide com os seus próprios problemas, assim como você não deve esperar que ninguém seja obrigado a lidar com os seus.

Delegue. Simples assim. Com a “sociedade” convocada, cada um deve assumir o seu papel e se responsabilizar pela sua parte na cadeia produtiva.

Você precisa de uma equipe comprometida, onde o gestor não precisa ficar pensando se o produto vai ser entregue, se estão produzindo direito ou estão cuidando da manutenção dos equipamentos. Você precisa deixar bem claro a responsabilidade de cada um, inclusive da sua, que é inovar, administrar, pensar em formas de sair da crise e expandir.

Para terminar, segue abaixo o texto na íntegra de Mark Manson. Deixe nos comentários suas impressões.

http://markmanson.net/brazil_pt

Deixe uma resposta