Muito se fala em Gerenciamento de Cores, como comentamos na parte 1, mas na prática, são poucas as empresas que o usa em seus processos de impressão, independente de ser tecnologia Solvente, Sublimação ou UV.

Talvez isso se deva ao assunto ter muitas controvérsias, então quero neste artigo esclarecer o assunto e mostrar que o gerenciamento de cores está ao alcance de todos.

Definição de Gerenciamento de Cores

É o conjunto de técnicas para ter controle da geração da cor, partindo da criação do arquivo, até a impressão do mesmo, fazendo com que a cor seja consistente durante todo o processo.

Basicamente, são três etapas necessárias para se criar um gerenciamento de cores, são elas:

  1. Calibrar as cores do seu monitor;
  2. Criar um perfil ICC (ou perfil de cor) para a sua impressora, de acordo com o substrato que será impresso;
  3. Configurar o espaço de cores dos softwares de produção (Corel, Photoshop, etc…).

[ca-sidebar id=”2431″]

Antes de discorrer pelas três etapas, vamos avaliar se você precisa mesmo de Gerenciamento de Cores no seu processo impresso.

Testes Para Saber Se Você Precisa de Gerenciamento de Cores

Imprimindo uma imagem preto e branco:

Procure no google (ou clique aqui) imagens em Preto e Branco. Baixe uma e coloque-a diretamente no software RIP e imprima.

Após imprimir, olhe a imagem em um ambiente iluminado e neutro, que não tenha uma parede ou objetos coloridos ao redor, pois estes podem influenciar no resultado da cor visualizado (metamerismo de cor).

Se seu processo estiver correto, a imagem vai sair impressa em escala de cinza de uma forma neutra (imagem 1), sem distorcer a cor, veja a imagem abaixo:

preto e branco

Se você não obtiver um Preto e Branco neutro, significa que sua impressora está descalibrada e precisa de um gerenciamento de cores (imagens 2 e 3 acima).

Também serve para saber qual cor está sendo desperdiçada, isso significa que você está comprando mais litros tinta do que deveria.

Imprimindo Pantone®

Se você tem uma escala Pantone® para impressão, você pode fazer um simples teste.

Abra o CorelDraw ou Illustrator e crie um ou vários quadrados, com algumas cores aleatórias da escala Pantone®. Salve o arquivo em EPS ou PDF e imprima. Compare o resultado impresso com a escala Pantone®, se a cor bater perfeitamente, seu processo está ok, senão, é mais uma prova que você precisa fazer um gerenciamento de cores.

Ganho de Ponto

Outro sintoma, talvez o que gere maior custo, seja o excesso de tinta na impressão, que gera o ganho de ponto. Veja a imagem abaixo:

ganho-de-ponto-2

Quando você vai imprimir uma imagem, como um rosto, no monitor você vê os fios de cabelo com nitidez e detalhes (imagem à esquerda). Porém quando você imprime, estes detalhes somem, como na imagem à direita, ficando apenas um borrão de tinta escura, afetando também a iluminação de outras áreas, como os olhos, boca e sombras.

Normalmente a impressão sai bem molhada, você ainda tem que deixar um tempo secando para poder instalar ou aplicar.

Este é um sintoma que sua impressora está jogando mais tinta que o necessário, e que o gerenciamento de cor que você está usando não é o adequado para imprimir neste substrato.

Se você identificou algum dos problemas citados acima, veja isto!

Você Está Tomando Prejuízo e Não Sabe!

Não ter um gerenciamento de cores no seu processo acarreta nestes problemas:

  • Aumenta em 35% (média) o consumo de tinta por m²;
  • Perca de Tempo, Tinta e Substrato fazendo testes de cor;
  • Perca de tempo com produção lenta até acertar a cor, ou esperar o material secar para aplicar;
  • Desperdício de tinta com o excesso de uma ou mais cores, que distorcem o resultado impresso;
  • Diminui a vida útil da cabeça de impressão, pois está disparando cores que não seriam necessárias para o impresso.

Para arrematar o assunto, saiba que na verdade tanto faz você imprimir em RGB ou CMYK…

Deixe uma resposta