Continuando a série sobre aplicativos para quem trabalha com Impressão Digital, a parte 2 traz dicas de aplicativos empresariais. Por isso, dessa vez o foco será na Colaboração de Equipe.

Aplicativos para Colaboração de Equipe

A comunicação entre a equipe é fundamental para que a produção tenha fluidez, além de gerar um registro espontâneo do que se está produzindo.

Contudo, é muito comum ouvir o tal do “está tudo na minha cabeça”. Assim, quando o dono da cabeça falta, tudo para.

O famoso “de boca”, aquele compromisso que é só falado e não registrado, pode gerar muito ruído de comunicação.

Sendo assim, resolvemos montar uma lista com os Aplicativos de Colaboração de Equipe que usamos, muito úteis no dia a dia de quem trabalha com impressão.

Na lista abaixo, decidimos apresentar aplicativos que tenham uma curva de aprendizado curta, além de fácil acesso aos profissionais de impressão.

Slack – Comunicação por Texto, Voz e Vídeo

Já pensou no WhatsApp né?

Pois ele é um ladrão de produtividade para usa-lo como comunicador de sua equipe, pois é impossível separar o pessoal do profissional nele.

Por este motivo, muitas empresas usam o aplicativo com uma pegada mais corporativa. o nosso preferido é o Slack.

Guia de Aplicativos para quem Trabalha com Impressão Digital
Web, Windows, iOS, Android e Windows Phone!

Na conta free você tem tudo que o WhatsApp tem, com o controle de criar salas para cada setor de sua empresa, ficando registrada toda a comunicação da empresa, com acesso fácil aos gestores, que podem acompanhar no geral o que está sendo conversado por todos.

Além disso o Slack possui integração com o Google Drive, Gmail, Trello, IFTT e diversas ferramentas online, que facilitam bastante a vida produtiva.

Trello – Organização de Projetos

Coisas para Fazer. Fazendo. Feito.

Em toda empresa existem projetos a realizar, que demandam etapas como Planejamento, Execução, Avaliação e Finalização. Poder colocar estes projetos em um ambiente visual e colaborativo (onde todos podem interagir), é a chave para atingir seus objetivos.

Já explicamos neste artigo como você pode usar o Trello para organizar a sua produção. Porém, ele é a nossa ferramenta preferida para organizar qualquer projeto.

O registro da passagem de turno entre operadores pode ser facilmente migrado para o Trello. Se você ainda não faz um registro de passagem de turno, fica ligado em todos os canais de O Impressor, que em breve publicaremos material sobre.

Para você conhecer diversas formas de usar o Trello, acesse os Quadros Inspiradores da ferramenta.

trello

Google Keep – Lembretes e Recorrências

Pré-instalado em qualquer celular Android (com app para iOS), o Keep é muito útil para anotar lembretes, registro de reuniões, manutenções rotineiras, ou seja, para te avisar de tudo o que você precisa lembrar.

Você escolhe uma data e hora, ou local (ao chegar na empresa, por exemplo) para que uma notificação apareça no seu celular ou no desktop, com o lembrete que você configurou.

Além disso, você pode compartilhar as notas com outros membros da equipe!

Grupos do Facebook – Central de Conhecimento e Documentação

Como muita gente diz que o Facebook morreu, e agora a febre é o Instagram, podemos usa-lo para recursos corporativos!

Afinal, os grupos do Facebook que todos conhecem, recentemente ganharam recursos muito interessantes.

Além de servir de registro de rotinas (com passo a passo ou fotos), discussão de assuntos diversos e armazenamento de gravações em vídeo (uma reunião gravada ao vivo ou um processo de manutenção), agora podemos fazer mais.

O recurso de APRENDIZAGEM serve para organizar as postagens por tema. Inclusive, pode tornar uma UNIDADE obrigatória aos membros, fazendo com que eles registrem que leram um determinado post.

Dessa forma, os administradores podem saber se o material foi acessado ou não.

Google Drive – Documentos nas Nuvens e Compartilhados

Quando pensamos em Google Drive, provavelmente imaginamos um disco nas nuvens, mantido gratuitamente com 15 Gigas pelo Google.

Porém, o Google Drive é uma plataforma de diversos aplicativos de escritório, que já substitui com sucesso o uso do Office da Microsoft, além de ser gratuito.

A vantagem é a possibilidade de compartilhar documentos entre a equipe, além de permitir a edição simultânea dos mesmos.

Você ainda pode anexar aplicativos de terceiros, para fazer integrações (como vincular um documento de texto no Trello ou Slack), ou ampliar os recursos, como com o AutoCrat, que pode gerar um relatório em PDF a partir de uma planilha e enviar pra qualquer e-mail.

Aliás, também vale mencionar o Google Formulários, que você pode usar para fazer pesquisas internas e externas, recebendo respostas anônimas ou não.

Apenas com estes quatro aplicativos já podemos registrar e gerenciar diversas tarefas colaborativas.

Vamos parar por aqui com os Apps de Gestão de Tarefas, porém podemos atualizar a lista a qualquer momento, conforme encontrarmos opções interessantes para O Impressor.

Deixe uma resposta