4 coisas que você não sabia sobre a garantia do vinil adesivo

Você dá a garantia do vinil adesivo que você vende? Ainda não? Saiba como esta prática pode mudar o seu relacionamento com o cliente!

Além disso, por ser um assunto técnico, muitas vezes ficamos confusos com os termos relacionados. 

Por isso, nosso artigo vai falar sobre 3 coisas que você não sabia sobre a garantia do adesivo de vinil. Confira!

Partindo do zero, o que é um adesivo de vinil?

O vinil adesivo é muito versátil. Em geral, ele está presente na área da decoração, da construção civil, da automobilística e principalmente, na da comunicação visual com impressão digital.

É uma película de PVC, maleável, com cola (adesivo) para aderir às diversas superfícies.

Existem vários tipos de adesivos de vinil e com diversas características que definem sua aplicação.

Para se aprofundar nestes detalhes, recomendo que leia este artigo.

Vinil adesivo É igual ao adesivo de papel?

Primeiramente, é bom deixarmos uma coisa clara: os adesivos de vinil são diferentes dos adesivos comuns, de papel. 

Os adesivos de vinil são feitos de Policloreto de vinila, o famoso PVC. Assim, são um composto de plástico, diferente do adesivo tradicional, feito de papel.

Essa diferença afeta diversos quesitos, como a durabilidade e resistência.

Por que preciso entender como funciona a garantia do vinil adesivo?

Conhecer a garantia do vinil adesivo é estar um passo à frente na qualidade do produto e serviço que você entrega. Por isso, se você não está preparado, está desprotegido.

Afinal, não saber características, como por exemplo, até quando usar o material, é uma falha que pode custar tempo e dinheiro.

Contudo, evitar esses problemas é bem mais fácil do que parece. Na verdade, basta você observar alguns pontos importantes, que estão nas fichas técnicas e manuais de aplicação, fornecidos pelos fabricantes de vinil adesivo.

Quer aprender como? Então confira esses termos que vão te ajudar a entender tudo o que você precisa saber sobre a garantia do vinil adesivo!

1 – Shelf Life

Shelf Life é um termo em inglês usado para definir o tempo em que um produto ainda está adequado para o consumo, conhecido também como “tempo de prateleira”.

garantia do vinil adesivo shelf life

Normalmente, é um vocabulário presente na indústria alimentícia ou farmacêutica. No entanto, seu uso pode ser emprestado para outras áreas.

Resumidamente, o Shelf Life de um vinil adesivo é o período em que esse material pode ser usado tranquilamente pelo usuário.

Nesse sentido, dividimos o Shelf Life do vinil adesivo em duas categorias:

Processado

Esse é o tempo que o fabricante do vinil adesivo estipula para o seu uso. Assim, dentro desse período, o usuário precisa instalar ou cortar o material, ou seja, shelf life é a quantidade de tempo em que uma bobina de adesivo pode ser guardada, antes de ser usada.

Aplicado

Aqui, nós estamos falando sobre o tempo em que o adesivo pode ser usado depois de trabalhado (processado), sendo assim, depois que eu imprimo e corto, quanto tempo esse adesivo pode ficar guardado até ser instalado definitivamente, para depois pensarmos em sua durabilidade.

2 – Durabilidade 

A durabilidade é o tempo que um produto consegue preservar suas características originais. Em outras palavras, é o período em que determinado produto ainda não precisa de manutenção ou grandes reparações.

Entretanto, a durabilidade só está garantida quando o usuário segue as recomendações de armazenamento, transformação e aplicação recomendadas pelo fabricante do vinil adesivo.

De maneira simples, a durabilidade é o famoso prazo de validade. Por isso, é você, dono de uma empresa de impressão, que define a durabilidade ao vender um vinil adesivo.

Portanto, para cada tipo de vinil e técnicas aplicadas a ele, como impressão ou recorte, temos um prazo de durabilidade diferente.

3- Garantia do Vinil Adesivo

Por fim, a garantia é o período de tempo em que o fabricante se responsabiliza pelo funcionamento do produto vendido.

Geralmente, se estipula um prazo em que o cliente pode constatar defeitos no funcionamento do produto adquirido. Assim, o fabricante tem a responsabilidade de resolver esses problemas.

Vale lembrar que a garantia não cobre problemas causados por manuseamento errado do produto. Além disso, é preciso estar atento ao tempo e às cláusulas específicas de cada fabricante e de cada produto envolvido no processo de transformar e instalar o vinil adesivo.

4 – E a garantia do vinil adesivo para o meu cliente?

certificado

Você sabia que o cliente pode, por lei, cobrar uma garantia do vinil impresso e instalado que ele recebe de você? Veja o que diz o Código de Defesa do Consumidor:

Artigo 26°

O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:

        I – trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;
        II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.

        § 1° Inicia-se a contagem do prazo decadencial a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços. 

Então, basicamente seu Termo de Garantia do Vinil Adesivo deve conter as informações:

  • Dados de sua Pessoa Jurídica;
  • Dados de contato;
  • Qual o Shelf Life do produto (caso tenha um);
  • Qual a Durabilidade do Vinil Adesivo de acordo com o local instalado;
  • Como fazer a limpeza correta do Vinil Adesivo;
  • Qual o prazo da Garantia e como solicitá-la.

Por fim, o ideal é contratar uma assessoria jurídica para desenvolver um termo de garantia do seu serviço, no livro Aplicação de Adesivos Passo-a-Passo do Diomédes Sousa tem um modelo de garantia também!

Afinal, se o cliente que adquire o seu impresso não for informado do que ele pode ou não fazer com o produto, em eventuais problemas, ele vai te responsabilizar.

Comentários