O que são chapas de ACM?

O ACM (Material de Alumínio Composto) está ganhando popularidade nos últimos anos. Ele é um produto de alta durabilidade e versatilidade. Por isso, geralmente é usado como revestimento, em fachadas e letreiros.

Afinal, o que é o ACM?

O material de alumínio composto é um tipo de Painel sanduíche. Em outras palavras, ele é uma combinação de duas chapas de alumínio com um núcleo termoplástico de polietileno. 

Assim, as camadas exteriores, mais finas, revestem o interior com um produto de baixa densidade.

Por que usar o alumínio?

Em primeiro lugar, o alumínio é o elemento metálico encontrado com maior facilidade na crosta terrestre. O baixo custo para sua reciclagem também é um ponto positivo, já que aumenta sua vida útil.

Além disso, é um elemento muito versátil, com benefícios como:

  • Leveza;
  • Condutividade elétrica;
  • Resistência à corrosão;
  • Baixo ponto de fusão.

Essas características, combinadas com o núcleo de baixa densidade das chapas de ACM, são ideias para projetos que precisam de alta rigidez estrutural e baixo peso.

O material do futuro

Enquanto muitos revestimentos somente refletem o desenho da estrutura, com o ACM é possível moldar formas esculturais, e assim, construir uma linguagem única para a edificação. Por isso é conhecido como o revestimento do futuro.

(Vick)

Um dos diferenciais do ACM é sua capacidade de unir praticidade e beleza. Logo, ele permite grande variedade de acabamentos.

Além da diversidade de cores, com o tempo, surgiram efeitos de textura e iluminação.

Fachada de chapas de ACM

4 benefícios das chapas de ACM

1- Resistência

As chapas de ACM são muito resistentes. Elas suportam bem os processos de oxidação e corrosão, por isso, são usadas em ambientes diversos.

Mudanças climáticas também não são um problema para sua estrutura.

2- Versatilidade

A variedade de tamanhos e espessuras das chapas de ACM garantem uma grande versatilidade a esse material.

Além disso, as placas podem ser pintadas de acordo com a necessidade do projeto. Em outras palavras, é um material resistente e bonito!

3- Durabilidade

Como possuem uma grande resistência, as placas de ACM duram anos. Assim, não é preciso uma grande preocupação com a manutenção das chapas.

4- Ventilação

O ACM, material com baixa densidade e leveza, é ideal para o uso como subestrutura de fachadas. Isso acontece porque sua aplicação cria um espaço entre as chapas e a alvenaria do prédio.

Dessa forma, o interior do edifício fica mais ventilado, diminuindo a necessidade do uso de ar condicionado e ventiladores. 

Além destes, as chapas de ACM têm outros diferenciais, como conforto acústico, limpeza facilitada e boa relação custo benefício.

Tipos de chapas de ACM

Dependendo do material utilizado no núcleo da chapa, as placas podem ter características específicas. Dessa forma, alguns tipos são usados em funções diferentes.

Aspectos como a maleabilidade ou a resistência ao fogo são exemplos dessas características.

Painel PE

Esse painel é formado por um núcleo com polietileno de baixa densidade. Além da maleabilidade, tem como ponto forte a leveza e a resistência à umidade.

Portanto, é ótimo para fachadas e aplicações externas.

Painel FR

O painel FR, diferente do anterior, contém um núcleo com propriedades que retardam o fogo. É chamado de Fire Retardant e é resistente ao fogo.

Assim, é um material de revestimento usado em diversas funções arquitetônicas.

A2

Bem como a placa anterior, o A2 é uma chapa não combustível. É composto por um núcleo mineral e cumpre altos requisitos de regulamentação contra o fogo. 

É ideal, sobretudo, para o uso de revestimento em grandes edifícios. 

Acabamento com chapas de ACM 

Cores sólidas

Em primeiro lugar, essa modalidade proporciona a ideia de solidez à fachada. Como são homogêneas, dificilmente ocorre variação na tonalidade com a exposição ao sol.

Também podem ser combinadas com outros acabamentos.

Cores metálicas

Para grandes fachadas chamativas, as cores metálicas são a escolha certa. Por isso, elas geralmente estão presentes no setor automotivo.

Diferente do que acontece nas cores sólidas, a tonalidade muda no sol. Isso garante um efeito de destaque.

Efeitos texturizados:

Por fim, existem outros efeitos de textura para o ACM. Alguns exemplos são:

  • superfície matte;
  • superfície High Gloss;
  • amadeirado.

Outros efeitos estão sendo lançados conforme a tecnologia avança.

Quer saber mais sobre Tecnologia e Empreendedorismo? Leia mais artigos no Portal O Impressor!

Comentários