Com tantos avanços tecnológicos, o mercado de fotografia impressa continua crescendo e se tornando um diferencial. Afinal, você sabe como pode utilizar fotos impressas de uma maneira atrativa, para vender esse tipo de produto?

Confira, neste artigo, 5 ideias criativas para vender fotos impressas agora mesmo!

O mercado vê valor na diferença entre fotos impressas e as digitais!

De maneira geral, fotos impressas são a materialização de um momento que foi registrado. 

Portanto, são encontradas em tamanhos e formas diferentes, e geralmente mostram pessoas, coisas ou momentos queridos.

Diferente das fotografias em formato digital, que só podem ser vistas através de um equipamento tecnológico, as fotos impressas estão sempre disponíveis.

Além disso, são uma forma segura de armazenar imagens, já que não são apagadas com um simples clique ou perdidas por uma falha no sistema.

Por isso, se você acha que as fotos impressas são coisa do passado, está muito enganado.

Afinal, hoje em dia existem muitas formas de se usar esse tipo de impresso, que estão ganhando cada vez mais espaço, basta você saber vender bem este produto, para encantar o seu cliente.

Com tanta tecnologia disponível, as pessoas ainda imprimem fotos?

epson d870
Impressora Fotográfica Epson® SureLab D870

Um produto nunca é apenas a parte material dele. Se você pensa desse jeito, está desatualizado e isso é um grande perigo!

Afinal, o mercado e os clientes hoje em dia estão muito mais críticos e exigentes. Por isso, é impossível oferecer apenas um produto, sem pensar no valor agregado a ele.

O valor agregado é o diferencial do produto, aquilo que vai aumentar a procura por ele. Então, se um produto não tem um diferencial, dificilmente vai ser a primeira opção de um cliente.

Isso porque o cliente, ao fazer uma compra, não quer um simples objeto. Ele quer a solução para seus problemas e suas dores.

E é aí que a fotografia impressa se destaca. Até porque, uma das maiores dores do mercado atual, de maneira geral, é a busca por humanização e autenticidade.

As fotos impressas são fontes que podem resolver as duas dores, já que são produtos personalizados, únicos para cada cliente, que trabalham diretamente com os sentimentos das pessoas.

5 formas de produzir e vender fotos impressas

Portanto, trouxemos uma lista de ideias inovadoras para você descobrir como usar fotos impressas, seja usando sua plotter de impressão, ou implementando os inovadores e acessíveis minilabs de revelação fotográfica com impressão digital.

1- Decoração de ambientes

decoração de ambientes

O uso de fotos impressas para a decoração de ambientes não é algo novo, seja em grandes, pequenos ou médios formatos. Há muito tempo usamos quadros com fotos da família ou amigos nas paredes e até mesinhas de trabalho.

Afinal, usar fotografias de pessoas queridas como decoração é uma forma de deixar quem amamos sempre perto de nós, além de eternizar pessoas e momentos.

Contudo, atualmente existem novas formas de decorar seu quarto ou sua sala com essas imagens, seja com papel fotográfico ou vinil auto-adesivo.

Um bom exemplo são os varais de fotos, que criam um ambiente delicado e bonito através de fotografias penduradas pelo interior de um espaço.

Além de serem usadas em decoração para ambientes internos, as fotos impressas também são bastante usadas em decorações de eventos.

Assim, trazem um ar de intimidade ao evento, que pode ser um casamento, um aniversário, etc.  

Se você quer descobrir mais sobre o uso de fotografias na área da decoração, sugerimos o artigo “Decoração de interiores e Impressão: o que posso fazer?”.

2- Lembrança de casamentos ou aniversários

fotos impressas

Hoje em dia, os clientes querem cada vez mais encontrar produtos e objetos que passam a sua personalidade.

O que é mais “a sua cara” do que uma foto? Por isso, fotos como lembrancinhas de eventos importantes estão tão em alta e vão surgir com forte demanda no pós pandemia.

Afinal, você entrega para o convidado do evento uma lembrança daquele momento, cheia de valor sentimental.

3- Criar um álbum de recordações

photobook

Outra forma de manter eventos e pessoas sempre próximas a você é através da criação de álbuns de fotografias.

Assim, fotos são preservadas, mantendo a lembrança de momentos importantes sempre viva.

Juntar fotos antigas e transformá-las num álbum vai te ajudar a preservar a história da sua família. Através dessa história, seus descendentes vão descobrir sua origem, e aprender um pouco mais sobre eles mesmos no processo.

Alguns modelos de álbuns tradicionais são:

  • Fotos dos primeiros momentos de um bebê;
  • Álbum de fotografias de formatura;
  • Fotos de casamento.

4- Presentear amigos ou familiares

presente fotografia impressa

Fotos impressas são presentes perfeitos para diversas ocasiões!

Afinal, são presentes cheios de personalidade e valor agregado, que agradam mesmo a pessoa mais difícil. 

Assim, alguns formatos especiais para transformar fotos impressas em presentes para amigos ou familiares, são:

  • Porta retrato;
  • Quadro personalizado;
  • Foto única, junto com um cartão;
  • Álbum de momentos juntos.

5- Fotos em Relicários e Pingentes

O colar relicário é uma joia antiga, que está ganhando força novamente hoje em dia.

É uma peça que une valor sentimental e representatividade através do uso de uma fotografia guardada internamente, no pingente de um colar.

Sendo assim, a foto escolhida é a de um ente querido, um amigo próximo e até de um animal de estimação.

Enquanto a beleza de outras jóias está no exterior, o relicário guarda dentro de si aquilo que é mais belo ao seu dono: um instante eternizado numa foto.

Como entrar no mercado de fotos impressas e impressão para fotografia?

Como você viu, o mercado de impressão fotográfica oferece material para muitas possibilidades e usos. 

Você já pensou em dar um passo à frente e passar de consumidor a empreendedor? Se esse é um dos seus sonhos, a impressão digital especializada para fotografia é uma boa oportunidade para você.

Se você acompanhou os outros artigos que fazem parte da nossa série sobre esse mercado, provavelmente já se convenceu disso.

Empreender não é um caminho fácil, mas vai te trazer muita satisfação, ainda mais se você fizer do jeito certo.

Então, quer empreender na área da impressão de maneira inovadora, pensando em oferecer soluções aos seus clientes, conte com a ajuda do Portal O Impressor para empreender como uma #StartupDeImpressão.

Deixe uma resposta