Custos de impressão parece um assunto mitológico: é algo que todo mundo sabe como é, mas poucos conseguem de fato estabelecê-lo e colocá-lo em prática.

Todo profissional gráfico sabe que é difícil calcular os custos de impressão.

Um exemplo prático disso é a tinta – uma matéria-prima básica nesse meio. Quanto se gasta de tinta para imprimir uma imagem de 1×1 metro?

A resposta é sempre essa: depende

Isso porque entram muitos fatores em jogo. Se tudo for impresso com um quadrado chapado preto, você gasta muito mais tinta do que uma imagem em tons pastéis, ocupando a mesma área.

custo de impressão
Qual será o gasto de tinta em cada imagem impressa?

Calcular custos é uma das principais causas de falência!

Mas, mesmo com essa dificuldade, ter esse custo planejado e definido é essencial para o seu negócio. Por outro lado, a falta dele pode te levar a grandes prejuízos.

Isso se confirma pelo relatório que analisa o motivo das empresas quebrarem, elaborado pelo Sebrae.

Não calcularam o nível de vendas para cobrir custos e gerar o lucro pretendido –>42%
Não elaboraram um plano de negócios –>55%
Tiveram menos de seis meses de planejamento antes da sua abertura –>80%

Tentando esclarecer um pouco esse assunto difícil, preparamos esse artigo para ajudar nas suas principais dúvidas.

Calcular custos de impressão e achar o preço certo de venda é realmente difícil?

Calcular o preço de venda objetiva alcançar:

  • otimizar recursos;
  • maximizar os lucros;
  • potencializar a capacidade produtiva da empresa.

São diversas as variáveis para uma fixação de preço eficiente, dentre elas o conhecimento das despesas e custos de produção, distinguindo os que concernem à estrutura da empresa dos relativos à produção; o grau de retorno do imobilizado e capital de giro; dentre outros.

Nem tudo que se paga é custo. Conceitos básicos de Contabilidade de Custos:

Para um melhor entendimento a respeito da Contabilidade de Custos, é de fundamental importância que se tome conhecimento de alguns termos básicos e seus conceitos.

Custo, por exemplo, diverge conceitualmente de gasto e despesa.

Gasto

É um dispêndio financeiro destinado à aquisição de um bem ou serviço.

Exemplos de gastos:

  • Aquisição de máquinas e equipamentos;
  • Compra de veículos, móveis e ferramentas.

Desembolso, que é um compromisso de pagamento, constituindo uma obrigação na ocasião da aquisição de um bem ou serviço, ou ainda no pagamento, propriamente dito, quando este for efetuado a vista.

Custo

Refere-se ao desembolso ocorrido com a utilização de bens ou serviços na ocasião da produção de outros bens ou serviços, a exemplo da matéria-prima, da mão-de-obra empregada na produção, etc.

Exemplos de custos:

  • Matéria-prima (lona, tinta, adesivo);
  • Salário da equipe;
  • Embalagens;
  • Depreciação de máquinas e equipamentos;
  • Energia elétrica;
  • Manutenção técnica;
  • Materiais de conservação e limpeza.

Despesa

Além disso, temos a Despesa, que é o gasto realizado com a finalidade de se obter receita (comissão, aluguel, etc).

Exemplos de despesas:

  • Contas de água, luz e internet;
  • Aluguel do prédio/galpão/sala;
  • Materiais de escritório;
  • Lanche fornecido para os funcionários.

Portanto, a separação dos gastos em custos e despesas é fundamental para a apuração do custo da produção e poder determinar o preço de venda.

O custo e as despesas podem ser fixos ou variáveis.

Um aluguel é uma despesa fixa, pois todo mês você tem um valor exato a pagar.

Já a despesa de energia elétrica ou o custo de tinta são variáveis, pois, quanto mais você produz, mais energia e tinta você gasta.

O mercado pratica preços distintos para um mesmo produto. Por que isso acontece?

custos de impressão banner

O método adotado para determinação do preço deve ser o mais adequado à empresa. Seja por decisão da concorrência, do mercado, baseado no custo da mercadoria ou, ainda, utilizando diversos fatores em conjunto.

Então, caso você calcule seus preços de venda baseado na concorrência, o famoso, se fulano cobra X eu vou cobrar X também, você pode estar levando sua empresa a falir mais rápido.

Isso se deve ao fato que de cada empresa possui custos e despesas diferentes. Simples né.

No caso de guiar-se pelo mercado, é importante que o você determine o nicho para o qual será voltado o produto e faça uso de recursos de marketing, a fim de atingir seu público-alvo.

Ou seja, se você quer vender produtos para um mercado de alto luxo, não pode cobrar barato, pois o preço baixo já afasta esse tipo de consumidor.

Para o caso de basear-se no custo do produto em si, deve-se dar atenção à margem de lucro almejada pela empresa, a fim de suprir suas necessidades rentáveis e cobertura dos custos.

Senso assim, após descobrir qual o real custo do seu produto, quanto você pretende ganhar de lucro, adicionando este valor ao custo.

Há algum método ou técnica para se definir os custos de impressão?

Na determinação dos preços dos produtos são utilizados alguns métodos de custeio e eles são vários.

No entanto, o método de custo mais indicado para o setor em análise, cuja finalidade é a formação do preço de venda visando a maximização do lucro, é o RKW,  também conhecido como custeio pleno.

Este método de custeio variável oferece à empresa informações importantes para  a tomada de decisão, facilitando na elaboração de relatórios gerenciais internos e/ou na utilização da margem de contribuição.

Em outras palavras, adiciona-se a margem de lucro pretendida pela empresa às despesas e custos do produto, como base para fixação de preço deste produto.

Ou seja, simplificando mais ainda, você deve mapear em um mês todos as despesas e custos, fixos e variáveis, para saber quanto custou produzir cada item que você fez e, dessa maneira, adicionar a margem de lucro pretendida, para saber o preço final do seu produto.

Você pode fazer isso para cada tipo de produto que produz, ou diluir o custo entre os vários itens diferentes que você produz, portanto, papel e caneta na mão para registrar tudo que você gasta para produzir.

Isso leva tempo e dedicação, não é uma tarefa simples e nem existe uma planilha mágica que vai te mostrar como fazer, requer dedicação e estudo, por isso, abaixo recomendo um ótimo livro para aprofundar seus estudos.

“O modelo original do RKW considera o custo de oportunidade, referindo-se à remuneração do capital próprio. O referido autor destaca a utilidade do método em considerar o rateio dos custos e despesas totais, expressando que dessa forma é possível chegar ao valor de “produzir e vender”, bastando então acrescentar o lucro desejado para se obter o preço de venda final.”

Eliseu Martins no livro “Contabilidade de Custos”.

Conclusão sobre os custos de impressão

Em resumo, saber o custo de impressão é uma tarefa complexa. Mas, ao mesmo tempo, ela é essencial para a gestão do seu negócio.

Saber desse custo envolve diversos fatores para se levar em consideração na hora de determinar os valores do seu produto.

Acima de tudo, lembre-se que todo e qualquer problema pode ser previsto e evitado com um planejamento eficiente e que vá além de atender às suas necessidades imediatas.

Deixe uma resposta