Papel de Parede e Decoração Impressa está impulsionando o mercado de design de interiores nos últimos anos. Por isso, é uma ótima área para empreender.

Contudo, muitas pessoas ainda não conhecem todas as possibilidade que fazem parte dessa área, então, acompanhe este artigo e saiba como tirar melhor proveito de sua plotter para este mercado!

O que é Design de interiores?

De maneira geral, o Design de interiores é a arte de planejar e organizar espaços, e trabalha com a parte visual da decoração de ambientes.

Assim, essa técnica lida com todos os elementos que compõem um espaço interno.

Diferente do que muitos pensam, o design de interiores não se preocupa só com a utilidade desses elementos, mas com a qualidade de vida, valores e beleza que eles passam.

Você conhece os ramos que fazem parte dessa área? Já pensou em empreender e criar um negócio nesse mercado? 

Investir numa área sem conhecer o seu mercado é um grande erro. Aliás, é o tipo de erro que faz muitas empresas fecharem as portas ainda nos primeiros anos de atividade.

Afinal, não conhecer as previsões de mercado te deixa de mãos atadas. 

Quando você investe precipitadamente, às vezes em áreas que estão caindo rapidamente, cria uma empresa que já nasce em desvantagem.

Começar a empreender não deveria ser uma jornada difícil. Se você não se planejar, sua empresa vai passar por muitas dificuldades até se estabelecer e criar um nome.

Por isso, para aumentar suas chances de criar um negócio próprio bem sucedido, estude o seu mercado e esteja atento às suas mudanças.

Quer descobrir mais sobre essa área? Então esse é o artigo certo para você.

Papel de Parede e Decoração

Como anda o mercado de design de interiores no Brasil?

O mercado de design de interiores no Brasil está em expansão. De acordo com a Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD), entre 2004 e 2014, o setor cresceu quase 500%. Ele está ganhando ainda mais espaço com o passar do tempo.

Após uma pausa nos últimos anos, o mercado está retomando o ritmo de crescimento, mesmo durante a pandemia de coronavírus, principalmente com a produção de papel de parede e decoração impressa, personalizada.

Afinal, a quarentena trouxe a necessidade de passarmos mais tempo em casa, e assim, aumentou o foco para melhorar a qualidade nesse ambiente.

As novas demandas de uma vida reclusa, com atividades como trabalho e estudo remoto, também provocaram mudanças nas estruturas das casas.

Por isso, as expectativas para o futuro do mercado de Papel de Parede e Decoração de interiores são cada vez mais promissoras.

Design de Interiores não é só Papel de Parede e Decoração!

Se engana quem pensa que o design de interiores está relacionado apenas a Papel de Parede e Decoração.

Embora as áreas da construção civil estejam muito presentes na hora de ambientar espaços, a decoração de interiores também conta com a participação de outros ramos.

Afinal, ele lida com tudo que envolve a composição visual de um ambiente, por exemplo:

  • móveis;
  • adornos;
  • cores;
  • texturas;
  • iluminação;
  • materiais;
  • utensílios;
  • aparelhos eletroeletrônicos.

Por isso, a decoração de interiores é uma área interessante para diversos profissionais, como pintores, vendedores e, é claro, para profissionais da área da impressão digital e comunicação visual.

Design de Interiores e Comunicação Visual

Como falamos anteriormente, o Design de interiores não cuida só da parte estrutural e funcional de ambientes.

Muito mais que isso, quando falamos da decoração de um ambiente estamos falando dos sentimentos das pessoas.

Afinal, tem algo mais íntimo do que a sua casa ou o seu ambiente de trabalho, em que você passa grande parte do seu tempo?

Por isso, a ambientação desses lugares precisa passar emoções e valores, não só utilidade prática.

Nesse sentido, a comunicação visual é fundamental para um bom design de interiores.

Cores e texturas trazem sensações diferentes, como tranquilidade e aconchego, ou nos piores casos, desconforto e tristeza.

Materiais como adesivos e papéis de parede, quadros e outros objetos decorativos, têm o poder de transformar o ambiente das pessoas. Na verdade, eles estão sendo cada vez mais utilizados na decoração de interiores.

Se você quer empreender num ramo da comunicação visual em expansão, essas são ótimas oportunidades para ampliar seu mercado de decoração.

Além disso, você não precisa se limitar a uma única vertente. Até porque o mercado do design de interiores tem diversos segmentos. Alguns deles, são:

Residencial

Projetos pensados para o interior de moradias, como casas e apartamentos. É preciso pensar em cada cômodo individualmente, analisando as necessidades e gostos dos moradores.

Empresarial

Empresas e lojas podem aumentar a produtividade de seus colaboradores com o design de interiores. Na verdade, até o número de vendas pode ser influenciado por isso.

Decoração para crianças

Adesivos e papéis de parede também podem ser ferramentas lúdicas para crianças. Afinal, cores e formas são essenciais para trazer alegria e facilitar a aprendizagem.

Hotelaria

Esse é um ramo pouco explorado no Brasil, por isso, é uma boa oportunidade para quem quer começar um negócio. A decoração em hotéis pode fazer toda a diferença, ainda mais nesse período de reabertura do turismo. 

Vamos planejar sua empresa para produzir Papel de Parede e Decoração aliado ao Design de Interiores?

Você quer muito empreender neste setor, mas não quer ter o infortúnio de quebrar logo de início, por falta de planejamento, certo?

Se você planejar, mesmo que minimamente, já começará bem!

E se você planejar pensado como uma Startup de Impressão? Já pensou nisso?

Se você quiser saber mais sobre esse movimento, baixe a Revista #UMAPASSADA 10 e assista ao seu conteúdo comentado no vídeo abaixo!

Deixe uma resposta