Antes de mais nada, este artigo tem como objetivo auxiliar empresários e gestores no gerenciamento de custos de produção em empresas de impressão através do método RKW, vamos usar a produção de papel de parede como exemplo.

A princípio, abordaremos os principais conceitos e etapas do método, além de apresentar exemplos práticos para facilitar a compreensão e aplicação em seu negócio.

Primeiramente, vamos mostrar como o método RKW pode ser utilizado para gerenciar os custos de produção de sua empresa de impressão de papel de parede, identificando oportunidades de redução de custos e aumento da eficiência operacional.

Este não é o único método de custeio que pode ser aplicado em uma empresa de impressão, porém, foi o escolhido para tentar responder como o m² impresso varia tanto de preço.

Com isso, vamos conseguir entender como diferentes empresas conseguem praticar diferentes preços de vendas, apesar de ser o mesmo produto, pode er o papel de parede que vamos tomar como exemplo, mas o mesmo se aplica a banners, adesivos, sublimação ou qualquer outro impresso.

Portanto, ao seguir os passos recomendados, o leitor será capaz de implementar o método e obter resultados positivos em seu negócio.

Os perigos de não gerenciar adequadamente os custos de produção

Se você não aplicar o método RKW em sua empresa de impressão de papel de parede, ou qualquer outro método de custeio, corre o risco de enfrentar dificuldades financeiras e operacionais.

A falta de um gerenciamento de custos eficiente pode resultar em prejuízos, diminuição da competitividade e, em casos extremos, na falência do negócio.

Portanto, é fundamental estar atento a essa questão e buscar soluções que possam auxiliar no controle dos custos de produção.

O problema aqui é a falta de controle e conhecimento sobre os custos de produção.

Empresas que não investem em ferramentas e métodos adequados para gerenciar seus custos acabam enfrentando dificuldades financeiras e operacionais.

Ao definir o preço de venda, acabam olhando mais para o preço que o concorrente está praticando, do que para seus próprios custos.

Por outro lado, aplicando o método RKW em sua empresa de impressão de papel de parede, é possível conquistar diversos benefícios.

Entre eles estão:

  • a redução de custos;
  • aumento da eficiência operacional;
  • maior competitividade no mercado;
  • maior lucratividade.

Com o gerenciamento adequado dos custos de produção, sua empresa estará preparada para crescer e enfrentar os desafios do setor.

Que se dane a Concorrência e o Método RKW

Eu acho que contar os custos é desnecessário. Afinal, minha empresa de impressão já está funcionando bem e eu não preciso me preocupar com esses detalhes. Vendo sempre mais barato que o meu concorrente. Se ele baixa o preço, eu baixo mais ainda!

Ass: Impressor Isentão Negacionista

O fato de sua empresa estar funcionando bem agora não significa que você não deva se preocupar com o gerenciamento de custos de produção. O método RKW pode ajudá-lo a identificar oportunidades de redução de custos e aumentar a eficiência, garantindo a sustentabilidade e o crescimento do seu negócio a longo prazo.

Ass: O Impressor
Método RKW

Antes de continuar, alguns termos importantes para conhecermos:

  1. Alocação de recursos: O processo de distribuição de recursos financeiros e outros recursos entre diferentes áreas de uma empresa, com base em prioridades e objetivos estratégicos.
  2. Benchmark: Um padrão de desempenho que serve como referência para comparar o desempenho de uma empresa com outras empresas do setor.
  3. Coeficiente RKW: Um valor utilizado no método RKW para alocar custos indiretos proporcionalmente aos custos diretos.
  4. Custo de produção: O valor total dos custos diretos e indiretos associados à fabricação de um produto.
  5. Custos diretos: Custos que estão diretamente relacionados à produção de um produto, como matéria-prima e mão de obra direta.
  6. Custos fixos: Custos que não variam com o nível de produção, como aluguel e salários fixos.
  7. Custos indiretos: Custos que não estão diretamente relacionados à produção de um produto, mas são necessários para o funcionamento da empresa, como aluguel, salários administrativos e manutenção.
  8. Custos variáveis: Custos que variam de acordo com o nível de produção, como matéria-prima e energia.
  9. Depreciação: A redução do valor de um ativo ao longo do tempo, geralmente devido ao desgaste e obsolescência.
  10. Manutenção preventiva: Ações realizadas para prevenir falhas e prolongar a vida útil dos equipamentos e instalações.
  11. Mão de obra direta: Trabalho realizado pelos funcionários que estão diretamente envolvidos no processo de produção de um produto.
  12. Mão de obra indireta: Trabalho realizado pelos funcionários que não estão diretamente envolvidos no processo de produção, mas são necessários para o funcionamento da empresa, como administradores e supervisores.
  13. Projeção de volume de produção: Uma estimativa do volume de produção que uma empresa espera alcançar em um determinado período.
  14. Tabela de custos: Uma representação gráfica dos custos de produção de uma empresa, organizada em categorias e subcategorias para facilitar o entendimento e o gerenciamento.

Método RKW e outros métodos de custeio

Existem diversos métodos de custeio utilizados pelas empresas para gerenciar e controlar seus custos de produção.

Entre os mais comuns estão o Custeio por Absorção, Custeio Direto ou Variável, e o método RKW.

Cada um desses métodos possui suas peculiaridades e pode ser mais adequado para determinados tipos de negócio.

Custeio por Absorção

O custeio por absorção é um método de custeio que apropria todos os custos, tanto diretos quanto indiretos, à produção de um bem ou serviço.

Nesse método, todos os custos fixos e variáveis são atribuídos aos produtos, independentemente do nível de atividade da empresa.

Os custos diretos, como matéria-prima e mão de obra direta, são atribuídos diretamente aos produtos.

Os custos indiretos, como aluguel, salários administrativos e manutenção, são distribuídos entre os produtos com base em algum critério de rateio, como área ocupada, horas trabalhadas ou volume de produção.

O custeio por absorção é o método obrigatório para fins legais e fiscais em muitos países, pois reflete uma visão mais abrangente dos custos de produção.

Custeio Direto ou Variável

O custeio direto ou variável é um método de custeio que apropria apenas os custos variáveis à produção de um bem ou serviço.

Os custos fixos não são atribuídos aos produtos, mas sim tratados como despesas do período em que foram incorridos.

Já os custos variáveis, como matéria-prima e mão de obra direta, são atribuídos diretamente aos produtos.

Os custos fixos, como aluguel e salários administrativos, não são alocados aos produtos e são considerados despesas do período.

O custeio direto ou variável é útil para tomada de decisões gerenciais de curto prazo, como análise de rentabilidade, planejamento e controle de custos, pois permite identificar a margem de contribuição de cada produto e sua relação com os custos fixos totais da empresa.

Em resumo, o custeio por absorção apropria todos os custos (diretos e indiretos) à produção, enquanto o custeio direto ou variável considera apenas os custos variáveis.

O que é o método RKW

O método RKW (Reichskuratorium für Wirtschaftlichkeit) é um sistema de custeio de origem alemã que se baseia na alocação dos custos indiretos de produção por meio de coeficientes previamente estabelecidos.

O objetivo é analisar e controlar os custos de produção, garantindo maior precisão e eficiência no processo. Diferentemente de outros métodos, o RKW enfatiza a importância dos custos indiretos e busca aprimorar a gestão desses custos na empresa.

Qual a diferença do método RKW para outros métodos de custeio

A principal diferença entre o método RKW e outros métodos de custeio, como o Custeio por Absorção e o Custeio Direto ou Variável, está na forma como os custos indiretos são alocados aos produtos.

No Custeio por Absorção, os custos indiretos são distribuídos aos produtos de acordo com a quantidade de um critério específico, como mão de obra direta ou horas-máquina.

Já no Custeio Direto ou Variável, os custos indiretos são considerados custos fixos e não são alocados aos produtos, sendo tratados separadamente.

Por que o método RKW deve ser utilizado por uma empresa que produz papel de parede impresso

O método RKW é especialmente indicado para empresas que produzem papel de parede impresso devido à sua capacidade de gerenciar e controlar os custos indiretos de produção de maneira eficiente.

Empresas que trabalham com impressão digital geralmente possuem diversos custos indiretos, como energia elétrica, manutenção de equipamentos, depreciação e treinamento da equipe.

Esses custos podem variar consideravelmente entre os diferentes produtos e processos produtivos, tornando a alocação de custos indiretos complexa.

Ao utilizar o método RKW, a empresa de impressão de papel de parede terá um maior controle sobre esses custos indiretos, permitindo a identificação de oportunidades de otimização e redução de custos.

Além disso, o método RKW facilita a análise dos custos de produção, auxiliando na tomada de decisões estratégicas e garantindo maior competitividade no mercado.

Portanto, adotar o método RKW pode trazer benefícios significativos para empresas que produzem papel de parede impresso e buscam melhorar seu desempenho financeiro e operacional.

Passo a passo detalhado para aplicar o método RKW em uma empresa de impressão de papel de parede, por exemplo

  1. Relacione os custos indiretos: Comece listando todos os custos que não estão diretamente ligados à produção de papel de parede, como eletricidade, manutenção de equipamentos, depreciação, treinamento da equipe e outros. Esses são os custos indiretos que o método RKW vai ajudar a gerenciar.
  2. Organize os custos indiretos: Agrupe os custos indiretos em categorias. Por exemplo, separe custos de mão de obra indireta, custos de materiais indiretos, custos de energia e custos de manutenção em grupos distintos. Isso facilitará o controle e a análise desses custos.
  3. Estabeleça coeficientes para cada categoria: Para cada categoria de custos indiretos, crie coeficientes. Os coeficientes são números que representam a importância de cada categoria de custo no processo produtivo. Você pode criar esses coeficientes com base em informações do seu negócio, como a quantidade de mão de obra indireta ou o consumo de energia elétrica.
  4. Distribua os custos indiretos aos produtos: Aplique os coeficientes de custos que você estabeleceu no passo anterior para distribuir os custos indiretos entre os diferentes produtos que sua empresa fabrica. Faça isso multiplicando o custo indireto total de cada categoria pelo coeficiente correspondente e dividindo o resultado pelo volume de produção.
  5. Calcule o custo total de produção: Some os custos diretos (como matéria-prima e mão de obra direta) e os custos indiretos alocados a cada produto, conforme calculado no passo anterior. Isso fornecerá o custo total de produção para cada produto.
  6. Analise os resultados: Com o custo total de produção em mãos, analise os resultados para identificar oportunidades de redução de custos, como processos que podem ser otimizados, equipamentos que precisam de manutenção preventiva ou investimentos em treinamento para a equipe.
  7. Implemente melhorias: Com base na análise feita no passo anterior, implemente melhorias nos processos e na gestão da sua empresa para otimizar os custos de produção. Monitore o impacto dessas melhorias nos custos e ajuste sua estratégia conforme necessário.
  8. Controle e ajuste os coeficientes: Periodicamente, revise os coeficientes de custos estabelecidos e ajuste-os conforme as mudanças no seu negócio e no mercado. Isso garantirá que o método RKW continue sendo eficiente na gestão dos custos indiretos de produção.
  9. Monitore os custos continuamente: Acompanhe regularmente os custos e as melhorias para garantir que sua empresa esteja sempre otimizando seus processos e reduzindo os custos. Lembre-se de que o gerenciamento de custos é um processo contínuo e deve ser constantemente aprimorado.

Planilha Exemplo do Método RKW

Esta é uma tabela simplificada, para lhe dar uma ideia de como você pode monitorar seus custos com o método RKW:

Categoria de custosSubcategoriaCoeficienteCustos totaisVolume de produçãoCustos indiretos por produtoCustos diretos por produtoCusto total por produto
Mão de obra diretaOperadores
Material diretoTinta ecossolvente
Papel
Laminação
Mão de obra indiretaSupervisão
Planejamento e controle da produção
Materiais indiretosLubrificantes
Materiais de limpeza
Materiais de escritório
Custos de energiaEletricidade
Gás
Custos de manutençãoManutenção de plotters
Manutenção predial
Outros custos indiretosDepreciação de equipamentos
Treinamento de funcionários

A tabela apresentada foi projetada para separar os custos diretos e indiretos, bem como categorizá-los em subcategorias específicas, tornando mais fácil para tomarem decisões com base nessas informações.

Aqui está como a tabela funciona e deve ser preenchida e monitorada no dia a dia:

  1. Categoria de custos: As diferentes categorias de custos relacionadas à produção, como mão de obra direta, material direto, mão de obra indireta, materiais indiretos, custos de energia, custos de manutenção e outros custos indiretos.
  2. Subcategoria: As subcategorias específicas dentro de cada categoria principal, como operadores (mão de obra direta), tinta ecossolvente (material direto), supervisão (mão de obra indireta), lubrificantes (materiais indiretos), eletricidade (custos de energia) e manutenção de plotters (custos de manutenção).
  3. Coeficiente: A porcentagem de cada subcategoria de custos indiretos em relação ao custo total de produção.
  4. Custos totais: O valor total gasto em cada subcategoria durante um determinado período.
  5. Volume de produção: A quantidade total de metros quadrados ou lineares impressos durante um determinado período.
  6. Custos indiretos por produto: A divisão dos custos totais pelo volume de produção para cada subcategoria de custos indiretos. Isso fornece o custo indireto por unidade produzida.
  7. Custos diretos por produto: Os custos diretos atribuídos a cada unidade produzida, como mão de obra direta e materiais diretos.
  8. Custo total por produto: A soma dos custos diretos e indiretos por unidade produzida.

Para preencher a tabela, os contadores devem coletar informações de várias fontes dentro da empresa, como registros financeiros, faturas de fornecedores, folhas de pagamento e relatórios de manutenção.

Esses dados devem ser atualizados regularmente para garantir que a tabela reflita com precisão os custos atuais.

Por exemplo, se a empresa gastou R$10.000 em eletricidade e produziu 1.000 m² de papel de parede, o custo indireto de eletricidade por produto seria de R$10 (10.000 / 1.000).

Da mesma forma, se o custo total de tinta ecossolvente para os 1.000 m² fosse de R$9.000, o custo direto por produto seria de R$9 (9.000 / 1.000).

Monitoramento para baixar custos

Os gerentes devem monitorar a tabela diariamente para identificar possíveis ineficiências e áreas onde os custos podem ser reduzidos.

Por exemplo, se os custos de energia estão subindo, a empresa pode procurar maneiras de melhorar a eficiência energética.

Se os custos de mão de obra indireta estão aumentando, pode ser necessário reavaliar as funções de supervisão e planejamento.

Em resumo, a tabela é uma ferramenta valiosa para o gerenciamento e controle dos custos de produção em uma empresa de papel de parede impresso.

Ao monitorar e atualizar regularmente a tabela, os contadores e gerentes de negócios podem tomar decisões informadas sobre a alocação de recursos e identificar oportunidades para otimizar a produção e reduzir custos.

Além disso, a tabela também pode ser usada para prever custos futuros com base em projeções de volume de produção, o que pode ajudar no planejamento financeiro e na tomada de decisões estratégicas.

Por exemplo, se a empresa planeja aumentar a produção em 50% no próximo ano, a tabela pode ser usada para estimar o impacto nos custos diretos e indiretos e ajudar a determinar se a expansão é viável financeiramente.

A tabela também pode ser comparada com dados históricos e benchmarks do setor para avaliar o desempenho da empresa em relação aos concorrentes.

Se, por exemplo, os custos de manutenção forem significativamente mais altos do que os de outras empresas do setor, isso pode indicar que há espaço para melhorias na manutenção preventiva ou na seleção de equipamentos.

Em suma, a tabela é uma ferramenta essencial para gerenciar os custos de produção e garantir a rentabilidade da empresa.

Ao preencher e monitorar a tabela de forma consistente, os contadores e gerentes de negócios podem tomar decisões informadas e orientadas por dados para otimizar a produção e o desempenho financeiro da empresa.

Deu pra entender por que o m² impresso varia tanto de preço?

O método RKW pode explicar a variação no custo do m² impresso do papel de parede entre diferentes empresas, mesmo que elas usem as mesmas plotters, tintas e insumos, porque ele considera os custos indiretos de produção.

Esses custos indiretos podem variar significativamente entre empresas, levando a diferentes preços por m².

Alguns fatores que podem levar à variação no custo do m² impresso incluem:

  1. Eficiência na utilização dos recursos: Algumas empresas podem ser mais eficientes na utilização de materiais e mão de obra, levando a custos indiretos mais baixos.
  2. Escala de produção: Empresas que produzem em maior escala podem ter custos indiretos mais baixos, devido a economias de escala e melhor utilização dos recursos.
  3. Estrutura de custos fixos e variáveis: Dependendo da estrutura de custos de uma empresa, os custos fixos e variáveis podem ser distribuídos de maneira diferente entre os produtos, afetando o custo por m².
  4. Localização e custo de vida: A localização da empresa e o custo de vida na região podem afetar os custos de mão de obra, aluguel, energia e outros insumos, resultando em custos indiretos diferentes.
  5. Política de preços: Algumas empresas podem optar por precificar seus produtos com base em outros fatores além dos custos de produção, como estratégias de mercado, concorrência e posicionamento de marca.

O método RKW ajuda a identificar e gerenciar os custos indiretos de produção, permitindo que as empresas analisem seus processos e identifiquem oportunidades de otimização e redução de custos.

Ao aplicar o método RKW e entender os custos indiretos envolvidos, é possível compreender melhor a variação nos preços do m² impresso entre diferentes empresas.

Conclusão

Em conclusão, aplicar o método RKW em sua empresa de impressão de papel de parede é fundamental para gerenciar adequadamente os custos de produção e garantir a sustentabilidade do negócio.

Ignorar essa questão pode levar a sérias consequências financeiras e operacionais, como mencionado anteriormente. Ao seguir as orientações apresentadas neste artigo, você estará no caminho certo para otimizar os custos de produção e garantir o sucesso de sua empresa.

Então, agora que você já conhece a importância do método RKW e como aplicá-lo em sua empresa de impressão de papel de parede, ou de qualquer outro produto impresso, desafiamos você a implementar as ações sugeridas e acompanhar os resultados obtidos.

Finalmente, ,se precisar de ajuda ou tiver dúvidas, entre em contato conosco pelo WhatsApp. Estamos à disposição para auxiliá-lo nessa jornada rumo ao sucesso!

Deixe uma resposta